...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Festival In-Edit começa amanhã e terá 50 documentários musicais

Festival In-Edit começa amanhã e terá 50 documentários musicais

festival In-Edit
Repro­dução: © Divulgação/Festival In-Edit

Evento será online mais uma vez por causa da pandemia


Pub­li­ca­do em 15/06/2021 — 06:30 Por Elaine Patrí­cia Cruz — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Memórias, histórias e tra­jetórias de grandes nomes da músi­ca mundi­al, explo­radas pelo cin­e­ma doc­u­men­tal, estão nova­mente em foco na 13ª edição do Fes­ti­val Inter­na­cional do Doc­u­men­tário Musi­cal, o In-Edit. O even­to começa nes­ta quar­ta-feira (16), apre­sen­tan­do 50 títu­los nacionais e inter­na­cionais e fazen­do uma hom­e­nagem ao dire­tor D. A. Pen­nebak­er.

Pela segun­da vez, por causa da pan­demia de covid-19, o fes­ti­val será real­iza­do de for­ma online, poden­do ser aces­sa­do de todo o país. O even­to vai até 27 de jun­ho.

Entre os doc­u­men­tários musi­cais que serão apre­sen­ta­dos, 22 são títu­los inédi­tos sobre artis­tas con­tem­porâ­neos. Entre eles, o doc­u­men­tário Crock of Gold: A Few Rounds with Shane Mac­Gowan, dirigi­do por Julien Tem­ple e pro­duzi­do por John­ny Deep, que faz uma hom­e­nagem ao vocal­ista da ban­da irlan­desa The Pogues. Há tam­bém doc­u­men­tários sobre can­tores brasileiros como Jair Rodrigues, Luiz Melo­dia e Paulo César Pin­heiro.

Mas não são ape­nas os artis­tas o foco desse fes­ti­val. O In-Edit mostra tam­bém a história de ban­das, esti­los musi­cais e grandes fes­ti­vais da músi­ca, além de explo­rar via­gens e rit­mos.

Há filmes para amantes do heavy met­al, como Met­al: A Head­banger’s Jour­ney, dos dire­tores Sam Dunn, Scot McFadyen e Jes­si­ca Joy Wise; e para os amantes do hip hop brasileiro, como Histórias e rimas — O Filme, de Rodri­go Gian­net­to, com depoi­men­tos de Thaíde, Mano Brown, Karol Conká, Dex­ter, Emi­ci­da, Pro­jo­ta e Marce­lo D2, entre out­ros. Há tam­bém road movie, como o doc­u­men­tário Dois tem­pos, dirigi­do por Pablo Fran­cis­chel­li, uma viagem musi­cal com Yaman­du Cos­ta e o músi­co argenti­no Lucio Yanel.

Entre os destaques inter­na­cionais está All I Can Say, dos dire­tores Dan­ny Clinch, Taryn Gould, Colleen Hen­nessy e Shan­non Hoon, que usa ima­gens gravadas pelo próprio Shan­non Hoon, vocal­ista da ban­da Blind Mel­on, entre os anos de 1990 e 1995.

Já no Panora­ma Brasileiro, destaque para Chico Mário – A Melo­dia da Liber­dade, de Sil­vio Tendler, que con­ta a história do vio­lonista, irmão do car­tunista Hen­fil e do sociól­o­go Bet­inho.

Em hom­e­nagem a D.A.Pennebaker, um dos grandes nomes do doc­u­men­tário musi­cal, serão apre­sen­tadas duas de suas obras: os clás­si­cos Don’t Look Back, sobre uma turnê do can­tor Bob Dylan, e Mon­terey Pop, sobre o fes­ti­val de músi­ca real­iza­do em 1967 que con­tou com apre­sen­tações de Jimi Hen­drix e Janis Joplin. Cur­tas de Pen­nebak­er tam­bém serão apre­sen­ta­dos no fes­ti­val, que con­ta ain­da com uma con­ver­sa com a dire­to­ra Chris Hege­dus, que foi sua par­ceira e esposa.

Out­ro con­vi­da­do do even­to é o músi­co Nasi, vocal­ista da ban­da Ira! e pro­tag­o­nista do doc­u­men­tário Você Não Sabe Quem Eu Sou, dos dire­tores Alexan­dre Petil­lo, Rodri­go Car­doso e Rogério Cor­rêa, filme que será lança­do durante o In-Edit.

Além dos filmes, o fes­ti­val pro­move ain­da debates, shows e uma mas­ter­class com o cineas­ta Marce­lo Macha­do, dire­tor de Trop­icália. Entre os shows, haverá apre­sen­tações de Alzi­ra E e DJ Hum, entre out­ros.

Toda a pro­gra­mação do fes­ti­val pode ser con­sul­ta­da no site do In-Edit. Alguns filmes tam­bém poderão ser aces­sa­dos na platafor­ma do Sesc Dig­i­tal  e no canal Taman­duá com aces­so gra­tu­ito. Após o dia 28 de jun­ho, 11 filmes nacionais ficarão disponíveis na platafor­ma Spcine Play, tam­bém com aces­so gra­tu­ito.

Todos os filmes nacionais, os debates e os shows des­ta edição podem ser aces­sa­dos gra­tuita­mente pelo site ou redes soci­ais do fes­ti­val. O aces­so aos filmes inter­na­cionais, no entan­to, cus­ta R$ 3.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d