...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Esportes / Brasileiro: Botafogo suporta pressão, bate Grêmio e segue soberano

Brasileiro: Botafogo suporta pressão, bate Grêmio e segue soberano

Repro­dução: © Vitor_Silva

Com 12 vitorias, líder abre 10 pontos de vantagem para 2º colocado


Pub­li­ca­do em 09/07/2023 — 22:32 Por Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

O Botafo­go vis­i­tou o Grêmio em Por­to Ale­gre na noite deste domin­go (9), supor­tou a pressão do adver­sário no primeito tem­po e garan­tiu a vitória nos 15 min­u­tos finais da par­ti­da, vál­i­da pela 14ª roda­da da Série A do Campe­ona­to Brasileiro. O meia Eduar­do e o ata­cante Car­los Alber­to mar­caram para o Alvine­gro car­i­o­ca, que chegou a 36 pon­tos, fican­do 10 à frente do Fla­men­go, segun­do colo­ca­do. Já o Grêmio perdeu a inven­ci­bil­i­dade de 23 jogos na tem­po­ra­da, segue com 26 pon­tos na tabela e caiu para a ter­ceira posição no Brasileirão. 

O Tri­col­or gaú­cho ditou o rit­mo de jogo, foi mais cria­ti­vo no primeiro tem­po, e teve boas chances de abrir o placar dev­i­do às difi­cul­dades de mar­cação da equipe alvine­gra. Aos 22 min­u­tos, o ata­cante uruguaio Luis Suárez chutou com peri­go de den­tro da área, mas a bola foi para fora. Dois min­u­tos depois, em cobrança de fal­ta, o Glo­rioso teve a mel­hor opor­tu­nidade de abrir o placar. O meia Eduar­do levan­tou para Cues­ta, que cabeceou para Tiquin­ho no meio da área man­dar para o fun­do da rede. No entan­to, o VAR inter­veio e anu­lou o gol do Botafo­go, dev­i­do a imped­i­men­to de Cues­ta na joga­da. O Grêmio seguiu pres­sio­n­an­do, mas fal­hou nas final­iza­ções.

Na vol­ta do inter­va­lo, o Tri­col­or enfileirou várias chances de inau­gu­rar o mar­cador. A primeira delas, aos qua­tro min­u­tos, em uma bom­ba des­feri­da pelo uruguaio Suárez na trave do gol de Lucas Per­ri. Sete min­u­tos depois, Per­ri defend­eu uma bola venenosa de Reinal­do, e repetiu grande defe­sa em ouro chute de Suárez, aos 28. No min­u­to seguinte, em meio ao sufo­co, foi o Glo­rioso que abriu o placar na Are­na Grêmio. Di Plá­ci­do cru­zou para Eduar­do den­tro da área acer­tar um chute de cha­pa. O gol alvine­gro baque­ou a equipe tri­col­or. Aos 43 min­u­tos, o paraguaio Segóvia inter­cep­tou o passe erra­do do lat­er­al Reinal­do, pas­sou a bola para Mar­lon, que rolou para para Car­los Alber­to ampli­ar para o Fogão: 2 a 0.

Outros resultados

Mais cedo neste domin­go (9), o San­tos der­ro­tou o Goiás por 4 a 3 na Vila Belmiro — sem a pre­sença de tor­ci­da por punição do STJD -, subiu para 13ª posição na tabela (16 pon­tos). Já o Esmeraldino segue em 17º lugar, na zona de rebaix­a­m­en­to (Z4), com 17 pon­tos.

O Peixe chegou a faz­er 3 a 1 no primeiro tem­po, com dois gols de Mar­cos Leonar­do e um de Men­donça. O Goiás descon­tou no final da Guil­herme Mar­ques. No segun­do tem­po, o Esmeraldino reag­iu: Gui­il­herme Maques mar­cou o segun­do dele no jogo e João Mag­no deixou tudo igual na Vila Belmiro. Já aos 44 min­u­tos, o árbi­tro anotou pênalti de Lucas Hater no zagueiro alvine­gro Joaquim. O lance foi revis­to pelo VAR que con­fir­mou o pênalti,  Men­don­za cobrou e con­ver­teu para o Peixe, garan­ti­do o tri­un­fo por 3 a 2.

Na Are­na Castelão, o For­t­aleza bateu o Ath­leti­co-PR por 1 a 0 com gol de Pikachu no segun­do tem­po. Com o tri­un­fo, a equipe coman­da pelo téc­ni­co argenti­no Juan Pablo Vojvo­da subir qua­tro posições: está em séti­mo lugar, a ape­nas um pon­to de entrar no G6.

O Red Bull Bra­gan­ti­no tam­bém entrou em cam­po neste domin­go (9), mas empa­tou sem gols con­tra o São Paulo, no Está­dio Nabi Abi Che­did. O time de Bra­gança Paulista segue em sex­to lugar na tabela, com 24 pon­tos, já o Tri­col­or paulista caiu para a oita­va posição, com 22 pon­tos.

Edição: Cláu­dia Soares Rodrigues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

TV Brasil inicia transmissão do Campeonato Cearense nesta quarta

Programação acompanha Ceará x Maranguape a partir de 21h20 EBC Pub­li­ca­do em 14/01/2026 — 08:10 …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d