...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Mais de 54 mil profissionais disputam vaga de residência pelo Enare

Mais de 54 mil profissionais disputam vaga de residência pelo Enare

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Provas serão neste domingo em 90 instituições em todo o país


Pub­li­ca­do em 06/11/2022 — 08:32 Por Karine Melo – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

Neste domin­go (6), 54.045 profis­sion­ais da área de saúde dis­putam mais de 4 mil vagas de residên­cia em várias áreas de saúde em 90 insti­tu­ições em todo o país por meio do Exame Nacional de Residên­cia (Enare) 2022/2023. O número de can­didatos é 70% maior do que na edição ante­ri­or. O resul­ta­do final será divul­ga­do no fim deste ano, e a matrícu­la dos aprova­dos será de 10 de fevereiro a 31 de março de 2023.

Segun­do a Empre­sa Brasileira de Serviços Hos­pi­ta­lares (Ebserh), estatal vin­cu­la­da ao Min­istério da Edu­cação (MEC) e respon­sáv­el pelo exame, o Enare tem como obje­ti­vo otimizar a for­ma de sele­cionar os res­i­dentes, ofer­e­cen­do bene­fí­cios para as insti­tu­ições e can­didatos. O  proces­so sele­ti­vo con­tem­pla insti­tu­ições públi­cas e pri­vadas sem fins lucra­tivos com vagas de pro­gra­mas de residên­cia médi­ca ou pro­gra­mas de residên­cia em área profis­sion­al da saúde (uniprofis­sion­al ou mul­ti­profis­sion­al), recon­heci­dos pelo MEC e que ten­ham vagas autor­izadas com finan­cia­men­to das bol­sas garan­ti­do. Entre as profis­sões estão med­i­c­i­na, enfer­magem, far­má­cia, psi­colo­gia e bio­med­i­c­i­na, entre out­ras.

Nas duas primeiras edições, as insti­tu­ições par­tic­i­pantes tiver­am menos vagas ociosas, elim­i­naram os cus­tos e a car­ga buro­cráti­ca da real­iza­ção dos exam­es indi­vid­u­ais e ampli­aram a qual­i­fi­cação da seleção. Para os can­didatos, o exame unifi­ca­do apre­sen­tou van­ta­gens como cus­to menor, data úni­ca para a real­iza­ção das provas, apli­cação em todas as cap­i­tais e algu­mas cidades-polo, pos­si­bil­i­dade de escol­ha de onde o res­i­dente que­ria atu­ar, den­tre out­ras.

Provas

Para saber onde fará a pro­va neste domin­go, o can­dida­to pode aces­sar o site do Enare, cli­can­do na área médi­ca ou uni e mul­ti­profis­sion­al, a depen­der da sua inscrição, e aces­sar o cartão de infor­mação do can­dida­to. Além das cap­i­tais de todos os esta­dos e do Dis­tri­to Fed­er­al, as provas serão apli­cadas em 23 grandes cen­tros urbanos: Cachoeiro de Itapemir­im, no Espíri­to San­to; Sinop, em Mato Grosso; Doura­dos, em Mato Grosso do Sul; Imper­a­triz, no Maran­hão; Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas e Uber­lân­dia, em Minas Gerais; Cajazeiras e Camp­ina Grande, na Paraí­ba; Cas­cav­el, Guara­pua­va, Lon­d­ri­na e Pato Bran­co, no Paraná; San­ta Cruz, no Rio Grande do Norte; Pas­so Fun­do, no Rio Grande do Sul; Criciú­ma e Jaraguá do Sul, em San­ta Cata­ri­na; Camp­inas, São Car­los, Soro­ca­ba e Votu­po­ran­ga, em São Paulo; e Araguaí­na, no Tocan­tins.

O proces­so sele­ti­vo abrange insti­tu­ições públi­cas e pri­vadas sem fins lucra­tivos com vagas de pro­gra­mas de residên­cia médi­ca ou pro­gra­mas de residên­cia em área profis­sion­al da saúde (uniprofis­sion­al ou mul­ti­profis­sion­al), recon­heci­dos pelo MEC e que ten­ham vagas autor­izadas com finan­cia­men­to garan­ti­do das bol­sas. Entre as áreas profis­sion­ais, estão med­i­c­i­na, enfer­magem, far­má­cia, psi­colo­gia e bio­med­i­c­i­na.

Enem da Residência

O sis­tema de clas­si­fi­cação do Enare é semel­hante ao do Enem/Sisu (Exame Nacional do Ensi­no Médio/Sistema de Seleção Unifi­ca­da), em que o can­dida­to sai com a nota alcança­da na espe­cial­i­dade escol­hi­da após as provas e a usa para indicar onde pre­tende atu­ar.

“O sis­tema fica aber­to por um tem­po deter­mi­na­do para que cada can­dida­to reg­istre o local de sua prefer­ên­cia. As mel­hores notas se sobrepõem às menores, deter­mi­nan­do, ao fechar, quem ocu­pará as vagas. Em segui­da, ele [sis­tema] é aber­to nova­mente para preencher as vagas ociosas e para for­mação de cadas­tro reser­va, reduzin­do muito a pos­si­bil­i­dade de deixar vagas ociosas”, infor­mou a Empre­sa Brasileira de Serviços Hos­pi­ta­lares.

Histórico

A primeira edição do exame, real­iza­da em 2020, con­tou com mais de 4,1 mil inscritos dis­putan­do 304 vagas em oito hos­pi­tais da Rede Ebserh/MEC e um hos­pi­tal mil­i­tar. A segun­da edição, real­iza­da no ano pas­sa­do, con­tou com mais de 32 mil inscritos para 3,2 mil vagas em 81 insti­tu­ições.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d