...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Esportes / Copa do Brasil: Palmeiras e Grêmio decidem último campeão de 2020

Copa do Brasil: Palmeiras e Grêmio decidem último campeão de 2020

50990514198_2f5dfeb32e_k

© Lucas Figueiredo/CBF (Repro­dução)

Verdão tem a vantagem do empate. Tricolor tem de ganhar por dois gols


Pub­li­ca­do em 07/03/2021 — 07:00 Por Lin­coln Chaves — Repórter da Tv Brasil e da Rádio Nacional — São Paulo

O últi­mo campeão da tem­po­ra­da 2020 será con­heci­do neste domin­go (7). A par­tir das 18h (horário de Brasília), Palmeiras e Grêmio fazem o segun­do jogo do con­fron­to deci­si­vo da Copa do Brasil no Allianz Par­que, em São Paulo. O due­lo será trans­mi­ti­do pela Rádio Nacional, com nar­ração de André Mar­ques, comen­tários de Waldir Luiz, reporta­gens de Mau­rí­cio Cos­ta e plan­tão esporti­vo de Luiz Fer­reira.

Dono de três títu­los da Copa do Brasil, o Verdão tem a van­tagem do empate por ter ven­ci­do o jogo de ida, há uma sem­ana, na Are­na gremista, por 1 a 0, com gol do zagueiro Gus­ta­vo Gómez. O Tri­col­or tem de vencer por dois ou mais gols de difer­ença para chegar, no tem­po nor­mal, à sex­ta taça da com­petição. Em caso de vitória gaúcha por um gol de sal­do, igua­lan­do o placar agre­ga­do, a decisão será nos pênaltis.

No Palmeiras, o zagueiro Luan, expul­so na par­ti­da de ida por fal­ta dura cometi­da no ata­cante Diego Souza, é o úni­co des­falque. O téc­ni­co Abel Fer­reira, por sua vez, tem as voltas do volante Patrick de Paula, que se recu­per­ou do novo coro­n­avírus (covid-19), e do zagueiro Ben­jamin Kusce­vic, que tra­tou uma lesão no quadril. O chileno dis­pu­ta o lugar deix­a­do por Luan com Alan Empereur.

O prováv­el Verdão neste domin­go terá: Wev­er­ton, Mar­cos Rocha, Gus­ta­vo Gómez, Alan Empereur (Ben­jamin Kusce­vic) e Matías Viña; Felipe Melo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Wes­ley, Rony e Luiz Adri­ano.

Do lado gremista, o téc­ni­co Rena­to Por­talup­pi, que ren­ovou con­tra­to na últi­ma sex­ta-feira (5), não tem o zagueiro Pedro Geromel, con­tun­di­do. Na par­ti­da de ida, Paulo Miran­da foi o escol­hi­do para jog­ar ao lado de Wal­ter Kan­ne­mann. Out­ras dúvi­das estão no gol (Paulo Vic­tor ou Van­der­lei), na lat­er­al dire­i­ta (Vic­tor Fer­raz ou Van­der­son), no meio-cam­po (Jean Pyerre ou Lucas Sil­va) e no ataque (Alis­son ou Fer­reir­in­ha).

O Tri­col­or deve atu­ar com: Paulo Vic­tor (Van­der­lei); Vic­tor Fer­raz (Van­der­son), Paulo Miran­da, Wal­ter Kan­ne­mann e Dio­go Bar­bosa; Maicon, Matheus Hen­rique e Jean Pyerre (Lucas Sil­va); Alis­son (Fer­reir­in­ha), Pepê e Diego Souza.

Campanhas

Tan­to Palmeiras quan­to Grêmio ini­cia­ram a Copa do Brasil dire­to nas oitavas de final, por tam­bém estarem envolvi­dos com a Lib­er­ta­dores na tem­po­ra­da 2020. O Verdão pas­sou por Red Bull Bra­gan­ti­no (3 a 1 e 1 a 0), Ceará (3 a 0 e 2 a 2) e Améri­ca-MG (1 a 1 e 2 a 0). Os gaú­chos deixaram para trás Juven­tude (1 a 0 e 1 a 0), Cuiabá (2 a 1 e 2 a 0) e São Paulo (1 a 0 e 0 a 0). Os prin­ci­pais artil­heiros de ambos os times con­tabi­lizam qua­tro gols até o momen­to: o meia Raphael Veiga, do lado alviverde, e Diego Souza, do lado tri­col­or.

Fluminense de olho

A final deste domin­go inter­es­sa dire­ta­mente ao Flu­mi­nense, que ter­mi­nou a edição 2020 do Campe­ona­to Brasileiro em quin­to. O Tri­col­or car­i­o­ca torce pelo títu­lo alviverde, que abre uma quin­ta vaga dire­ta, via Brasileirão, à fase de gru­pos da próx­i­ma Lib­er­ta­dores, já que o Verdão é o atu­al campeão do torneio sul-amer­i­cano. Caso dê Grêmio, o clube das Laran­jeiras terá que dis­putar a fase pre­lim­i­nar da com­petição con­ti­nen­tal.

Os gaú­chos, por sua vez, só se garan­tem na fase de gru­pos da Lib­er­ta­dores em caso de títu­lo da Copa do Brasil. Como ter­mi­naram o Brasileiro em sex­to, os gremis­tas dis­putarão a fase pre­lim­i­nar se não lev­antarem a taça no Allianz Par­que.

Década de mata-matas

É a quar­ta vez na déca­da que Palmeiras e Grêmio se enfrentam em con­fron­tos de mata-mata. Em 2012, na cam­pan­ha do segun­do títu­lo da Copa do Brasil, o Verdão elim­i­nou o Tri­col­or nas semi­fi­nais ao vencer por 2 a 0 em Por­to Ale­gre (no Olímpi­co, anti­ga casa do time gaú­cho) e segu­rar o empate por 1 a 1, na Are­na Barueri. Os gremis­tas der­am o tro­co em 2016, quan­do foram campeões pela últi­ma vez. Nas quar­tas de final, gan­haram por 2 a 1 em casa e empataram por 1 a 1 em São Paulo.

O embate mais recente foi pelas quar­tas de final da Lib­er­ta­dores de 2019. O Palmeiras venceu na Are­na do Grêmio por 1 a 0. No Pacaem­bu, na cap­i­tal paulista, o Tri­col­or gan­hou por 2 a 1 e lev­ou a vaga pelo critério dos gols mar­ca­dos fora de casa.

Ape­sar do históri­co recente em due­los elim­i­natórios ser pos­i­ti­vo aos gaú­chos, o ret­ro­spec­to do con­fron­to é favoráv­el aos paulis­tas. Em 100 par­tidas, são 42 vitórias do Verdão con­tra 21 do Tri­col­or e 37 empates, com 142 gols alviverdes e 104 gremis­tas.

Edição: Mar­cio Par­ente

Você pode Gostar de:

TV Brasil inicia transmissão do Campeonato Cearense nesta quarta

Programação acompanha Ceará x Maranguape a partir de 21h20 EBC Pub­li­ca­do em 14/01/2026 — 08:10 …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d