...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / INSS cria comitê para reduzir fila de 2,8 milhões de pedidos

INSS cria comitê para reduzir fila de 2,8 milhões de pedidos

Houve aumento de 23% no volume de solicitações

Luiz Clau­dio Fer­reira — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 21/11/2025 — 19:31
Brasília
Brasília (DF), 26/09/2025 - INSS oferece mais de 3,5 mil vagas de atendimento em mutirão no Nordeste. Foto: INSS/Divulgação
Repro­dução: © INSS/Divulgação

Um comitê estratégi­co foi cri­a­do pelo Insti­tu­to Nacional do Seguro Social (INSS) a fim de reduzir uma fila de 2,8 mil­hões de pedi­dos de bene­fí­cios, como aposen­ta­do­ria, pen­são e salário-mater­nidade.

A pro­pos­ta para o novo comitê, segun­do o gov­er­no, é mon­i­torar, avaliar e pro­por soluções para o aumen­to de 23% no vol­ume de novos pedi­dos rece­bidos pela autar­quia.

O INSS argu­men­ta que, ape­sar do cresci­men­to no número de pedi­dos da fila, o tem­po médio para a con­cessão de bene­fí­cios tem apre­sen­ta­do que­da. Atual­mente, esse perío­do é de 35 dias.

Pendências

Dados do INSS mostram que há 920 mil proces­sos que podem ser resolvi­dos dire­ta­mente pelo insti­tu­to. Além dess­es casos, o novo comitê vai bus­car “soluções e mel­ho­rias” para 1,9 mil­hão de pedi­dos que apre­sen­tam pendên­cias exter­nas, como aque­les casos com ausên­cia de doc­u­men­tos e bio­me­tria.

» Confira aqui como está a fila de pedidos no INSS

O pra­zo final para os tra­bal­hos do comitê é 30 de jun­ho de 2026.

Con­forme o INSS, o pres­i­dente do órgão, Gilber­to Waller, desta­cou que ape­nas um terço da fila está sob a gov­ern­abil­i­dade do INSS. Ele recon­heceu o tra­bal­ho dos mutirões para diminuir a fila.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d