...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias do Mundo / “Vamos reconstruir tudo que foi destruído”, diz presidente da Ucrânia

“Vamos reconstruir tudo que foi destruído”, diz presidente da Ucrânia

Repro­dução: © Ukrain­ian Pres­i­den­t’s Office via ZUMA Press Wire Service/dpa

Zelensky espera aprovação da entrada do país na UE


Pub­li­ca­do em 10/03/2022 — 10:57 Por Mari­eta Cazarré — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Em depoi­men­to divul­ga­do hoje (10), o pres­i­dente da Ucrâ­nia, Volodymyr Zelen­sky, afir­mou que o povo de seu país não irá desi­s­tir de lutar e que, depois de vencer a Rús­sia, irão recon­stru­ir o que foi destruí­do, rápi­do e com qual­i­dade. “Eu até já criei pro­gra­mas gov­er­na­men­tais para a recon­strução de todas essas cidades. Elas não verão nen­hum ras­tro da agressão rus­sa”, disse.

Em sua fala emo­ciona­da, Zelen­sky afir­ma que o povo ucra­ni­ano está lutan­do pela liber­dade de todos os cidadãos do con­ti­nente europeu. “Sei que os líderes da União Europeia (UE) vão se unir para tratar da nos­sa adesão. Esta­mos esperan­do um sinal con­cre­to. Esper­amos um apoio poderoso porque isso será jus­to, ver­dadeiro, humano e europeu”, disse.

Para o man­datário ucra­ni­ano, o pres­i­dente rus­so, Wladimir Putin, quer humil­har o povo “para que eles, de joel­hos, peguem pão e água das mãos dos inva­sores. Para que eles pos­sam sal­var as suas vidas somente indo para ter­ritórios ocu­pa­dos ou para a Rús­sia”.

Zelen­sky disse que os cidadãos rus­sos um dia perce­berão que estão sendo engana­dos por Putin há anos. E que sen­tirão as con­se­quên­cias econômi­cas e soci­ais da guer­ra e perce­berão que o futuro de seus fil­hos está sendo rou­ba­do. “A guer­ra nun­ca é iso­la­da, ela sem­pre bate na víti­ma e no agres­sor tam­bém”.

O pres­i­dente ucra­ni­ano disse ain­da que a Rús­sia men­tiu para seus cidadãos quan­do afir­mou que o ataque de ontem (9) a um hos­pi­tal em Mar­i­upol não teve víti­mas pois o local esta­va vazio. Zelen­sky disse que o sal­do do ataque foi de três mor­tos, entre elas uma meni­na, e 17 feri­dos, entre cri­anças, mul­heres e médi­cos.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Reunião da OEA sobre Venezuela expõe divisão política no continente

Países alinhados aos EUA defenderam ataque a Caracas Rafael Car­doso — Repórter da Agên­cia Brasil …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d