...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Saúde / Covid-19 matou mais crianças pequenas do que 14 doenças em 10 anos

Covid-19 matou mais crianças pequenas do que 14 doenças em 10 anos

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Levantamento da Fiocruz teve foco em crianças de 6 meses a 3 anos


Pub­li­ca­do em 25/07/2022 — 19:03 Por Léo Rodrigues – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Ouça a matéria:

Des­de março de 2020, quan­do a covid-19 começou a se dis­sem­i­nar no Brasil, a doença cau­sou no país a morte de 539 cri­anças entre 6 meses e 3 anos de idade. Esse número, atingi­do em pouco mais de dois anos de pan­demia, é mais que o trip­lo do total de mortes que out­ras 14 enfer­mi­dades causaram jun­tas em um perío­do de 10 anos.

Entre 2012 e 2021, neu­ro­tu­ber­cu­lose, tuber­cu­lose mil­iar, tétano neona­tal, tétano, dif­te­ria, coqueluche, poliomielite, saram­po, rubéo­la, hepatite B, cax­um­ba, rubéo­la con­gêni­ta, hepatite viral con­gêni­ta e menin­gite meningocó­ci­ca do tipo B tiraram a vida de 144 cri­anças entre 6 meses e 3 anos de idade. Emb­o­ra sejam enfer­mi­dades capazes de matar, todas elas podem ser pre­venidas por vaci­nas.

O lev­an­ta­men­to, divul­ga­do hoje (25), foi real­iza­do por pesquisadores do Obser­vatório de Saúde na Infân­cia da Fun­dação Oswal­do Cruz (Fiocruz). Eles fiz­er­am a com­para­ção a par­tir de dados do Sis­tema de Infor­mação sobre Mor­tal­i­dade (SIM), desen­volvi­do pelo Min­istério da Saúde.

As 14 doenças con­sid­er­adas no lev­an­ta­men­to fazem parte da Lista Brasileira de Mortes Evitáveis para menores de 5 anos. Tra­ta-se de uma relação cri­a­da por espe­cial­is­tas da saúde infan­til sob a coor­de­nação do Min­istério da Saúde. Algu­mas dessas enfer­mi­dades não causaram nen­hu­ma morte infan­til nos últi­mos 10 anos. Um exem­p­lo é a poliomielite, errad­i­ca­da no país des­de 1994.

Difer­ente das 14 doenças, não há ain­da um imu­nizante con­tra a covid-19 aprova­do para a faixa etária estu­da­da. Há duas sem­anas, a Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa) autor­i­zou o uso da vaci­na Coro­n­aVac em cri­anças entre 3 e 5 anos de idade. Aque­las com mais de 5 anos já estavam sendo aten­di­das no Plano Nacional de Imu­niza­ção (PNI) des­de janeiro.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d