...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Prazo para atualização de informações no Cadastro Único é prorrogado

Prazo para atualização de informações no Cadastro Único é prorrogado

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal jr/Agência Brasil

Beneficiários teriam que atualizar o cadastro até amanhã


Pub­li­ca­do em 13/10/2022 — 20:57 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

O Min­istério da Cidada­nia pror­ro­gou nova­mente o pra­zo de revisão de dados das famílias inscritas no Cadas­tro Úni­co (CadÚni­co). O ben­efi­ciário terá mais 30 dias para atu­alizar as infor­mações jun­to aos municí­pios.

Os proces­sos estão em anda­men­to des­de fevereiro e englobam 8 mil­hões de famílias. Os ben­efi­ciários do Pro­gra­ma Auxílio Brasil que estão em Revisão Cadas­tral teri­am até esta sex­ta-feira (14) para faz­er a atu­al­iza­ção.

A Revisão Cadas­tral con­siste em solic­i­tar à família a atu­al­iza­ção dos reg­istros do Cadas­tro Úni­co, caso este­ja há mais de 2 anos sem nen­hu­ma alter­ação.

As famílias inscritas no Cadas­tro Úni­co devem atu­alizar os dados a cada 2 anos ou sem­pre que hou­ver algu­ma alter­ação. Quem for con­vo­ca­do para averiguação e revisão de dados deve com­pare­cer a um Cen­tro de Refer­ên­cia de Assistên­cia Social (Cras) ou a um pos­to de atendi­men­to do Cadas­tro Úni­co do municí­pio.

A atu­al­iza­ção cadas­tral é fun­da­men­tal para asse­gu­rar a qual­i­dade dos dados e garan­tir que as infor­mações reg­istradas na base do Cadas­tro Úni­co este­jam sem­pre de acor­do com a real­i­dade das famílias.

Pro­gra­mas soci­ais como o Auxílio Brasil, o Bene­fí­cio de Prestação Con­tin­u­a­da (BPC), a Tar­i­fa Social de Ener­gia Elétri­ca (TSEE) e a ID Jovem exigem que o cadas­tro este­ja atu­al­iza­do para que as famílias pos­sam rece­ber os bene­fí­cios.

Dev­i­do aos impactos da pan­demia da covid-19, o Min­istério da Cidada­nia escalo­nou o proces­so de revisão cadas­tral. Neste ano, ape­nas as famílias com cadas­tros que foram atu­al­iza­dos pela últi­ma vez em 2016 ou 2017 foram con­vo­cadas para atu­alizar os dados no Cadas­tro Úni­co. Ben­efi­ciários que atu­alizaram dados pela últi­ma vez em 2018 ou 2019 serão con­vo­cadas nos próx­i­mos anos.

Consulta

Os ben­efi­ciários podem ver­i­ficar se seus dados estão desat­u­al­iza­dos ou mes­mo se as infor­mações já forneci­das estão sendo con­frontadas com out­ras bases de dados admin­is­tra­tivos fed­erais por meio do aplica­ti­vo do CadÚni­co, disponív­el para down­load na pági­na Gov.br. Caso não ten­ha ocor­ri­do nen­hu­ma alter­ação nas infor­mações prestadas na últi­ma entre­vista, a família ben­efi­ciária poderá tam­bém faz­er a con­fir­mação dos dados pelo aplica­ti­vo do Cadas­tro Úni­co. Porém, se for pre­ciso alter­ar algum dado, é necessário com­pare­cer a um pos­to de cadas­tra­men­to para uma nova entre­vista de atu­al­iza­ção cadas­tral.

A con­sul­ta tam­bém pode ser real­iza­da na ver­são web. Serão exibidos os dados de iden­ti­fi­cação do Respon­sáv­el pela Unidade Famil­iar, os dados da família e de seus mem­bros.
Na Con­sul­ta Sim­ples, o usuário não pre­cisa realizar o login Gov.br, mas pre­cisa infor­mar dados de iden­ti­fi­cação como nome com­ple­to, data de nasci­men­to, nome da mãe e UF/município onde está cadastra­do, da for­ma como estão reg­istra­dos no Cadas­tro Úni­co, para que o cadas­tro seja encon­tra­do na base de dados do gov­er­no fed­er­al. No aces­so sem login, o cidadão poderá ter aces­so à con­sul­ta sim­pli­fi­ca­da de seu cadas­tro, à emis­são e val­i­dação de Com­pro­vante de Cadas­tro e à bus­ca por pos­tos de Atendi­men­to do Cadas­tro Úni­co.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d