...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Brasília terá esquema especial para atos de 7 de setembro

Brasília terá esquema especial para atos de 7 de setembro

Repro­dução:  © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Manifestantes pró e contra governo circularão por espaços distintos


Pub­li­ca­do em 03/09/2021 — 19:31 Por Agên­cia Brasil — Brasília

A região cen­tral de Brasília terá reforço no poli­ci­a­men­to nos próx­i­mos dias em função das man­i­fes­tações pre­vis­tas para a próx­i­ma terça-feira (7). A Polí­cia Mil­i­tar do Dis­tri­to Fed­er­al (PMDF) realizará lin­has de revis­tas pes­soais e blo­queios nas prin­ci­pais vias da Esplana­da dos Min­istérios e prox­im­i­dades da Torre de TV. Tam­bém haverá blo­queio do trân­si­to em vários pon­tos da região cen­tral da cap­i­tal fed­er­al. 

Segun­do o gov­er­no do Dis­tri­to Fed­er­al (GDF), será proibido aces­sar as áreas em que serão real­izadas as man­i­fes­tações por­tan­do obje­tos pon­ti­agu­dos, gar­rafas de vidro, hastes de ban­deiras e out­ros mate­ri­ais que colo­quem em risco a segu­rança de man­i­fes­tantes e pop­u­lação. Tam­bém fica restri­ta a uti­liza­ção de drones sem autor­iza­ção no espaço aéreo da Esplana­da.

Os even­tos serão mon­i­tora­dos pelo Cen­tro Inte­gra­do de Oper­ações de Brasília (Ciob), com apoio de equipes em cam­po. O cen­tro reúne 29 órgãos, insti­tu­ições e agên­cias do GDF voltadas para segu­rança, mobil­i­dade, saúde, prestação de serviço públi­co e fis­cal­iza­ção.

Espaços para manifestações

Haverá dois espaços para as man­i­fes­tações. Os locais foram definidos jun­ta­mente dos orga­ni­zadores dos even­tos, que se reuni­ram no Ciob com rep­re­sen­tantes das forças de segu­rança, órgãos fed­erais e do GDF envolvi­dos.

Os man­i­fes­tantes pró-gov­er­no ficarão na Esplana­da dos Min­istérios. Treze gru­pos foram cadastra­dos pelo Núcleo de Ativi­dades Espe­ci­ais (Nucae), da SSP/DF. O pon­to de encon­tro será a Bib­liote­ca Nacional. De lá, seguirão pela Esplana­da dos Min­istérios e poderão chegar até a Aveni­da José Sar­ney, na lig­ação entre as vias S1 e N1. Os mon­u­men­tos e pré­dios públi­cos estarão fecha­dos com gradil e res­guarda­dos por poli­ci­ais.

Já os man­i­fes­tantes com ori­en­tações con­trárias ao gov­er­no irão se con­cen­trar no esta­ciona­men­to da Torre de TV, a par­tir das 8h, ao lado da Praça das Fontes. De lá, seguirão em cam­in­ha­da, a par­tir das 10h, até o Memo­r­i­al dos Povos Indí­ge­nas. A PMDF fará a segu­rança do perímetro e acom­pan­hará todo o tra­je­to.

Trânsito

A par­tir da 0h de terça-feira (7), será proibido o trân­si­to de veícu­los na Esplana­da dos Min­istérios. O blo­queio será entre a alça leste da Rodoviária do Plano Pilo­to até o 1º Gru­pa­men­to de Bombeiro Mil­i­tar, próx­i­mo à L4 Norte. A PMDF, com apoio do Depar­ta­men­to de Trân­si­to do DF (Detran-DF), coor­denará o blo­queio de vias e con­t­role de trân­si­to na região cen­tral.

Os ônibus das comi­ti­vas, assim como moto­ci­cle­tas e cav­a­l­os – como pre­vis­to pelos orga­ni­zadores – dev­erão ser deix­a­dos no esta­ciona­men­to da Praça da Cidada­nia, local­iza­da ao lado do Teatro Nacional. As alter­na­ti­vas para quem pre­cis­ar aces­sar a região serão as vias N2 e parte da S2, entre os min­istérios e anex­os. Poli­ci­ais mil­itares e agentes do Detran estarão nas vias W3 Norte (N2 e N3) e W3 Sul (S2 e S3) para con­t­role e maior flu­idez no trân­si­to.

Os demais man­i­fes­tantes poderão uti­lizar os esta­ciona­men­tos da Rodoviária do Plano Pilo­to (parte supe­ri­or) e dos setores de Autar­quia, Bancário e Com­er­cial. Os con­du­tores dev­erão esta­cionar somente em locais per­mi­ti­dos, pois haverá fis­cal­iza­ção por parte dos órgãos de trân­si­to.

A par­tir das 6h, não será pos­sív­el tran­si­tar com veícu­los da altura da W3 até a Funarte, no Eixo Mon­u­men­tal – nas vias N1 e S1. O tre­cho será des­ti­na­do para os man­i­fes­tantes com ori­en­tação con­trária ao gov­er­no.

Os locais indi­ca­dos para esta­ciona­men­to daque­les que seguirem para se man­i­fes­tar nes­ta área será o Setor Hoteleiro Norte, Palá­cio do Buri­ti e Tri­bunal de Con­tas do Dis­tri­to Fed­er­al e Ter­ritórios (TJDFT). O GDF ressalta que o esta­ciona­men­to do Está­dio Nacional Mané Gar­rin­cha é pri­v­a­ti­vo.

A reaber­tu­ra das vias será fei­ta após o fim das man­i­fes­tações e dis­per­são do públi­co, medi­ante avali­ação de cenário por parte das autori­dades de trân­si­to.

Linha de revista

Haverá lin­has de revista próx­i­mas à Cat­e­dral (Bura­co do Tatuí), nas escadarias de aces­so aos min­istérios – que estarão aber­tas de for­ma inter­cal­a­da -, nas prox­im­i­dades da via W3 e das vias S1 e N1, nas prox­im­i­dades do setor hoteleiro Norte e Sul.  Os poli­ci­ais farão, ain­da, revis­tas pes­soais em toda exten­são do Eixo Mon­u­men­tal.

Itens proibidos:

– Fogos de artifí­cio e sim­i­lares

– Armas em ger­al

– Apon­ta­dor a laser ou sim­i­lares

– Artefatos explo­sivos

– Sprays e aerossóis

– Mas­tros con­fec­ciona­dos com qual­quer tipo de mate­r­i­al para sus­ten­tar, ou não, ban­deiras, car­tazes etc

– Fogões e sim­i­lares que uti­lizem gás e/ou elet­ri­ci­dade

– Gar­rafas de vidro e latas

– Armas de brin­que­do, répli­cas, sim­u­lacros e quais­quer itens que pos­suam aparên­cia de arma de fogo

– Dro­gas ilíc­i­tas, con­forme a leg­is­lação brasileira

– Sub­stân­cias inflamáveis de qual­quer taman­ho ou tipo

– Armas bran­cas ou qual­quer obje­to que pos­sa causar fer­i­men­tos, mes­mo que rep­re­sen­tem uten­sílios de tra­bal­ho ou cul­tur­al (a exem­p­lo: tesouras, marte­los, fle­chas, tacos, tacape, bro­cas)

– Quais­quer out­ros itens a serem divul­ga­dos, com ante­cedên­cia mín­i­ma de 24 horas da oper­ação, pela PMDF e/ou SSP/DF e/ou GDF

Edição: Clau­dia Fel­czak

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d