...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Comlurb recolhe 1,2 toneladas de lixo das praias do Rio no réveillon

Comlurb recolhe 1,2 toneladas de lixo das praias do Rio no réveillon

Desse total, 650 toneladas foram retiradas de Copacabana

Cristi­na Indio do Brasil — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 01/01/2026 — 18:01
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 01/01/2026 - Limpeza da praia de Copacabana após virada do ano. Foto: Marcelo Cortes/Prefeitura do Rio
Repro­dução: © Marce­lo Cortes/Prefeitura do Rio

A limpeza do réveil­lon do Rio ger­ou 1.250 toneladas de lixo recol­hi­das pela Com­lurb, que encer­rou a mega­op­er­ação espe­cial na cidade, na man­hã des­ta quin­ta-feira (1°). Desse total, 650 toneladas foram tiradas de Copaca­bana. Na vira­da de 2025, o vol­ume tin­ha sido menor. Naque­la ocasião, foram recol­hi­das 980 toneladas de resí­du­os, 508 só de Copaca­bana. 

Na oper­ação espe­cial da vira­da de ano, a Com­pan­hia Munic­i­pal de Limpeza Urbana do Rio (Com­lurb) dis­tribuiu 5.260 garis em todos os pon­tos da fes­ta orga­ni­za­da pela prefeitu­ra car­i­o­ca. “A quan­ti­dade de con­têineres, com 7 mil equipa­men­tos, de 240 litros e os de alta capaci­dade, de 1.200 litros, foi a maior de todos os tem­pos”, infor­mou a Com­lurb em nota.

A com­pan­hia comem­o­rou o fato de a pop­u­lação ter colab­o­ra­do com o tra­bal­ho dos garis uti­lizan­do os con­têineres dis­tribuí­dos estrate­gi­ca­mente ao lon­go da orla de Copaca­bana.

“Agili­zou o serviço de limpeza e garan­tiu a entre­ga da areia da pra­ia e das pis­tas da Aveni­da Atlân­ti­ca lib­er­adas à pop­u­lação pouco antes das 10h, com tudo limpo e des­odor­iza­do”, desta­cou.

Somente no bair­ro, o serviço foi feito por 1.500 garis que uti­lizaram 500 equipa­men­tos e veícu­los. Para o movi­men­to des­ta quin­ta-feira na pra­ia, a Com­lurb man­teve a limpeza com a equipe de manutenção até as 17h.

Para a limpeza hidráuli­ca das vias, o esque­ma foi o maior já real­iza­do na cap­i­tal, usan­do 26 pipas d’água e 26 moto­bom­bas com sis­tema de alta pressão. “A Com­pan­hia atu­ou com 440 veícu­los e equipa­men­tos, entre cam­in­hões com­pacta­dores e bas­cu­lantes, varredeiras, pipas d’água para lavagem das vias com água de reú­so, pás mecâni­cas e tra­tores de pra­ia, em apoio ao serviço dos garis”, indi­cou.

Logo cedo, às 6h, o pres­i­dente da Com­lurb, Jorge Arraes, já acom­pan­ha­va a Oper­ação Limpeza em Copaca­bana. Arraes se mostrou sat­is­feito porque os ban­his­tas pud­erem usar a pra­ia sem lixo já pela man­hã.  “Mais uma vez a Com­lurb mostra a força e com­pro­me­ti­men­to dos seus garis para entre­gar a pra­ia limpa à pop­u­lação e as pis­tas lib­er­adas antes das 10h”, disse na nota.

De acor­do com o pres­i­dente da Com­pan­hia, não hou­ve inter­cor­rên­cia e o plane­ja­men­to opera­cional foi cumpri­do à risca. “Esta­mos muito felizes com o resul­ta­do alcança­do para que os fre­quen­ta­dores pos­sam cur­tir a pra­ia neste feri­ado”, comen­tou.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d