...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Marinha participa do 7 de Setembro com parada naval no litoral do Rio

Marinha participa do 7 de Setembro com parada naval no litoral do Rio

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Em Brasília, a Força também desfila na Esplanada dos Ministérios


Pub­li­ca­do em 04/09/2022 — 09:11 Por Paulo La Salvia — Repórter da EBC — Brasília

Ouça a matéria:

O 7 de Setem­bro deste ano está reple­to de história. São 200 anos de Brasil inde­pen­dente de Por­tu­gal, mote que está ori­en­tan­do o des­file cívi­co-mil­i­tar na Esplana­da dos Min­istérios, em Brasília, na próx­i­ma quar­ta-feira (7), pela man­hã.

A Mar­in­ha do Brasil é uma das Forças Armadas que tradi­cional­mente par­tic­i­pa do des­file. Detal­h­es foram ante­ci­pa­dos pelo con­tra-almi­rante Gus­ta­vo Calero Gar­ri­ga Pires, coman­dante de Oper­ações Marí­ti­mas e Pro­teção da Amazô­nia Azul, o entre­vis­ta­do deste domin­go do pro­gra­ma Brasil em Pau­ta, da TV Brasil.

O con­tra-almi­rante desta­cou a para­da Naval da Mar­in­ha, no Rio de Janeiro. “Nós ter­e­mos tam­bém, neste 7 de Setem­bro, uma para­da naval com nos­sos navios da esquadra brasileira e de guer­ra de mar­in­has ami­gas, que foram con­vi­dadas para a cel­e­bração. A para­da naval vai ocor­rer no mes­mo dia no litoral da cidade do Rio de Janeiro, começan­do no iní­cio da man­hã, no Recreio dos Ban­deirantes, e seguin­do por toda a orla até a pra­ia do Leme’’.

Amazônia Azul

Além da par­tic­i­pação da Mar­in­ha nas comem­o­rações dos 200 anos da Inde­pendên­cia do Brasil, o con­tra-almi­rante Pires detal­hou, durante o Brasil em Pau­ta, o pleito do Brasil, jun­to ao Con­sel­ho de Lim­ites da Platafor­ma Con­ti­nen­tal da ONU, de ampli­ar a exten­são da Amazô­nia Azul.

Rica em recur­sos nat­u­rais e min­erais como o petróleo do pré-sal, a Amazô­nia Azul assemel­ha-se a uma “moldu­ra” da cos­ta brasileira, em direção ao Oceano Atlân­ti­co. Só que esta “moldu­ra” tem atual­mente 3,5 mil­hões de quilômet­ros quadra­dos (km²) e o gov­er­no brasileiro quer adi­cionar mais 2,2 mil­hões de km² ao espaço mar­in­ho, pleito que, se for aceito pelas Nações Unidas, ele­vará a juris­dição brasileira sobre uma região marí­ti­ma de 5,7 mil­hões de km².

“Esta­mos falan­do de dimen­sões que vão, nor­mal­mente, com algu­mas exceções, a cer­ca de 400 quilômet­ros da cos­ta. Então, con­tan­do a par­tir da cos­ta, é basi­ca­mente isso, o espaço geográ­fi­co em que con­sid­er­amos, que denom­i­namos Amazô­nia Azul, cheia de riquezas, cheio de pos­si­bil­i­dades. Se a gente con­tar sob o pon­to de vista econômi­co e de vários out­ros pon­tos de vista tam­bém, é de uma riqueza sem igual para o nos­so país.”

A ampli­ação da Amazô­nia Azul pode ter impactos econômi­cos para o Brasil que vão além dos hidro­car­bone­tos, no caso, o petróleo do pré-sal. Segun­do a Orga­ni­za­ção para a Coop­er­ação e o Desen­volvi­men­to Econômi­co (OCDE), a ativi­dade econômi­ca no mar vai movi­men­tar US$ 3 tril­hões e ger­ar mais de 40 mil­hões de empre­gos no mun­do até 2030. Mas a gestão dessa área marí­ti­ma tam­bém traz desafios e ameaças para a Mar­in­ha brasileira, como rela­tou o con­tra-almi­rante Calero Gar­ri­ga Pires.

“Iden­ti­fi­camos ameaças cibernéti­cas que podem inter­ferir, por exem­p­lo, no tráfego marí­ti­mo, o próprio ter­ror­is­mo. Lem­brar que nós temos infraestru­turas críti­cas fun­da­men­tais na nos­sa Amazô­nia Azul. Aces­so ile­gal à bio­di­ver­si­dade, o meio ambi­ente é uma grande pre­ocu­pação nos­sa. Então há efe­ti­va­mente uma série de ameaças, e a Mar­in­ha tra­bal­ha dia e noite, 24 horas por dia, sete dias por sem­ana, para estar a altura dessas ameaças e se con­tra­por a elas’’.

Operações

Ain­da para o Brasil em Pau­ta, Pires falou sobre o sal­va­men­to e res­gate de pes­soas e as ações de inter­op­er­abil­i­dade com out­ras estru­turas de segu­rança na cos­ta do país.

Segun­do ele, cer­ca de 300 pes­soas já foram res­gatadas neste ano em ações de bus­ca e sal­va­men­to na cos­ta brasileira. Oper­ações con­jun­tas tam­bém estão apre­sen­tan­do resul­ta­dos, como a apreen­são de dro­gas efe­t­u­a­da pela Mar­in­ha e a Polí­cia Fed­er­al, em 19 de agos­to, no litoral cearense.

Na cos­ta do Ceará, um navio de guer­ra da Mar­in­ha do Brasil inter­cep­tou uma embar­cação de ban­deira brasileira que tin­ha mais de uma tonela­da de pas­ta base de cocaí­na com agentes da Polí­cia Fed­er­al embar­ca­dos, ou seja, nós desen­volve­mos a nos­sa oper­ação em con­jun­to, neste caso, com a Polí­cia Fed­er­al em prol de coibir o trá­fi­co inter­na­cional de dro­gas.

Brasil em Pau­ta vai ao ar neste domin­go (4), às 22h30, na TV Brasil. Clique aqui e sai­ba como sin­tonizar.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d