...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Eleições 2022 / PGR e ministros discutem segurança no segundo turno das eleições

PGR e ministros discutem segurança no segundo turno das eleições

Repro­dução: © Agên­cia Brasil

Augusto Aras recebeu titulares da Defesa e da Justiça


Pub­li­ca­do em 13/10/2022 — 17:48 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

O procu­rador-ger­al da Repúbli­ca, Augus­to Aras, se reuniu nes­ta quin­ta-feira (13), em Brasília, com os min­istros da Defe­sa, Paulo Nogueira, e da Justiça e Segu­rança Públi­ca, Ander­son Tor­res, para avaliar medi­das de segu­rança para o segun­do turno das eleições no dia 30.

Em nota ofi­cial, a PGR infor­mou que o obje­ti­vo é repe­tir o “cli­ma de tran­quil­i­dade” do primeiro turno. O órgão não detal­hou os tipos de medi­das de segu­rança que foram dis­cu­ti­das na reunião.

“Foi uma reunião em que anal­isamos o tra­bal­ho de acom­pan­hamen­to feito até ago­ra neste perío­do que ante­cede o segun­do turno, que será real­iza­do dia 30 de out­ubro, e o con­jun­to de medi­das pre­ven­ti­vas em que nos­sas insti­tu­ições estão envolvi­das para que tudo ocor­ra de for­ma ordeira e democráti­ca”, disse Aras.

Bal­anço do Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca mostra que foram reg­istra­dos 1.378 crimes eleitorais durante o primeiro turno do pleito, no dia 2 de out­ubro. Foram 352 prisões, além da apreen­são de R$ 137 mil. Os dados são da Oper­ação Eleições 2022, coor­de­na­da pela Sec­re­taria de Oper­ações Integradas da pas­ta (Seopi/MJSP).

O crime eleitoral mais comum fla­gra­do pelos agentes de segu­rança públi­ca foi a boca de urna, com 456 ocor­rên­cias reg­istradas em 26 esta­dos e no Dis­tri­to Fed­er­al. A com­pra de votos ou cor­rupção eleitoral ficou em segun­do lugar, com 95 ocor­rên­cias. Tam­bém foram reg­istra­dos 80 casos de ten­ta­ti­va ou vio­lação do sig­i­lo do voto, que é quan­do o eleitor tira foto da urna, e 57 casos de trans­porte irreg­u­lar de eleitores.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Médico de Bolsonaro confirma traumatismo craniano leve

Ex-presidente passou por exames após cair em cela na PF Pedro Rafael Vilela — Repórter …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d