...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Animais, Aves, Peixes / Senacon determina recolhimento de petiscos caninos Balance Bifinhos

Senacon determina recolhimento de petiscos caninos Balance Bifinhos

Repro­dução: © FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/ABR

Fabricante anunciou contaminação de seus produtos por etilenoglicol


Pub­li­ca­do em 26/10/2022 — 09:18 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

A Sec­re­taria Nacional do Con­sum­i­dor (Sena­con) deter­mi­nou o recol­hi­men­to ime­di­a­to de petis­cos cani­nos Bal­ance Bifin­hos, fab­ri­ca­dos pela empre­sa Bal­ance, mar­ca da BRF Pet. A decisão foi toma­da após a própria empre­sa ter anun­ci­a­do a con­t­a­m­i­nação de seus pro­du­tos com etilenogli­col, sub­stân­cia tóx­i­ca. A ingestão dessa sub­stân­cia resul­ta, segun­do as autori­dades san­itárias, “emergên­cia médi­ca”.

recall vale para os seguintes petis­cos cani­nos: Bal­ance Bifin­hos Fil­hote Fran­go: lote 22V074 (fab­ri­ca­do em 15/03/2022); Bal­ance Bifin­hos Carne Veg­e­tais: lote 22V085 (fab­ri­ca­do em 26/03/2022); e Bal­ance Bifin­hos Fran­go Assa­do: lote 22V085 (fab­ri­ca­do em 26/03/2022).

Na sem­ana pas­sa­da, o Depar­ta­men­to de Inspeção de Pro­du­tos de Origem Ani­mal do Min­istério da Agri­cul­tura, Pecuária e Abastec­i­men­to já havia deter­mi­nou o recol­hi­men­to dess­es petis­cos “em todo o ter­ritório nacional”, após ter rece­bido ofi­cial­mente o comu­ni­ca­do de recall vol­un­tário dos lotes.

“Com o novo comu­ni­ca­do, são ao todo seis empre­sas com deter­mi­nação de recol­hi­men­to de seus pro­du­tos após detecção de dois lotes de propilenogli­col con­t­a­m­i­na­dos com monoetilenogli­col, adquiri­dos da empre­sa Tec­no Clean: Bas­sar Indús­tria e Comér­cio Ltda, FVO Ali­men­tos Ltda, Pep­py Pet Indús­tria e Comér­cio de Ali­men­tos para Ani­mais, Upper Dog com­er­cial Ltda, Peti­tos Indús­tria e Comér­cio de Ali­men­tos, e ago­ra a Pets Mel­lon Indus­tria de Pro­du­tos para Ali­men­tação Ani­mal Ltda”, infor­mou no dia 21 o min­istério.

O propilenogli­col é pro­du­to de uso per­mi­ti­do na ali­men­tação ani­mal, des­de que seja adquiri­do de empre­sas reg­istradas. “As inves­ti­gações que estão sendo real­izadas são rela­cionadas a uma pos­sív­el con­t­a­m­i­nação do propilenogli­col por monoetilenogli­col. Até o momen­to, não existe dire­triz do min­istério de sus­pender o uso de pro­du­tos que con­tenham propilenogli­col na sua for­mu­lação, além dos já men­ciona­dos”, infor­mou em nota.

Segun­do a Sena­con, não há até o momen­to “evidên­cias de mortes de cães cau­sadas pela ingestão dos petis­cos”. Em nota ofi­cial, a empre­sa afir­ma que con­duz a real­iza­ção de anális­es téc­ni­cas próprias e inde­pen­dentes.

 

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d