...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Instituto de Matemática abre inscrições para Olimpíada Mirim

Instituto de Matemática abre inscrições para Olimpíada Mirim

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Competição é voltada a alunos do ensino fundamental


Pub­li­ca­do em 03/05/2023 — 07:46 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

O Insti­tu­to de Matemáti­ca Pura e Apli­ca­da (Impa) está com inscrições aber­tas para a 2ª Olimpía­da Mir­im (OBMEP), com­petição volta­da a alunos do 2º ao 5º ano do ensi­no fun­da­men­tal. Este ano, a novi­dade foi a inclusão de esco­las par­tic­u­lares, depois do suces­so da primeira edição, quan­do par­tic­i­param 2,7 mil­hões de estu­dantes de esco­las públi­cas. As inscrições podem ser feitas pelas insti­tu­ições de ensi­no ou sec­re­tarias de Edu­cação até 16 de jun­ho, no site da com­petição.

O dire­tor adjun­to do Impa e coor­de­nador-ger­al da Olimpía­da Brasileira de Matemáti­ca, Clau­dio Landim, disse que o obje­ti­vo é usar pro­postas lúdi­cas e cria­ti­vas para trans­for­mar a relação das cri­anças com a matéria. Acres­cen­tou que esta segun­da edição traz muitos desafios, entre eles des­per­tar o inter­esse das cri­anças pela matéria, envolver os pro­fes­sores dos primeiros anos do ensi­no fun­da­men­tal, além de ampli­ar a par­tic­i­pação das esco­las.

“Este ano, con­vi­damos pela primeira vez os colé­gios pri­va­dos para esta fes­ta da matemáti­ca”, afir­mou o coor­de­nador. Segun­do Landim, a inclusão das esco­las pri­vadas per­mite que um número maior de alunos ten­ha aces­so a mate­r­i­al didáti­co que estim­u­la o raciocínio lógi­co, a exem­p­lo do que já acon­tece com a Olimpía­da Brasileira de Matemáti­ca das Esco­las Públi­cas (OBMEP) que, des­de 2017, con­ta com a par­tic­i­pação das insti­tu­ições par­tic­u­lares.

Fases

A Olimpía­da Mir­im-OBMEP será real­iza­da em duas fas­es, que serão apli­cadas pelas esco­las. A primeira está mar­ca­da para 28 de agos­to e con­siste em pro­va clas­si­fi­catória, com­pos­ta de 15 questões de múlti­pla escol­ha. Os estu­dantes clas­si­fi­ca­dos nes­sa eta­pa poderão par­tic­i­par da segun­da, no dia 9 de novem­bro, tam­bém com 15 questões obje­ti­vas.

O con­teú­do das provas cor­re­sponde ao grau de esco­lar­i­dade dos alunos, que são divi­di­dos nos níveis Mir­im 1 (2º e 3º anos do ensi­no fun­da­men­tal) e Mir­im 2 (4º e 5º anos do ensi­no fun­da­men­tal). Aos mel­hores clas­si­fi­ca­dos serão dados cer­ti­fi­ca­dos dig­i­tais cor­re­spon­dentes a medal­has de ouro, pra­ta e bronze.

Clau­dio Landim lem­brou que as inscrições devem ser feitas exclu­si­va­mente pelas esco­las públi­cas munic­i­pais, estad­u­ais, fed­erais, sec­re­tarias de Edu­cação e esco­las pri­vadas. O respon­sáv­el pela can­di­datu­ra deve infor­mar o número total de alunos par­tic­i­pantes por nív­el (Mir­im 1 e Mir­im 2), mas não é necessário inscr­ev­er nom­i­nal­mente cada estu­dante. A inscrição das esco­las públi­cas é gra­tui­ta; já as par­tic­u­lares têm que pagar taxa de inscrição.

A Olimpía­da Mir­im-OBMEP é real­iza­da pelo Impa com o poio da B3 Social, da Coor­de­nação de Aper­feiçoa­men­to de Pes­soal de Nív­el Supe­ri­or (Capes) e do Con­sel­ho Nacional de Desen­volvi­men­to Cien­tí­fi­co e Tec­nológi­co (CNPq), além da Sociedade Brasileira de Matemáti­ca (SBM). A com­petição é pro­movi­da pelos min­istérios da Ciên­cia, Tec­nolo­gia e Ino­vação e da Edu­cação.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d