...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Anvisa autoriza registro de vacina que previne bronquiolite em bebês

Anvisa autoriza registro de vacina que previne bronquiolite em bebês

Repro­dução: © Arqui­vo pes­soal

Dose deve ser administrada na mãe durante a gestação


Publicado em 01/04/2024 — 10:26 Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

A Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa) autor­i­zou o reg­istro da vaci­na Abrys­vo, da far­ma­cêu­ti­ca Pfiz­er. A dose com­bate o vírus sin­ci­cial res­pi­ratório (VSR), cau­sador de infecções no tra­to res­pi­ratório, como a bron­quio­lite. A res­olução foi pub­li­ca­da nes­ta segun­da-feira (1º) no Diário Ofi­cial da União.

Em nota, a Anvisa desta­cou que a bron­quio­lite é uma infla­mação dos brôn­quios que acomete com bas­tante pre­ocu­pação cri­anças peque­nas e bebês. O imu­nizante é indi­ca­do para a pre­venção da doença do tra­to res­pi­ratório infe­ri­or em cri­anças des­de o nasci­men­to até os seis meses de idade por meio da imu­niza­ção ati­va em ges­tantes.

“Isso sig­nifi­ca que, para a pro­teção das cri­anças, a apli­cação da vaci­na deve ser fei­ta nas mães, durante a ges­tação. A vaci­na não é apli­ca­da dire­ta­mente nos bebês”, reforçou a agên­cia. A dose tam­bém foi autor­iza­da para a pre­venção da doença do tra­to res­pi­ratório infe­ri­or em pes­soas com 60 anos ou mais, pop­u­lação tam­bém con­sid­er­a­da de risco para a doença.

A vacina

A vaci­na Abrys­vo é descri­ta como biva­lente, já que é com­pos­ta por dois antígenos da pro­teí­na de super­fí­cie F do VSR. A admin­is­tração é intra­mus­cu­lar e em dose úni­ca. Segun­do a Anvisa, o imu­nizante deve ser apli­ca­do durante o segun­do ou ter­ceiro trimestre da ges­tação.

“Como todo medica­men­to, foram obser­va­dos alguns efeitos colat­erais na admin­is­tração do imu­nizante, sendo os mais comuns: dor no local da vaci­nação, dor de cabeça e dor mus­cu­lar”, desta­cou a agên­cia. “Ain­da assim, a total­i­dade das evidên­cias apre­sen­tadas à Anvisa foi capaz de demon­strar que os bene­fí­cios da vaci­na são supe­ri­ores aos seus riscos.”

A Anvisa já havia autor­iza­do o reg­istro da vaci­na Arexvy, da far­ma­cêu­ti­ca Glax­o­Smith Kline, tam­bém des­ti­na­da à pre­venção de doenças cau­sadas pelo VSR, porém, com indi­cação restri­ta à pop­u­lação com idade supe­ri­or a 60 anos.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d