...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Olimpíada de matemática das escolas públicas aplica prova nesta terça

Olimpíada de matemática das escolas públicas aplica prova nesta terça

Edição deste ano tem cobertura nacional recorde de 99,93%

Ana Cristi­na Cam­pos — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 03/06/2025 — 07:40
Rio de Janeiro
Canoas (RS), 21/06/2024 - A professora Suelem Furlanetto dentro de sala de aula na Escola Municipal Rio Grande do Sul, após enchente que atingiu toda a escola. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Repro­dução: © Bruno Peres/Agência Brasil

Mais de 18,6 mil­hões de estu­dantes de todas as regiões do Brasil par­tic­i­pam, nes­ta terça-feira (3), da primeira fase da 20ª Olimpía­da Brasileira de Matemáti­ca das Esco­las Públi­cas (OBMEP). Real­iza­da pelo Insti­tu­to de Matemáti­ca Pura e Apli­ca­da (IMPA), a com­petição cel­e­bra mais de duas décadas de história baten­do recorde: 57.222 esco­las de 5.566 municí­pios vão par­tic­i­par, o que rep­re­sen­ta 99,93% de cober­tu­ra nacional – o maior número já reg­istra­do des­de sua cri­ação, em 2005.

“A OBMEP alcança os 20 anos de existên­cia ple­na­mente con­sol­i­da­da como um dos prin­ci­pais even­tos do nos­so cal­endário esco­lar, pre­sente na quase total­i­dade dos municí­pios brasileiros,” disse o dire­tor-ger­al do IMPA, Marce­lo Viana.

Nes­ta primeira fase, as provas serão apli­cadas e cor­rigi­das pelas próprias esco­las, con­forme reg­u­la­men­to. O estu­dante terá 2h30 min­u­tos para resolver 20 questões obje­ti­vas do exame, prepara­do em três níveis, de acor­do com o grau de esco­lar­i­dade do aluno: Nív­el 1 (6º e 7º anos), Nív­el 2 (8º e 9º anos) e Nív­el 3 (Ensi­no Médio). O reg­u­la­men­to da olimpía­da está disponív­el no site.

A relação dos can­didatos aprova­dos para a segun­da fase será divul­ga­da em 1º de agos­to no site da Olimpía­da. A eta­pa final da com­petição será real­iza­da em 25 de out­ubro nos locais pre­vi­a­mente infor­ma­dos pela OBMEP.

Premiação e bolsa

A OBMEP dis­tribuirá 8.450 medal­has nacionais — 650 de ouro, 1.950 de pra­ta e 5.850 de bronze — além de 51 mil cer­ti­fi­ca­dos de menção hon­rosa. Para incen­ti­var ain­da mais a par­tic­i­pação dos estu­dantes, a com­petição pre­mi­ará tam­bém os mel­hores desem­pen­hos estad­u­ais, com a entre­ga de pelo menos 20,5 mil medal­has.

Estu­dantes de esco­las públi­cas que con­quistarem medal­has nacionais ain­da gan­ham o dire­ito de par­tic­i­par do PIC (Pro­gra­ma de Ini­ci­ação Cien­tí­fi­ca Júnior), que ofer­ece aulas de apro­fun­da­men­to em matemáti­ca e uma bol­sa de R$ 300 paga pelo CNPq (Con­sel­ho Nacional de Desen­volvi­men­to Cien­tí­fi­co e Tec­nológi­co).

Neste ano, os 969 pro­fes­sores pre­mi­a­dos vão gan­har, além do diplo­ma e do livro de apoio, uma medal­ha de ouro espe­cial. Os docentes que se destacarem na com­petição cien­tí­fi­ca vão con­cor­rer ain­da a oito via­gens: seis para a Cer­imô­nia Nacional de Pre­mi­ação da OBMEP 2026 e duas para o Encon­tro do Hotel de Hilbert, quan­do alunos que se destacaram no PIC recebem aulas avançadas de matemáti­ca.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d