...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / Brics lança concurso para startups lideradas por mulheres

Brics lança concurso para startups lideradas por mulheres

Inscrições ficam abertas até 4 de maio

Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 09/04/2025 — 08:02
Rio de Janeiro
Brasília (DF) 21/12/2024 - Conheça a identidade visual do BRICS Brasil: árvore amazônica traduz objetivos do grupo. Foto: Secretaria de Comunicação Social/Divulgação
Repro­dução: © Sec­re­taria de Comu­ni­cação Social/Divulgação

A presidên­cia brasileira do Brics — blo­co for­ma­do atual­mente por 11 país­es — está lançan­do um con­cur­so para impul­sion­ar o empreende­doris­mo fem­i­ni­no como motor de desen­volvi­men­to econômi­co e ino­vação sus­ten­táv­el. A ini­cia­ti­va bus­ca dar vis­i­bil­i­dade a negó­cios lid­er­a­dos por mul­heres que ofer­e­cem soluções práti­cas e ino­vado­ras para desafios enfrenta­dos por suas comu­nidades e mer­ca­dos.

O Brics Women’s Star­tups Con­test 2025 tem a colab­o­ração do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Peque­na Empre­sa (Sebrae), da Con­fed­er­ação Nacional da Indús­tria (CNI) e da Aliança de Mul­heres de Negó­cios do blo­co (Brics WBA).

A expec­ta­ti­va é atrair até 2 mil inscrições, demon­stran­do o alcance e relevân­cia da ação para o for­t­alec­i­men­to do empreende­doris­mo fem­i­ni­no. O con­cur­so está aber­to a star­tups lid­er­adas por mul­heres dos país­es do blo­co (Brasil, Rús­sia, Índia, Chi­na, África do Sul, Egi­to, Etiópia, Indonésia, Arábia Sau­di­ta, Irã e Emi­ra­dos Árabes) e par­ceiros: (Bielor­rúsia, Bolívia, Caza­quistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailân­dia, Ugan­da e Uzbeq­ui­stão). Star­tups do Quir­guistão, de Moçam­bique, do Leso­to, de Zâm­bia e do Zim­bábue tam­bém poderão par­tic­i­par, des­de que operem nos mer­ca­dos do Brics ou apre­sen­tem planos con­sis­tentes de expan­são para essas regiões.

As inscrições estão aber­tas até 4 de maio de 2025 e devem ser feitas por meio do site ofi­cial da presidên­cia brasileira do blo­co.

A ini­cia­ti­va está em sin­to­nia com as pri­or­i­dades esta­b­ele­ci­das pela presidên­cia brasileira do Brics, voltadas à inte­gração econômi­ca, ampli­ação de parce­rias estratég­i­cas e à pro­moção de ações que gerem impacto social e econômi­co duradouro.

Categorias

As can­di­datas poderão con­cor­rer em seis cat­e­go­rias prin­ci­pais, que refletem áreas estratég­i­cas para o desen­volvi­men­to sus­ten­táv­el e a inclusão econômi­ca dos país­es do Brics. O con­cur­so está divi­di­do em seis áreas: saúde e bem-estar; agri­cul­tura e segu­rança ali­men­tar; edu­cação e desen­volvi­men­to de habil­i­dades; ener­gia, infraestru­tu­ra e mobil­i­dade; comér­cio, serviço e trans­for­mação dig­i­tal; e desen­volvi­men­to sus­ten­táv­el e soluções climáti­cas.

Neste ano, o Sebrae é um dos respon­sáveis pela orga­ni­za­ção. Com o apoio da insti­tu­ição, o Brics Women’s Star­tups Con­test 2025 bus­ca cri­ar um ambi­ente propí­cio para que empreende­do­ras se conectem com investi­dores, acel­er­ado­ras e ecos­sis­temas globais de ino­vação. A final­i­dade é incen­ti­var o cresci­men­to dess­es negó­cios e pro­mover seu aces­so a novos mer­ca­dos.

Premiação

As 18 final­is­tas par­tic­i­parão de mis­são téc­ni­ca ao Rio de Janeiro, de 1º a 8 de jul­ho deste ano, com todas as despe­sas cober­tas, incluin­do pas­sagens aéreas, hospedagem e um val­or em din­heiro. Durante a sem­ana, poderão con­hecer hubs de ino­vação, apre­sen­tar seus pro­je­tos para investi­dores e líderes empre­sari­ais e par­tic­i­par da cer­imô­nia de pre­mi­ação do Brics Busi­ness Forum.

O con­cur­so reforça o com­pro­mis­so do Brasil em pro­mover o empreende­doris­mo fem­i­ni­no e facil­i­tar o aces­so a mer­ca­dos globais para star­tups e pequenos negó­cios ino­vadores. As dis­cussões no âmbito do Brics têm desta­ca­do a importân­cia da coop­er­ação tec­nológ­i­ca e da inclusão pro­du­ti­va para o cresci­men­to sus­ten­táv­el.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d