...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Animais, Aves, Peixes / Agricultura confirma caso de gripe aviária em município do RS

Agricultura confirma caso de gripe aviária em município do RS

Mapa está fazendo a comunicação oficial aos entes das cadeia produtiva

Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 16/05/2025 — 13:43
Brasília
Frangos
Repro­dução: © Arquivo/Agência Brasil

O Min­istério da Agri­cul­tura e Pecuária (Mapa) con­fir­mou que foi detec­ta­do, no municí­pio de Mon­tene­gro, no Rio Grande do Sul, um caso de vírus da influen­za aviária de alta pato­geni­ci­dade (IAAP) em matrizeiro de aves com­er­ci­ais.

É o primeiro foco de IAAP detec­ta­do em sis­tema de avi­cul­tura com­er­cial no Brasil. Por questões con­trat­u­ais, a expor­tação de aves para a Chi­na é sus­pen­sa quan­do há ocor­rên­cias desse tipo, infor­mou o min­istério à Agên­cia Brasil.

Em nota, o Mapa infor­mou que a doença não é trans­mi­ti­da pelo con­sumo de carne de aves nem de ovos.

“A pop­u­lação brasileira e mundi­al pode se man­ter tran­quila em relação à segu­rança dos pro­du­tos inspe­ciona­dos, não haven­do qual­quer restrição ao seu con­sumo. O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maio­r­ia, ocorre entre trata­dores ou profis­sion­ais com con­ta­to inten­so com aves infec­tadas (vivas ou mor­tas)”, infor­ma a nota.

» Siga o canal da Agên­cia Brasil no What­sApp

Segun­do a pas­ta, já foram ado­tadas as medi­das de con­tenção e errad­i­cação do foco pre­vis­tas no plano nacional de con­tingên­cia. A medi­da per­mite, além do com­bate ao foco especí­fi­co, a manutenção da capaci­dade pro­du­ti­va do setor, de for­ma a garan­tir o abastec­i­men­to e a segu­rança ali­men­tar da pop­u­lação.

“O Mapa tam­bém está real­izan­do a comu­ni­cação ofi­cial aos entes das cadeias pro­du­ti­vas envolvi­das, à Orga­ni­za­ção Mundi­al de Saúde Ani­mal (OMSA), aos Min­istérios da Saúde e do Meio Ambi­ente, bem como aos par­ceiros com­er­ci­ais do Brasil”, com­ple­men­tou a nota ao ressaltar que o Serviço Vet­er­inário brasileiro está “treina­do e equipa­do” para o enfrenta­men­to da doença

Des­de 2006, os casos de IAAP têm ocor­ri­do prin­ci­pal­mente na Ásia, África e no norte da Europa.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d