...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / PGR pede abertura de inquérito contra Ibaneis e Anderson Torres

PGR pede abertura de inquérito contra Ibaneis e Anderson Torres

Repro­dução: © Repro­dução twit­ter Ibaneis Rocha

Documento foi assinado pela vice-procuradora Lindôra Araújo


Pub­li­ca­do em 10/01/2023 — 19:34 Por André Richter – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A Procu­rado­ria-Ger­al da Repúbli­ca (PGR) pediu hoje (10) aber­tu­ra de inquéri­to ao Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) para inves­ti­gar o gov­er­nador afas­ta­do do Dis­tri­to Fed­er­al, Ibaneis Rocha, e o ex-secretário de Segu­rança Públi­ca Ander­son Tor­res.

De acor­do com a procu­rado­ria, a inves­ti­gação pre­tende apu­rar a con­du­ta dos envolvi­dos durante os atos ter­ror­is­tas neste domin­go (8) con­tra o Con­gres­so, o Palá­cio do Planal­to e a Supre­ma Corte.

O pedi­do de inves­ti­gação tam­bém foi solic­i­ta­do con­tra o ex-coman­dante da Polí­cia Mil­i­tar Fábio Augus­to Vieira e o ex-secretário interi­no da Segu­rança Públi­ca, Fer­nan­do de Sousa Oliveira. O doc­u­men­to foi assi­na­do pela vice-procu­rado­ra Lindôra Araújo.

“Uma tur­ba vio­len­ta e anti­democráti­ca, insat­is­fei­ta com o resul­ta­do do pleito eleitoral de 2022, alme­jan­do a abolição do Esta­do Democráti­co de Dire­ito e a deposição do gov­er­no legit­i­ma­mente con­sti­tuí­do, avançou con­tra a sede dos Três Poderes da Repúbli­ca, exigin­do célere e enér­gi­ca respos­ta estatal”, escreveu a procu­rado­ra.

Citan­do infor­mações divul­gadas pela impren­sa, Lindôra disse que autori­dades da segu­rança públi­ca do DF tin­ham con­hec­i­men­to da chega­da dos man­i­fes­tantes ao Setor Mil­i­tar Urbano (SMU), onde está local­iza­do o quar­tel do Exérci­to, no sába­do (7), e per­mi­tiu que poli­ci­ais os escoltassem até a Esplana­da dos Min­istérios, que foi lib­er­a­da para os protestos.

“A ter como ver­dadeiro o áudio [divul­ga­do pela impren­sa] segun­do o qual as autori­dades de segu­rança públi­ca do Dis­tri­to Fed­er­al, com ple­na ciên­cia de Ibaneis Rocha, não ape­nas per­mi­ti­ram, como pro­mover­am a escol­ta poli­cial pací­fi­ca, orga­ni­za­da, acom­pan­ha­da dos crim­i­nosos que assacaram con­tra o Esta­do Democráti­co de Dire­ito, estare­mos, no mín­i­mo, diante de crim­i­nosa omis­são do gov­er­nador do Dis­tri­to Fed­er­al, que terá anuí­do e con­cor­ri­do, de maneira con­sciente e vol­un­tária, para os gravís­si­mos crimes ver­i­fi­ca­dos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília”, argu­men­tou.

Após os atos ter­ror­is­tas, Ibaneis Rocha foi afas­ta­do do car­go por decisão do min­istro do Supre­mo Alexan­dre de Moraes. Em segui­da, ele declar­ou que respei­ta a decisão do min­istro e repu­diou os ataques.

Mais cedo, Moraes deter­mi­nou a prisão de Ander­son Tor­res e do ex-coman­dante Fábio Augus­to Vieira.

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d