...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Impa lança olimpíada de matemática para professores dos anos iniciais

Impa lança olimpíada de matemática para professores dos anos iniciais

Objetivo é o fortalecimento da formação matemática nas escolas

Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 04/12/2025 — 14:54
 — Atu­al­iza­do em 04/12/2025 — 15:02
Rio de Janeiro
Canoas (RS), 21/06/2024 - A professora Suelem Furlanetto dentro de sala de aula na Escola Municipal Rio Grande do Sul, após enchente que atingiu toda a escola. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Repro­dução: © Bruno Peres/Agência Brasil

A par­tir de 2026, o Insti­tu­to de Matemáti­ca Pura e Apli­ca­da (Impa) pro­moverá uma olimpía­da inédi­ta de matemáti­ca, volta­da para a for­mação de pro­fes­sores da edu­cação bási­ca: a  Olimpía­da de Pro­fes­sores da Obmep Mir­im.

Em entre­vista à Agên­cia Brasil, o dire­tor-ger­al do Impa, Marce­lo Viana, lem­brou que, em 2022, o insti­tu­to ampliou a tradi­cional Olimpía­da Brasileira de Matemáti­ca das Esco­las Públi­cas (Obmep), que começa­va com alunos a par­tir do 6º ano do ensi­no fun­da­men­tal. Foi cri­a­da a Obmep Mir­im, para incluir cri­anças do 2º ao 5º ano. O con­cur­so para cri­anças ocorre em duas fas­es, apli­cadas na própria esco­la dos do aluno.

“Des­de o iní­cio, a Obmep Mir­im já era uma olimpía­da para cri­anças peque­nas, mas tam­bém era volta­da para os pro­fes­sores destas cri­anças”, disse Viana.

Segun­do Viana, os pro­fes­sores dos anos ini­ci­ais nor­mal­mente têm for­mação ger­al em ped­a­gogia, mas não têm uma for­mação especí­fi­ca em matemáti­ca. “É o pro­fes­sor que ensi­na tudo. E a gente sabe que muitos dess­es pro­fes­sores e pro­fes­so­ras não têm uma boa relação com a matemáti­ca, e que Obmep Mir­im aju­da um pouco os pro­fes­sores a perder o medo da matéria, e a se diver­tir com as cri­anças.”

“Começamos a enten­der que é impor­tante dar pro­tag­o­nis­mo ao pro­fes­sor. Por isso, a gente expandiu a olimpía­da para eles que dão aula para as nos­sas cri­anças nos anos ini­ci­ais. São ess­es pro­fes­sores que vão poder se inscr­ev­er”.

A ideia é faz­er com que os docentes gan­hem mais afinidade com a matemáti­ca, per­cam o medo em muitos casos e, ao mes­mo tem­po, gan­hem um pro­tag­o­nis­mo que é mere­ci­do, ressaltou o dire­tor-ger­al do Impa.

A pro­va para os docentes será real­iza­da jun­to com a segun­da fase da Obmep, entre setem­bro e out­ubro do próx­i­mo ano, que é pres­en­cial e ocorre em 9 mil pon­tos do país. Serão dis­tribuí­das 25 medal­has de ouro, 50 de pra­ta, 100 de bronze e 500 menções hon­rosas aos mel­hores clas­si­fi­ca­dos.

Os medal­his­tas de ouro, pra­ta e bronze vão gan­har um cur­so de for­mação online para ajudá-los no tra­bal­ho em sala de aula com a dis­ci­plina de matemáti­ca.

Projeto de trabalho

Os 25 medal­his­tas de ouro de todo o país irão para o Rio com todas as despe­sas pagas pelo Impa para faz­er um cur­so de for­mação, no for­ma­to pres­en­cial, visan­do aju­dar o pro­fes­sor na elab­o­ração de um pro­je­to de tra­bal­ho com suas cri­anças, em torno da matemáti­ca, que uti­lize a dinâmi­ca da Obmep Mir­im.

Os pro­fes­sores rece­berão bol­sa men­sal de R$ 700 como apoio finan­ceiro para inve­stir no pro­je­to, que dev­erá ser apli­ca­do nas esco­las. O obje­ti­vo é val­orizar o pro­fes­sor em sua relação com os alunos. Des­de que foi cri­a­da, em 2022, a Obmep Mir­im tem cada vez mais inscritos a cada ano.

“Já pas­samos de 5 mil­hões de inscritos de 35 mil esco­las par­tic­i­pantes em mais de 4 mil municí­pios do Brasil”, cele­brou Marce­lo Viana.

Do grupo de docentes medal­his­tas de ouro que par­tic­i­parão do cur­so de for­mação pres­en­cial, aque­les que forem iden­ti­fi­ca­dos como mais voca­ciona­dos para a matemáti­ca poderão ser chama­dos para revisão de cur­rícu­lo. Eles terão chance, de se trans­for­mar em “colab­o­radores do próprio Impa, da olimpía­da como um todo, da Obmep Mir­im e de todos os aspec­tos que digam respeito à edu­cação nos anos ini­ci­ais da matemáti­ca”, desta­cou Viana.

A olimpía­da volta­da aos pro­fes­sores do segun­do ao quin­to ano do ensi­no fun­da­men­tal é desen­volvi­da em parce­ria com a B3 Social e con­tará com o apoio acadêmi­co da Asso­ci­ação Nacional dos Pro­fes­sores de Matemáti­ca na Edu­cação Bási­ca (ANPMat).

Compromisso

A coor­de­nado­ra-ger­al de Ensi­no Fun­da­men­tal do Min­istério da Edu­cação, Tereza Farias, disse que o anún­cio da Olimpía­da de Pro­fes­sores da Obmep Mir­im inte­gra os esforços do Com­pro­mis­so Toda Matemáti­ca, for­t­ale­cen­do o eixo de práti­cas pedagóg­i­cas da políti­ca”.

De acor­do com Tereza, a ini­cia­ti­va estru­tu­ra o com­pro­mis­so do MEC no recon­hec­i­men­to dos pro­fes­sores e da mel­ho­ria da apren­diza­gem em matemáti­ca”. O Com­pro­mis­so Nacional Toda Matemáti­ca é uma políti­ca do Min­istério da Edu­cação (MEC) volta­da ao for­t­alec­i­men­to da edu­cação matemáti­ca brasileira.

Tam­bém a pres­i­dente da ANPMat, Suma­ia Almei­da Ramos, ressaltou que a cri­ação da olimpía­da está alin­ha­da à urgên­cia de for­t­ale­cer a for­mação dos docentes dos anos ini­ci­ais.

“Percebe­mos que os docentes dos anos ini­ci­ais têm menos apoio especí­fi­co em matemáti­ca e pre­cisá­va­mos atu­ar nes­sa pon­ta. A Olimpía­da nasce para val­orizar, iden­ti­ficar ini­cia­ti­vas trans­for­mado­ras e ofer­e­cer suporte for­ma­ti­vo a ess­es profis­sion­ais. É uma ação para os pro­fes­sores, mas cuja con­se­quên­cia pri­mor­dial é para os alunos. Pro­fes­sores mais prepara­dos impactam dire­ta­mente a apren­diza­gem”, disse Suma­ia.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d