...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / BB oferece atendimento em Libras a clientes com deficiência auditiva

BB oferece atendimento em Libras a clientes com deficiência auditiva

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Intérpretes ajudarão em atendimentos presenciais e remotos


Pub­li­ca­do em 23/04/2022 — 11:02 Por Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Os clientes do Ban­co do Brasil com defi­ciên­cia audi­ti­va ou de fala pas­sam a ter atendi­men­to na Lín­gua Brasileira de Sinais (Libras) nos serviços pres­en­ci­ais e remo­tos. A novi­dade vale para as agên­cias, a Cen­tral de Rela­ciona­men­to, o Serviço de Atendi­men­to ao Con­sum­i­dor (SAC) e a Ouvi­do­ria.

Intér­pretes em uma cen­tral espe­cial­iza­da aju­darão os clientes por meio de chamadas de vídeo, tan­to no atendi­men­to físi­co nas agên­cias como no remo­to.

Para fornecer o atendi­men­to às pes­soas com defi­ciên­cia audi­ti­va e de fala, o Ban­co do Brasil fir­mou parce­ria com o Icom, platafor­ma de refer­ên­cia no mer­ca­do em tradução para pes­soas sur­das. A platafor­ma fornece comu­ni­cação  em  Libras, leitu­ra labi­al ou tex­to a qual­quer hora e em qual­quer dia, para todas as pes­soas que pre­cisem de aces­si­bil­i­dade.

Como funciona

O ofer­ec­i­men­to da tradução simultânea ocorre por meio de chama­da de vídeos com uma empre­sa espe­cial­iza­da. Nas agên­cias, a chama­da é ini­ci­a­da pelo fun­cionário do Ban­co do Brasil. No aplica­ti­vo ou no site da insti­tu­ição finan­ceira, o cliente pode ini­ciar uma chama­da de vídeo com um intér­prete, que, por meio de uma lin­ha exclu­si­va com o BB, traduz o atendi­men­to da Cen­tral de Rela­ciona­men­to BB, SAC e Ouvi­do­ria.

Segun­do o Ban­co do Brasil, a ini­cia­ti­va está alin­ha­da aos dez Com­pro­mis­sos em Sus­tentabil­i­dade assum­i­dos pela insti­tu­ição em 2021. O ban­co tem metas a serem imple­men­tadas até 2030 de negó­cios sus­ten­táveis, inves­ti­men­to respon­sáv­el e em gestão ambi­en­tal, social e de gov­er­nança.

A insti­tu­ição tam­bém treina os fun­cionários para mel­ho­rarem o atendi­men­to a pes­soas com qual­quer tipo de defi­ciên­cia. Segun­do o últi­mo cen­so do Insti­tu­to Brasileiro de Geografia e Estatís­ti­ca (IBGE), há cer­ca de 10 mil­hões de pes­soas com defi­ciên­cia audi­ti­va ou de fala no Brasil. Desse total, quase 3 mil­hões são total­mente sur­das e não têm fluên­cia em por­tuguês, usan­do a Libras como prin­ci­pal idioma de comu­ni­cação.

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d