...
domingo ,28 abril 2024
Home / Noticias / Chuvas: Codefat amplia seguro-desemprego em Alagoas e Pernambuco

Chuvas: Codefat amplia seguro-desemprego em Alagoas e Pernambuco

Repro­du­ção: © Por­tal Ofi­ci­al do Gover­no do Esta­do de Ala­go­as

Benefício será ampliado por dois meses


Publi­ca­do em 07/06/2022 — 10:37 Por Luci­a­no Nas­ci­men­to — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — São Luís

Tra­ba­lha­do­res dos muni­cí­pi­os atin­gi­dos por for­tes chu­vas em Per­nam­bu­co e Ala­go­as terão o segu­ro-desem­pre­go ampli­a­do. A deci­são é do Con­se­lho Deli­be­ra­ti­vo do Fun­do de Ampa­ro ao Tra­ba­lha­dor (Code­fat) e foi publi­ca­da hoje (7) no Diá­rio Ofi­ci­al da União (DOU).

Segun­do a reso­lu­ção, a ampli­a­ção será por dois meses, em cará­ter excep­ci­o­nal, e se apli­ca aos tra­ba­lha­do­res com empre­ga­do­res nos muni­cí­pi­os que decla­ra­ram situ­a­ção de emer­gên­cia.

Terão direi­to a duas par­ce­las extras os tra­ba­lha­do­res que já rece­bem o segu­ro-desem­pre­go, que foram demi­ti­dos no perío­do de 1º de dezem­bro de 2021 a 31 de maio de 2022.

As chu­vas em Per­nam­bu­co dei­xa­ram mais de 125 mor­tos na capi­tal, Reci­fe, e em toda região metro­po­li­ta­na. O núme­ro de pes­so­as desa­bri­ga­das pas­sou de 11 mil. A pre­vi­são, de acor­do com o Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Mete­o­ro­lo­gia (Inmet), é que vai con­ti­nu­ar cho­ven­do no les­te da região Nor­des­te pelo menos até quin­ta-fei­ra (9).

O segu­ro-desem­pre­go visa garan­tir uma assis­tên­cia finan­cei­ra tem­po­rá­ria ao tra­ba­lha­dor dis­pen­sa­do invo­lun­ta­ri­a­men­te (sem jus­ta cau­sa). O paga­men­to varia de três a cin­co par­ce­las, com o valor míni­mo de um salá­rio-míni­mo.

Além de tra­ba­lha­do­res for­mais (com regis­tro), tam­bém têm direi­to ao bene­fí­cio os empre­ga­dos domés­ti­cos, pes­ca­do­res que exer­cem ati­vi­da­de arte­sa­nal com regis­tro, e pes­so­as res­ga­ta­das de ser­vi­ço aná­lo­go à escra­vi­dão.

*Títu­lo alte­ra­do às 11h12 para escla­re­cer infor­ma­ção.

Edi­ção: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 23/04/2024 – Indígena de várias etnias que participam do Acampamento Terra Livre 2024 marcham na Esplanada dos Ministérios com o eslogam #EmergênciaIndígena: Nossos Direitos não se negociam. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Milhares de indígenas marcham em Brasília

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil Eles cobram respeito aos direitos dos povos originários Publi­ca­do em …