...
domingo ,5 maio 2024
Home / Noticias / Bahia tem 220 mil pessoas afetadas pelas fortes chuvas

Bahia tem 220 mil pessoas afetadas pelas fortes chuvas

Repro­du­ção: © Isac Nóbrega/PR

Número de mortes chegou a dez


Publi­ca­do em 13/12/2021 — 15:31 Por Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

As chu­vas for­tes que atin­gem a Bahia já dei­xa­ram pelo menos 10 mor­tos no esta­do. Segun­do o últi­mo balan­ço divul­ga­do pela Defe­sa Civil esta­du­al no iní­cio da tar­de des­ta nes­ta segun­da-fei­ra (13), nas regiões mais afe­ta­das cer­ca de 15.199 pes­so­as estão desa­lo­ja­das e 6.371 desa­bri­ga­das. A popu­la­ção atin­gi­da che­ga a mais de 220 mil pes­so­as.

Os tem­po­rais na últi­ma sema­na fize­ram rios trans­bor­da­rem, casas foram inun­da­das, e com estra­das e pon­tes des­truí­das algu­mas cida­des estão ilha­das e inco­mu­ni­cá­veis. O gover­na­dor da Bahia, Rui Cos­ta, decla­rou situ­a­ção de emer­gên­cia em pelo menos 51 muni­cí­pi­os. Já o gover­no fede­ral reco­nhe­ceu até ago­ra o esta­do de emer­gên­cia em 24 muni­cí­pi­os bai­a­nos.

De acor­do com o Cor­po de Bom­bei­ros, os muni­cí­pi­os mais afe­ta­dos no extre­mo sul são: Euná­po­lis, Gua­ra­tin­ga, Ita­be­la, Ita­nhém, Mucu­ri, Por­to Segu­ro, San­ta Cruz Cabrá­lia, Tei­xei­ra de Frei­tas e Vere­da, além de Jucu­ru­çú, Medei­ros Neto, Pra­do, Ita­ma­ra­ju, esses qua­tro últi­mos tam­bém con­cen­tram jun­tos o mai­or núme­ro de desa­bri­ga­dos 3.956. No sul do esta­do foram atin­gi­das as cida­des de Mas­co­te, Ita­ca­ré, Ita­bu­na, Ilhéus, Cana­vi­ei­ras, Cama­can e Bel­mon­te.

Embo­ra a chu­va tenha dimi­nuí­do sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te e em mui­tas loca­li­da­des as águas este­jam bai­xan­do, a for­ça-tare­fa mobi­li­za­da pelo gover­no do esta­do para aten­di­men­to à popu­la­ção no extre­mo sul com equi­pes do Cor­po de Bom­bei­ros Mili­tar da Bahia, Gru­pa­men­to Aéreo da Polí­cia Mili­tar e a Defe­sa Civil do esta­do seguem atu­an­do.

Mais de 1,5 mil ces­tas bási­cas, além de rou­pas, água e itens de uso pes­so­al já foram dis­tri­buí­dos pelos gru­pa­men­tos de bom­bei­ros mili­ta­res das cida­des de Por­to Segu­ro e Euná­po­lis. Os dona­ti­vos foram reco­lhi­dos pela popu­la­ção e entre­gues com aju­da dos agen­tes.

Recuperação

A par­tir de hoje, o gover­no da Bahia ini­cia o pla­ne­ja­men­to para recu­pe­ra­ção das cida­des afe­ta­das. “Vamos ini­ci­ar a recu­pe­ra­ção e recons­tru­ção de mui­tas casas que foram per­di­das. Vamos ini­ci­ar essa recons­tru­ção em um local mais ade­qua­do, mais alto, fora do alcan­ce das águas dos rios. Nes­ta segun­da, vamos fazer uma gran­de reu­nião com as secre­ta­ri­as e pre­fei­tos para deci­dir novas ações”, dis­se o gover­na­dor Rui Cos­ta.

Ontem (12), o pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro sobre­vo­ou as regiões afe­ta­das acom­pa­nha­do pelos minis­tros da Cida­da­nia, João Roma; do Desen­vol­vi­men­to Regi­o­nal, Rogé­rio Mari­nho; do Gabi­ne­te de Segu­ran­ça Ins­ti­tu­ci­o­nal, gene­ral Augus­to Hele­no; e da Saú­de, Mar­ce­lo Quei­ro­ga.

Ao todo, o Minis­té­rio do Desen­vol­vi­men­to Regi­o­nal  anun­ci­ou a libe­ra­ção de R$ 5,8 milhões para os muni­cí­pi­os de Euná­po­lis, Ita­ma­ra­ju, Jucu­ru­çu, Ibi­cuí, Ruy Bar­bo­sa, Mara­go­gi­pe e Ita­be­ra­ba.

O gover­no fede­ral tam­bém auto­ri­zou o empre­go de tro­pas do Exér­ci­to no res­ga­te e rea­lo­ca­ção de pes­so­as desa­bri­ga­das pelas enchen­tes e inun­da­ções. Uma por­ta­ria do Minis­té­rio do Desen­vol­vi­men­to Regi­o­nal, com a libe­ra­ção de R$ 1,2 milhão para empre­go nas ações de emer­gên­cia em Euná­po­lis já está publi­ca­da na edi­ção de hoje do Diá­rio Ofi­ci­al da União .

Segun­do o minis­té­rio, a expec­ta­ti­va é que as demais libe­ra­ções sai­am ain­da hoje em edi­ção extra do Diá­rio Ofi­ci­al da União.

Edi­ção: Valé­ria Agui­ar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 31 mortos e 74 desaparecidos

Repro­du­ção: © REUTERS/Diego Vara Segundo a PRF, 39 rodovias estão totalmente bloqueadas no estado Publicado …