...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Esportes / Fluminense vence Bahia e fica perto do G‑4 do Campeonato Brasileiro

Fluminense vence Bahia e fica perto do G‑4 do Campeonato Brasileiro

bahia_fluminense_seriea2

© Mail­son Santana/Fluminense FC (Repro­dução)

Em São Paulo, Corinthians vira sobre Ceará e sonha com Libertadores


Pub­li­ca­do em 04/02/2021 — 00:09 Por Lin­coln Chaves — Repórter da Rádio Nacional e da TV Brasil – São Paulo — São Paulo

O Flu­mi­nense está cada vez mais vivo e forte na briga por uma vaga na próx­i­ma Lib­er­ta­dores. Nes­ta quar­ta-feira (3), o Tri­col­or das Laran­jeiras der­ro­tou o Bahia por 1 a 0 na Are­na Fonte Nova, em Sal­vador, pela 34ª roda­da da Série A do Campe­ona­to Brasileiro. O resul­ta­do lev­ou os car­i­o­cas aos 56 pon­tos, na 5ª posição, somente dois pon­tos atrás do São Paulo, quar­to colo­ca­do e que, no momen­to, ocu­pa a últi­ma vaga dire­ta à fase de gru­pos do torneio con­ti­nen­tal. A equipe paulista tem um jogo a menos.

Os baianos, por sua vez, não só perder­am a chance de se dis­tan­cia­rem da zona de rebaix­a­m­en­to como podem encer­rar a roda­da no Z‑4. Em 15º lugar, com 36 pon­tos, o Tri­col­or de Aço pode ser ultra­pas­sa­do por For­t­aleza — que joga nes­ta quin­ta-feira (4) — e Sport — que vai a cam­po na sex­ta-feira (5). O Leão do Pici encabeça o grupo dos clubes que estari­am cain­do à Série B de 2021, um pon­to atrás do Bahia.

Com pos­tu­ra mais agu­da que o rival, o Flu­mi­nense chegou a ter um gol (bem) anu­la­do do ata­cante Fred logo aos sete min­u­tos. O Bahia só respon­deu aos 27 min­u­tos, em final­iza­ção do meia Índio Ramírez de fora da área, defen­di­da pelo goleiro Mar­cos Felipe. O Tri­col­or que bal­ançou as redes, porém, foi o do Rio de Janeiro. Aos 32 min­u­tos, o meia Nenê cru­zou e o ata­cante Luiz Hen­rique com­ple­tou para o gol. Os car­i­o­cas quase ampli­aram aos 43, em chute cruza­do do lat­er­al Egí­dio, sal­vo pelo goleiro Ander­son.

bahia_fluminense_seriea

 Expe­ri­ente Nenê aju­dou o Flu a encostar no G‑4. — Mail­son Santana/Fluminense FC (Repro­dução)

O segun­do tem­po foi dis­puta­do em rit­mo lento. Mar­cos Felipe e Ander­son apare­ce­r­am nos primeiros dez min­u­tos, com boas defe­sas, e demor­aram a ser exigi­dos nova­mente. Nos min­u­tos finais, porém, o goleiro do Flu­mi­nense bril­hou e foi deci­si­vo. Aos 43, salvou uma cabeça­da do zagueiro Ernan­do, no can­to. Aos 47, evi­tou o gol em out­ra esco­ra­da de cabeça, des­ta vez do meia Ales­son.

O Bahia vol­ta a cam­po neste sába­do (6), às 19h (horário de Brasília), con­tra o Goiás, nova­mente na Are­na Fonte Nova. O Flu­mi­nense joga na próx­i­ma quar­ta-feira (10), no Mara­canã, no Rio de Janeiro, diante do Atléti­co-MG, às 21h30. Os due­los valem pela 35ª roda­da do Brasileirão.

Timão vira na Arena

Tam­bém na dis­pu­ta por vaga na Lib­er­ta­dores, o Corinthi­ans venceu o Ceará por 2 a 1, de vira­da, na Neo Quími­ca Are­na, em São Paulo. Em oita­vo lugar, o Timão foi a 48 pon­tos, a cin­co pon­tos do Grêmio, séti­mo colo­ca­do e últi­mo time na zona de clas­si­fi­cação à fase pre­lim­i­nar do torneio con­ti­nen­tal. De que­bra, com­pli­cou o Vozão na mes­ma briga. Os cearens­es caíram para a 12ª posição, com 45 pon­tos.

Ape­sar de o Corinthi­ans ini­ciar o jogo com as lin­has avançadas e assus­tar em dois chutes de fora da área do meia Ánge­lo Araos, foi o Ceará quem abriu o placar. Aos 15 min­u­tos, o meia Vina bateu escant­eio pela esquer­da e o volante Fabin­ho, na primeira trave, desvi­ou de cabeça para as redes. A respos­ta do Timão demor­ou dois min­u­tos: o zagueiro Klaus der­rubou o volante Gabriel na grande área, na saí­da do goleiro Richard, e o árbi­tro Heber Rober­to Lopes, com auxílio do árbi­tro de vídeo (VAR), deu pênalti. O lat­er­al Fábio San­tos cobrou e igualou.

A vira­da não veio aos 24 min­u­tos, nova­mente em chute de longe de Araos, defen­di­do por Richard. Mas veio três min­u­tos depois: Gus­ta­vo Mos­qui­to subiu pela dire­i­ta e cru­zou rasteiro. O tam­bém ata­cante Léo Natel desvi­ou no can­to para colo­car o Corinthi­ans à frente.

corinthians_ceara_seriea

Corinthi­ans vira pra cima do Ceará e aumen­ta chances de vaga na Lib­er­ta­dores. — Rodri­go Coca/Agência Corinthi­ans (Repro­dução)

A eta­pa final começou menos inten­sa que a ini­cial, mas ficou agi­ta­da a par­tir dos 25 min­u­tos, quan­do Fabin­ho perdeu a chance do empate na peque­na área. Cin­co min­u­tos depois, o ata­cante Jô — que havia acaba­do de entrar — girou na grande área, ao rece­ber do lat­er­al Fag­n­er, e obrigou Richard a uma grande defe­sa. O goleiro voltou a sal­var o Vozão aos 46 min­u­tos, em final­iza­ção de primeira do meia Ramiro, na sequên­cia de uma cobrança de escant­eio do meia Romu­lo Otero. Ape­sar de não bal­ançar mais as redes, o Timão con­seguiu asse­gu­rar a vitória.

Os dois times voltam a jog­ar na próx­i­ma quar­ta-feira, pela 35ª roda­da. O Corinthi­ans recebe o Ath­leti­co-PR às 21h30, enquan­to o Ceará visi­ta o São Paulo no Morumbi, às 21h.

Con­fi­ra a clas­si­fi­cação da Série A do Campe­ona­to Brasileiro.

Edição: Car­ol Jardim

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Sesc Verão começa em São Paulo com mais de mil atividades esportivas

Atleta paralímpico Gabrielzinho é dos participantes do evento Lety­cia Bond — Repórter da Agên­cia Brasil …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d