...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Desfile das Campeãs traz hoje seis escolas de volta ao Sambódromo

Desfile das Campeãs traz hoje seis escolas de volta ao Sambódromo

Repro­dução: © Gabriel Monteiro/Riotur

Salgueiro abre apresentações e Grande Rio fecha espetáculo


Pub­li­ca­do em 30/04/2022 — 09:24 Por Cristi­na Indio do Brasil — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

A noite deste sába­do (30) será de fes­ta na Mar­ques de Sapu­caí com a apre­sen­tação das seis esco­las de sam­ba do Grupo Espe­cial mais bem colo­cadas no des­file deste ano. A pro­gra­mação começa às 21h30. O Salgueiro, sex­ta colo­ca­da, será a primeira a se apre­sen­tar.

A ver­mel­ho e bran­co da Tiju­ca, que somou 268.3 pon­tos, des­filou com 3 mil inte­grantes, que defend­er­am o enre­do Resistên­cia, mostran­do que a palavra define a história da pop­u­lação negra no Rio de Janeiro. Com a condição de ter sido a primeira esco­la a intro­duzir a temáti­ca africana nos des­files, o Salgueiro levará nova­mente para a aveni­da a cul­tura reli­giosa, as tradições de comem­o­rações, das rodas de capoeira e de danças como o jon­go, sem esque­cer de criticar o racis­mo que ain­da existe em pleno ano de 2022.

A segun­da a entrar na pas­sarela será a Portela, mais uma esco­la que neste ano lev­ou para o Sam­bó­dro­mo temas da cul­tura negra para os des­files. Com o enre­do IGI OSÈ BAOBÁ a esco­la mostrou que a árvore sagra­da teste­munha do tem­po sim­boliza a conexão com a ances­tral­i­dade do povo africano, o pilar que une o céu e a ter­ra, o elo entre vivos e mor­tos. O sam­ba enre­do empol­gou os inte­grantes, e o baobá mar­cou pre­sença em diver­sos setores da azul e bran­co de Oswal­do Cruz e Madureira.

Na sequên­cia entrará na aveni­da, a Esco­la de Sam­ba Unidos de Vila Isabel, que, neste ano, hom­e­na­geou um dos mais impor­tantes sím­bo­los da azul e bran­co da zona norte, o can­tor e com­pos­i­tor Mar­t­in­ho da Vila, que, logo no iní­cio do des­file, ani­ma­va o públi­co quan­do saía de den­tro do car­ro da comis­são de frente coroa­do pelo orixá Omolu. O enre­do Can­ta, Can­ta, Min­ha Gente! A Vila é de Mar­t­in­ho!, aju­dou a esco­la a faz­er uma apre­sen­tação ale­gre que prom­ete se repe­tir neste sába­do, no Des­file das Campeãs.

Campeã de 2020, a Viradouro ficou em ter­ceiro lugar este ano, com 269.5 pon­tos. Depois de des­files sus­pen­sos por causa da pan­demia da covid-19, a ver­mel­ho e bran­co de Niterói escol­heu o enre­do Não Há Tris­teza que Pos­sa Supor­tar Tan­ta Ale­gria para Reviv­er o Car­naval de 1919, que ocor­reu depois de out­ra pan­demia, a da gripe espan­ho­la. Fan­tasias irrev­er­entes e ale­go­rias lux­u­osas relem­braram o car­naval daque­le tem­po. Não fal­tou nem o bonde que era usa­do nos des­files da época. A agremi­ação de Niterói vai repe­tir a irreverên­cia.

Com o enre­do Emprete­cer o Pen­sa­men­to É Ouvir a Voz da Bei­ja-Flor, a vice-campeã do car­naval deste ano no Rio de Janeiro prestou hom­e­na­gens a escritores negros de recon­hec­i­men­to no Brasil e em nív­el inter­na­cional. A azul e bran­co de Nilópo­lis desta­cou ain­da a reli­giosi­dade, a cul­tura e a luta de negros na história do país e da própria esco­la.

A con­quista do primeiro títu­lo no Grupo Espe­cial, depois de bater na trave por qua­tro anos, foi moti­vo de mui­ta comem­o­ração para a Grande Rio. Com o enre­do Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu, a esco­la criti­cou a intol­erân­cia reli­giosa com a hom­e­nagem ao orixá de religiões de matriz africana. A esco­la quis der­rubar uma visão erra­da sobre a divin­dade, vista por alguns como pro­mo­tor do mal, para mostrar que, na ver­dade, Exu abre cam­in­hos e é guardião de out­ros orixás. A aveni­da verá  de novo hoje várias rep­re­sen­tações da divin­dade que aju­dou a desem­per­rar o rumo da esco­la na bus­ca pelo campe­ona­to.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d