...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Confira o que levar para as provas do Enem

Confira o que levar para as provas do Enem

Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

Exame será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro


Pub­li­ca­do em 09/11/2022 — 06:32 Por Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da Agên­cia Brasil  — Rio de Janeiro

ouvir:

Estu­dantes de todo o país começam a faz­er, neste domin­go (13), o Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) 2022. Para par­tic­i­par da pro­va é obri­gatório levar um doc­u­men­to ofi­cial de iden­ti­fi­cação, com foto e cane­ta esfer­o­grá­fi­ca de tin­ta pre­ta, fab­ri­ca­da em mate­r­i­al trans­par­ente. É pre­ciso estar aten­to ao que é per­mi­ti­do no local de pro­va para não cor­rer o risco de ser elim­i­na­do do exame. 

Nas duas últi­mas edições do Enem, por causa da pan­demia de covid-19, o uso de más­cara de pro­teção facial era obri­gatório. Ago­ra, o uso con­tin­ua sendo per­mi­ti­do, mas deixa de ser obri­gatório nos esta­dos e municí­pios onde é lib­er­a­do em locais fecha­dos.

De acor­do com o edi­tal, para a iden­ti­fi­cação, os par­tic­i­pantes devem apre­sen­tar doc­u­men­tos orig­i­nais, com foto. Entre as iden­ti­fi­cações aceitas estão a Carteira de Iden­ti­dade, a Carteira Nacional de Habil­i­tação (CNH), o pas­s­aporte e a Carteira de Tra­bal­ho emi­ti­da após 27 de janeiro de 1997. Nes­ta edição serão aceitos os doc­u­men­tos dig­i­tais e‑Título, CNH dig­i­tal e RG dig­i­tal, des­de que apre­sen­ta­dos nos respec­tivos aplica­tivos ofi­ci­ais.

A cane­ta esfer­o­grá­fi­ca de tin­ta pre­ta, fab­ri­ca­da em mate­r­i­al trans­par­ente, é item obri­gatório tam­bém para os can­didatos do Enem dig­i­tal, já que a redação será fei­ta em papel e não no com­puta­dor, como o restante da pro­va.

Lanche e água

Emb­o­ra não seja obri­gatório, é recomen­da­do que os par­tic­i­pantes lev­em lanche, água e/ou out­ras bebidas, com exceção de bebidas alcoóli­cas que não são per­mi­ti­das e podem levar à elim­i­nação do can­dida­to.

É recomen­da­do ain­da que se leve o Cartão de Con­fir­mação da Inscrição. Nele está, entre out­ras infor­mações, o local de pro­va. O cartão pode ser aces­sa­do na Pági­na do Par­tic­i­pante.

Caso neces­sitem com­pro­var que par­tic­i­param do exame, os estu­dantes podem, tam­bém, na Pági­na do Par­tic­i­pante, imprim­ir a Declar­ação de Com­parec­i­men­to para cada dia de pro­va, infor­man­do o CPF e a sen­ha. A declar­ação deve ser apre­sen­ta­da ao apli­cador na por­ta da sala em cada um dos dias. Ela serve, por exem­p­lo, para jus­ti­ficar a fal­ta ao tra­bal­ho.

Itens proibidos

Os can­didatos não podem por­tar, durante o exame, nen­hum dis­pos­i­ti­vo eletrôni­co, como tele­fones celu­lares, smart­phones, tabletswear­able tech, máquinas cal­cu­lado­ras, agen­das eletrôni­cas e/ou sim­i­lares, gravadores, pen­drive, mp3 e/ou sim­i­lares; alarmes, chaves com alarme ou com qual­quer out­ro com­po­nente eletrôni­co.

Os celu­lares devem ser desli­ga­dos, pois se o apar­el­ho eletrôni­co, ain­da que den­tro do enve­lope por­ta-obje­tos, emi­tir qual­quer tipo de som, como toque ou alarme, o par­tic­i­pante será elim­i­na­do do exame.

Tam­bém não podem ter em mãos fones de ouvi­do e/ou qual­quer trans­mis­sor, gravador e/ou recep­tor de dados, ima­gens, vídeos e men­sagens. São ain­da itens proibidos ócu­los escuros e arti­gos de chapelar­ia, como boné, chapéu, viseira, gor­ro ou sim­i­lares; cane­ta de mate­r­i­al não trans­par­ente, lápis, lapi­seira, bor­rachas, réguas, cor­re­tivos, livros, man­u­ais, impres­sos, ano­tações; pro­te­tor auric­u­lar, reló­gio de qual­quer tipo.

Ess­es obje­tos, caso o estu­dante leve para o exame, devem ser colo­ca­dos den­tro do enve­lope por­ta-obje­tos forneci­do pelo apli­cador, ao ingres­sar na sala de provas. A Declar­ação de Com­parec­i­men­to tam­bém deve ser colo­ca­da den­tro do enve­lope. O enve­lope deve ser lacra­do e iden­ti­fi­ca­do, des­de o ingres­so na sala de provas até a saí­da defin­i­ti­va do local. Caso o par­tic­i­pante des­cumpra essas regras, poderá ser elim­i­na­do do exame.

Enem 2022

O Enem será apli­ca­do nos dias 13 e 20 de novem­bro para cer­ca de 3,4 mil­hões de estu­dantes em todo o país. No primeiro dia, os par­tic­i­pantes farão as provas de lin­gua­gens, ciên­cias humanas e redação. No segun­do, matemáti­ca e ciên­cias da natureza. Os locais de pro­va estão disponíveis no Cartão de Con­fir­mação de Inscrição, na Pági­na do Par­tic­i­pante.

O exame sele­ciona estu­dantes para vagas do ensi­no supe­ri­or públi­co, pelo Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu), para bol­sas em insti­tu­ições pri­vadas, pelo Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies). Os resul­ta­dos tam­bém podem ser usa­dos para ingres­sar em insti­tu­ições de ensi­no por­tugue­sas que têm con­vênio com o Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep).

Quem está se preparan­do para o Enem pode aces­sar todas as provas e gabar­i­tos de edições ante­ri­ores no site do Inep, para se preparar para as provas. Para tes­tar os con­hec­i­men­tos, os estu­dantes podem aces­sar gra­tuita­mente o Questões Enem, um ban­co prepara­do pela Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), que reúne questões de provas de anos ante­ri­ores. No sis­tema, é pos­sív­el escol­her as áreas do con­hec­i­men­to que se quer estu­dar. O ban­co sele­ciona as questões de maneira aleatória.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d