...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Funarte abre nesta segunda a Bienal de Música Brasileira Contemporânea

Funarte abre nesta segunda a Bienal de Música Brasileira Contemporânea

Repro­dução: © Arte: Divul­gação

Evento é o mais tradicional do gênero no país e está na 25ª edição


Pub­li­ca­do em 11/12/2023 — 07:15 Por Alana Gan­dra – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A Fun­dação Nacional de Artes (Funarte) abre, nes­ta segun­da-feira (11), no Rio de Janeiro, a 25ª Bien­al de Músi­ca Brasileira Con­tem­porânea, que se esten­derá até o próx­i­mo dia 16. Con­sid­er­a­da a mais tradi­cional e rep­re­sen­ta­ti­va mostra do gênero no país, a bien­al reúne obras pre­mi­adas por meio de edi­tal públi­co e sele­cionadas por uma comis­são jul­gado­ra cri­a­da pela Funarte e integra­da por pro­fes­sores e espe­cial­is­tas.

Parce­ria com a Esco­la de Músi­ca da Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Rio de Janeiro (UFRJ), o even­to terá trans­mis­são gra­tui­ta, ao vivo, pelo canal Arte de Toda Gente, no YouTube.

Os con­cer­tos serão real­iza­dos em três pal­cos, todos local­iza­dos na região cen­tral do Rio. Na Sala Cecil­ia Meire­les serão apre­sen­ta­dos os con­cer­tos orques­trais; no Teatro Dul­ci­na, os de músi­ca de câmara; e, na Sala Funarte Sid­ney Miller, os de músi­ca eletroacús­ti­ca e acus­máti­ca.

Os ingres­sos têm preços pop­u­lares de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entra­da).

Popularização

“O intu­ito é a pop­u­lar­iza­ção dos con­cer­tos para ampli­ar a aces­si­bil­i­dade e atrair novos públi­cos”, disse à Agên­cia Brasil a dire­to­ra de Músi­ca da Funarte, Euli­cia Esteve.

Segun­do Euli­cia, coube à Esco­la de Músi­ca da UFRJ arreg­i­men­tar os intér­pretes que vão par­tic­i­par dos con­cer­tos. Resul­ta­do de uma pau­ta social e edu­ca­cional das prefeituras, par­tic­i­parão, por exem­p­lo, a Orques­tra Sin­fôni­ca de Bar­ra Mansa e a Orques­tra de Cor­das de Vol­ta Redon­da, integradas por alunos for­ma­dos pela rede públi­ca de ensi­no.

A pro­gra­mação com­ple­ta do even­to está disponív­el no site da Funarte.

Um dos com­pos­i­tores que serão hom­e­nagea­d­os na 25ª Bien­al de Músi­ca Brasileira Con­tem­porânea é Edi­no Krieger, fale­ci­do no ano pas­sa­do, e cri­ador do pro­je­to orig­i­nal que deu origem ao even­to, em 1968.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d