...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Divulgado resultado de pedido de isenção da inscrição para o Enem 2025

Divulgado resultado de pedido de isenção da inscrição para o Enem 2025

Quem teve pedido reprovado pode entrar com recurso até sexta-feira

Daniel­la Almei­da – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 12/05/2025 — 17:21
São Paulo (SP), 10/11/2024 - Estudantes no segundo dia de provas do ENEM na UNIP Vergueiro em São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

As pes­soas que solic­i­taram isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) deste ano já podem con­ferir se o pedi­do foi aceito pelo Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep) dire­ta­mente na Pági­na do Par­tic­i­pante do exame, com o login no por­tal úni­co de serviços dig­i­tais do gov­er­no fed­er­al, o Gov.br.

Na tarde des­ta segun­da-feira (12), o Inep tam­bém disponi­bi­li­zou os resul­ta­dos ref­er­entes às jus­ti­fica­ti­vas dos can­didatos da edição de 2024 que não com­pare­ce­r­am aos dois dias de pro­va, mas querem par­tic­i­par da edição de 2025 gra­tuita­mente.

Ter a aprovação da solic­i­tação de isenção e/ou de jus­ti­fica­ti­va de ausên­cia no Enem 2024 não garante a efe­ti­vação da inscrição no Enem 2025. Todos os inter­es­sa­dos dev­erão faz­er a inscrição online de 26 de maio a 6 de jun­ho. O edi­tal do Enem 2025  – com as regras des­ta edição – ain­da será pub­li­ca­do pelo Min­istério da Edu­cação (MEC).

» Siga o canal da Agên­cia Brasil no What­sApp

Recursos

Os can­didatos que tiver­am nega­do o pedi­do de isenção de paga­men­to da taxa de inscrição do exame ou a jus­ti­fica­ti­va de ausên­cia no Enem 2024 reprova­da pela equipe do Inep podem entrar com recur­so a par­tir des­ta segun­da-feira (12) até as 23h59 de sex­ta-feira (16), no mes­mo endereço eletrôni­co: a Pági­na do Par­tic­i­pante.

Para a solic­i­tação de recur­so da isenção de paga­men­to da taxa de inscrição para o Enem 2025, o par­tic­i­pante deve enviar doc­u­men­tação que com­pro­ve uma das situ­ações definidas pelo MEC, con­forme pre­vis­to no anexo I do edi­tal:

. matric­u­ladas na 3ª série do ensi­no médio (neste ano de 2025), em esco­la públi­ca;

. que cur­saram todo o ensi­no médio em esco­la públi­ca ou como bol­sista inte­gral em unidade de ensi­no pri­va­da;

. em situ­ação de vul­ner­a­bil­i­dade socioe­conômi­ca e Inte­grantes de famílias inscritas no Cadas­tro Úni­co para Pro­gra­mas Soci­ais do gov­er­no fed­er­al (CadÚni­co), e com ren­da famil­iar de até três salários mín­i­mos ou per capi­ta de até meio salário mín­i­mo;

. par­tic­i­pantes do pro­gra­ma fed­er­al Pé-de-Meia.

Entre os doc­u­men­tos exigi­dos, está a declar­ação de real­iza­ção de todo o ensi­no médio em esco­la do sis­tema públi­co de ensi­no do Brasil (munic­i­pal, estad­ual ou fed­er­al) ou históri­co esco­lar do ensi­no médio, com assi­natu­ra da esco­la.

Para entrar com recur­so da jus­ti­fica­ti­va de ausên­cia, é pre­ciso enviar nova doc­u­men­tação.

Con­fi­ra aqui as situ­ações pre­vis­tas e os doc­u­men­tos aceitos pelo Inep.

Em toda a doc­u­men­tação apre­sen­ta­da dev­erá con­star o nome com­ple­to do fal­toso em 2024. As declar­ações devem estar datadas e assi­nadas. Serão aceitos somente doc­u­men­tos nos for­matos PDF, PNG ou JPG, com o taman­ho máx­i­mo de 2 megabytes (MB).

Não serão aceitos doc­u­men­tos autode­claratórios ou emi­ti­dos, por exem­p­lo, por pais ou respon­sáveis dos par­tic­i­pantes.

Se for con­stata­do que o par­tic­i­pante declar­ou infor­mações fal­sas ou inex­atas, con­seguin­do uma isenção inde­v­i­da, ele será elim­i­na­do do exame, a qual­quer tem­po, e dev­erá ressar­cir à União os cus­tos ref­er­entes à taxa de inscrição, poden­do ain­da respon­der por crime con­tra a fé públi­ca.

Resultados

O resul­ta­do final dos recur­sos será con­heci­do em 22 de maio. O can­dida­to que teve o pedi­do do recur­so de isenção nega­do em defin­i­ti­vo dev­erá pagar a taxa para se inscr­ev­er no exame.

Exame

O Enem, que avalia o desem­pen­ho esco­lar dos estu­dantes ao tér­mi­no da edu­cação bási­ca, é con­sid­er­a­do a prin­ci­pal for­ma de entra­da na edu­cação supe­ri­or no Brasil, por meio de pro­gra­mas fed­erais como Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu), Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (Prouni) e Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies). As insti­tu­ições de ensi­no públi­cas e pri­vadas usam os resul­ta­dos das provas para sele­cionar estu­dantes.

Os resul­ta­dos indi­vid­u­ais do exame tam­bém podem ser aproveita­dos em proces­sos sele­tivos de insti­tu­ições por­tugue­sas que têm con­vênio com o Inep. Os acor­dos garan­tem aces­so facil­i­ta­do às notas dos estu­dantes brasileiros inter­es­sa­dos em cur­sar a edu­cação supe­ri­or em Por­tu­gal.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d