...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Governo federal reconhece situação de emergência em Araraquara

Governo federal reconhece situação de emergência em Araraquara

Repro­dução: © Defe­sa Civ­il Nacional/Divulgação

Município do interior paulista foi atingido por fortes temporais


Pub­li­ca­do em 06/01/2023 — 10:29 Por Aécio Ama­do — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A Sec­re­taria Nacional de Pro­teção e Defe­sa Civ­il recon­heceu hoje (6), em por­taria pub­li­ca­da no Diário Ofi­cial da União, situ­ação de emergên­cia em Araraquara, no inte­ri­or de São Paulo, atingi­da por fortes tem­po­rais.

A situ­ação de emergên­cia per­mite à admin­is­tração munic­i­pal agili­dade na adoção de medi­das, superan­do buro­c­ra­cias, por exem­p­lo, na lib­er­ação de recur­sos fed­erais para ações de atendi­men­to à pop­u­lação e serviços necessários para a recu­per­ação de áreas afe­tadas por desas­tre nat­ur­al.

Os min­istros Jad­er Fil­ho, das Cidades, e Waldez Góes, da Inte­gração Nacional e Desen­volvi­men­to Region­al, estão em Araraquara vis­i­tan­do as regiões mais atingi­das pelos recentes tem­po­rais.

Acom­pan­hados pelo secretário nacional de Pro­teção e Defe­sa Civ­il, Wol­nei Wokff, Jad­er Fil­ho e Góes deixaram Brasília no iní­cio da tarde dessa quin­ta-feira (5), por decisão, segun­do Góes, do pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va.

Estado de alerta

Atingi­da por fortes chu­vas na últi­ma sem­ana de 2022, Araraquara aguar­da a lib­er­ação de recur­sos fed­erais e estad­u­ais para dar iní­cio às obras mais com­plexas de recu­per­ação da infraestru­tu­ra dan­i­fi­ca­da pela força das águas.

Ape­sar de as chu­vas mais fortes terem ocor­ri­do na sem­ana pas­sa­da, Araraquara con­tin­ua em esta­do de aler­ta. Até o fim da tarde de ontem, ao menos nove pon­tos da cidade estavam total ou par­cial­mente inter­di­ta­dos.

Segun­do a Defe­sa Civ­il estad­ual, no últi­mo dia 28 choveu, em ape­nas seis horas, o equiv­a­lente a 200 milímet­ros. Além de muitos estra­gos, o tem­po­ral cau­sou ao menos cin­co mortes e o desa­parec­i­men­to de uma cri­ança de 10 anos. As víti­mas per­tencem a uma mes­ma família e estavam em um veícu­lo arras­ta­do pelas águas de um cór­rego que trans­bor­dou.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d