...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Justiça / AGU entra com ações contra descontos irregulares em benefícios do INSS

AGU entra com ações contra descontos irregulares em benefícios do INSS

Órgão protocolou na Justiça 14 ações contra entidades associativas

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 18/11/2025 — 19:53
Brasília
Brasília (DF), 17/07/2024 - Pessoas em frente a entrada da recepcção da Previdência Social. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Repro­dução: © José Cruz/Agência Brasil

A Advo­ca­cia-Ger­al da União (AGU) infor­mou nes­ta terça-feira (18) que entrou com o segun­do lote de ações judi­ci­ais con­tra asso­ci­ações e empre­sas inves­ti­gadas pelo esque­ma de descon­tos não autor­iza­dos nos bene­fí­cios de aposen­ta­dos e pen­sion­istas do Insti­tu­to Nacional do Seguro Social (INSS).

O órgão pro­to­colou na Justiça Fed­er­al em Brasília 14 ações con­tra 12 enti­dades asso­cia­ti­vas e três empre­sas de tec­nolo­gia. 

Para garan­tir o ressarci­men­to pelos descon­tos irreg­u­lares, a AGU pediu o blo­queio de R$ 3,9  bil­hões dos bens das asso­ci­ações e demais envolvi­dos.

As fraudes são inves­ti­gadas na Oper­ação Sem Descon­to, da Polí­cia Fed­er­al (PF), que apu­ra um esque­ma nacional de descon­tos de men­sal­i­dades asso­cia­ti­vas não autor­izadas, entre 2019 e 2024.

As ações judi­ci­ais fazem parte do tra­bal­ho do grupo espe­cial mon­ta­do pela AGU para bus­car a recu­per­ação do din­heiro descon­ta­do irreg­u­lar­mente dos aposen­ta­dos.

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d