...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Economia / Brasil bateu 10 recordes em produção de energia renovável, em julho

Brasil bateu 10 recordes em produção de energia renovável, em julho

Tores de geradores de energia eólica no Rio grande do Norte. Natal(RN)08-11-2012Foto: Miguel Ângelo/CNI
Repro­dução: © Miguel Ângelo/CNI

Dados são do Operador Nacional do Sistema Elétrico


Pub­li­ca­do em 09/08/2021 — 10:14 Por Vic­tor Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional — Brasília

O Brasil bateu, no mês de jul­ho, 10 recordes de pro­dução de ener­gia de fontes ren­ováveis na região Nordeste. Os dados são do Oper­ador Nacional do Sis­tema Elétri­co (ONS). Foram qua­tro recordes de ger­ação eóli­ca média e qua­tro de ger­ação instan­tânea, além de dois recordes de pro­dução de ener­gia solar.

O Min­istério de Minas e Ener­gia desta­cou o índice reg­istra­do em 22 de jul­ho, quan­do, pela primeira vez, a força dos ven­tos ger­ou ener­gia capaz de abaste­cer 102% da região Nordeste durante 24 horas. Só naque­le dia foram pro­duzi­dos mais de 11 mil megawatts médios de ener­gia eóli­ca.

O dire­tor do Depar­ta­men­to de Infor­mações e Estu­dos Energéti­cos do min­istério, André Osório, afir­mou que essas duas maneiras de ger­ar ener­gia fazem parte da matriz energéti­ca ren­ováv­el do país. De acor­do com ele, essas for­mas de pro­duzir sem esgo­tar a fonte de ener­gia é pre­dom­i­nante e deve con­tin­uar assim.

“A par­tic­i­pação das [fontes] ren­ováveis na matriz elétri­ca deve con­tin­uar aci­ma de 80% até 2030, chegan­do a cer­ca de 85% em 2050. Tais resul­ta­dos serão alcança­dos, em boa medi­da, pelo aproveita­men­to, pelo país, de seus poten­ci­ais eóli­co, solar e de bio­mas­sa”, disse Osório.

Esse perío­do que vai até novem­bro é con­heci­do como safra dos ven­tos. De acor­do com o ONS, a ener­gia eóli­ca hoje rep­re­sen­ta 10,9% da matriz elétri­ca brasileira e a expec­ta­ti­va é que chegue a 13,6% ao fim de 2025.

Já a ener­gia solar rep­re­sen­ta 2% da matriz, com expec­ta­ti­va de atin­gir 2,9% até o fim deste ano. No dia 30 de jul­ho, foi reg­istra­do o novo recorde de ger­ação solar média, com o acú­mu­lo de 682 megawatt médios em ape­nas 24 horas. Essa quan­ti­dade cor­re­sponde a 5,8% da deman­da da Região Nordeste.

O dire­tor do Min­istério de Minas e Ener­gia, André Osório, afir­mou que o min­istério plane­ja inve­stir 2 tril­hões e 700 bil­hões de reais para garan­tir a expan­são da pro­dução de ener­gia ren­ováv­el pelos próx­i­mos 10 anos.

Ouça na Radioagência Nacional

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Receita Federal volta a negar taxação do Pix e alerta para golpes

Fake news voltaram a circular após novo vídeo de deputado Well­ton Máx­i­mo – Repórter da …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d