...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Esportes / Retrospectiva 2021: no futebol brasileiro, o ano foi do Galo

Retrospectiva 2021: no futebol brasileiro, o ano foi do Galo

Repro­dução: © Arte — Agên­cia Brasil

Palmeiras (masculino) e Corinthians (feminino) dominaram o continente


Pub­li­ca­do em 29/12/2021 — 07:00 Por Fábio Lis­boa — Jor­nal­ista da TV Brasil — Rio de Janeiro

Para uma tor­ci­da o ano de 2021 ocu­pará um lugar espe­cial na memória, a do Atléti­co-MG. Isto porque foi neste ano que os apoiadores do Galo viram a equipe bril­har nos cam­pos brasileiros, garan­ti­n­do os títu­los do Campe­ona­to Brasileiro e da Copa do Brasil com um fute­bol com­pet­i­ti­vo e envol­vente.

A equipe mineira começou a dar provas de sua força ain­da no primeiro semes­tre de 2021, quan­do lev­ou para casa o troféu do Campe­ona­to Mineiro. Porém, foi na segun­da parte do ano que o time coman­da­do pelo téc­ni­co Cuca alcançou as con­quis­tas mais impor­tantes. A primeira delas foi o Brasileiro, títu­lo que não fes­te­ja­va há 50 anos.

Mas o Galo que­ria mais, e alcançou a Copa do Brasil ao super­ar na decisão o Ath­leti­co-PR com duas vitórias incon­testáveis (4 a 0 na ida, 2 a 1 na vol­ta). Esse foi o segun­do títu­lo do Atléti­co-MG na com­petição, o primeiro foi em 2014.

Nes­ta cam­pan­ha um per­son­agem ocupou um lugar espe­cial, o ata­cante Hulk, que final­i­zou sua primeira tem­po­ra­da com­ple­ta no fute­bol brasileiro como o artil­heiro do país com 36 gols.

Domínio na América do Sul

Se o Galo man­dou no Brasil, na Améri­ca do Sul o Por­co per­maneceu ditan­do as regras. O Palmeiras ini­ciou 2021 con­qui­s­tan­do o troféu da edição 2020 da Lib­er­ta­dores diante do San­tos em pleno está­dio do Mara­canã. E o últi­mo ato do Alviverde no ano foi lev­an­tar nova­mente o troféu da prin­ci­pal com­petição de clubes do con­ti­nente, des­ta vez diante do Fla­men­go em Mon­te­v­idéu (Uruguai).

Na Lib­er­ta­dores fem­i­ni­na a Glória Eter­na tam­bém foi de uma equipe de São Paulo, o Corinthi­ans, que der­ro­tou o Inde­pen­di­ente San­ta Fe (Colôm­bia) por 2 a 0 em par­ti­da dis­puta­da no está­dio Gran Par­que Cen­tral, em Mon­te­v­idéu, para ficar com o caneco. Este foi o ápice de uma equipe que alcançou a trí­plice coroa na tem­po­ra­da, após ficar tam­bém com os títu­los do Campe­ona­to Brasileiro e do Paulista.

Seleções em alta

A seleção brasileira teve um ano de altos e baixos em 2021. Se, por um lado, garan­tiu o seu prin­ci­pal obje­ti­vo na tem­po­ra­da, a vaga para a Copa do Catar, por out­ro sofreu um grande revés, ao perder, para a Argenti­na, a final da Copa Améri­ca dis­puta­da em solo brasileiro.

Nas Elim­i­natórias a equipe coman­da­da pelo téc­ni­co Tite mostrou força, man­ten­do a inven­ci­bil­i­dade em 25 jogos (com 21 tri­un­fos e qua­tro empates). Além dis­so, a cam­pan­ha em bus­ca da clas­si­fi­cação para o Mundi­al de 2022 serviu para a equipe pas­sar por uma peque­na ren­o­vação, na qual nomes como do meio-camp­ista Lucas Paque­tá e do ata­cante Raphin­ha gan­haram pro­jeção.

Já para a seleção fem­i­ni­na, 2021 ter­mi­nou com o primeiro títu­lo da era Pia Sund­hage, ini­ci­a­da em agos­to de 2019. Foi o Torneio Inter­na­cional de Fute­bol Fem­i­ni­no, dis­puta­do em Man­aus.

A com­petição foi a sex­ta com par­tic­i­pação canarin­ha des­de a chega­da de Pia. No primeiro ano, o Brasil foi vice-campeão deste mes­mo torneio, à época em São Paulo, super­a­do pelo próprio Chile na final, nos pênaltis. Em segui­da, a seleção foi à decisão do Torneio Inter­na­cional da Chi­na, per­den­do o títu­lo para as anfitriãs, tam­bém nas penal­i­dades. Em 2020, as brasileiras dis­putaram out­ro even­to amis­toso, des­ta vez na França, fican­do na ter­ceira posição entre qua­tro equipes (as france­sas levaram o títu­lo).

O próx­i­mo desafio das brasileiras será nova­mente o Torneio Inter­na­cional da França, no perío­do des­ti­na­do a jogos de seleções fem­i­ni­nas (Data Fifa) de 14 a 23 de fevereiro do próx­i­mo ano. Além das anfitriãs, as coman­dadas de Pia terão Holan­da e Fin­lân­dia pela frente. Em jul­ho, a seleção dis­pu­ta a Copa Améri­ca, onde pode garan­tir vaga na Copa do Mun­do de 2023, com sede na Aus­trália e na Nova Zelân­dia.

Edição: Verôni­ca Dal­canal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

TV Brasil inicia transmissão do Campeonato Cearense nesta quarta

Programação acompanha Ceará x Maranguape a partir de 21h20 EBC Pub­li­ca­do em 14/01/2026 — 08:10 …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d