...
sábado ,18 outubro 2025
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Hélio Doyle é nomeado novo presidente da EBC

Hélio Doyle é nomeado novo presidente da EBC

Repro­dução: © Joed­son Alves/Agencia Brasil

Jornalista foi professor da UnB, repórter e editor em vários veículos


Pub­li­ca­do em 14/02/2023 — 06:33 Por Agên­cia Brasil — Brasília
Atu­al­iza­do em 14/02/2023 — 08:26

ouvir:

A nomeação do jor­nal­ista Hélio Doyle como pres­i­dente da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) foi pub­li­ca­da hoje (14) no Diário Ofi­cial da União. Ele esta­va ocu­pan­do car­go de asses­so­ria na empre­sa.

Hélio Doyle tra­bal­hou como repórter, edi­tor e chefe de redação em veícu­los como Cor­reio BrazilienseO Esta­do de S. PauloJor­nal de Brasília, Opinião, Fol­ha de S.Paulo, Rede Globo, Veja, Isto É, Brasil Extra, Zero Hora e Jor­nal do Brasil. Durante 28 anos, foi pro­fes­sor da Fac­ul­dade de Comu­ni­cação da Uni­ver­si­dade de Brasília (UnB). Atu­ou ain­da como chefe da Asses­so­ria de Impren­sa no Gov­er­no do Dis­tri­to Fed­er­al. É autor dos livros Assim é a vel­ha políti­ca e Inter­reg­no – o feitiço de Toba­go.

No últi­mo dia 26, o min­istro-chefe da Sec­re­taria de Comu­ni­cação Social da Presidên­cia da Repúbli­ca, Paulo Pimen­ta, havia anun­ci­a­do que Doyle seria o novo pres­i­dente da EBC.

Doyle vai assumir defin­i­ti­va­mente o car­go, após a gestão de tran­sição da jornal­ista Kar­i­ane Cos­ta, rep­re­sen­tante dos empre­ga­dos no Con­sel­ho de Admin­is­tração da empre­sa des­de 2021. Por um mês, ela coman­dou a empre­sa com o obje­ti­vo de retomar o caráter públi­co dos veícu­los da EBC e val­orizar os quadros da casa.

Transição

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta, dá posse à representante dos empregados no Conselho de Administração (Consad) da EBC, Kariane Costa, como presidente da empresa.
Repro­dução: Kar­i­ane Cos­ta toma posse como pres­i­dente da empre­sa. — Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Na cer­imô­nia de posse, em 16 de janeiro, Kar­i­ane havia dito que sua gestão seria ded­i­ca­da ao renasci­men­to da comu­ni­cação públi­ca. O decre­to com a nomeação de Kar­i­ane e com as mudanças na dire­to­ria da EBC foi pub­li­ca­do pelo pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va em edição extra do Diário Ofi­cial da União, em 13 de janeiro.

Grad­u­a­da em Jor­nal­is­mo, a ex-pres­i­den­ta da EBC Kar­i­ane Cos­ta Sil­va Oliveira tem 41 anos e mais de 18 anos de exper­iên­cia na área. Con­cur­sa­da da EBC des­de 2012, foi jor­nal­ista da ouvi­do­ria, repórter da Rádio Nacional, sendo setorista do Palá­cio do Planal­to e do Con­gres­so Nacional. Foi final­ista em 2018 do prêmio Vlad­mir Her­zog pela reportagem O Povo Venezue­lano e a Crise.

Durante a gestão de Kar­i­ane Cos­ta, a empre­sa reto­mou sua mis­são públi­ca e o diál­o­go com os tra­bal­hadores. O Comitê de Equidade de Gênero e Raça vai reini­ciar suas ativi­dades nes­ta terça-feira. A dire­to­ria de tran­sição esta­b­ele­ceu um com­pro­mis­so com o fim do assé­dio moral e lançou as bases de uma cam­pan­ha em prol da saúde men­tal dos empre­ga­dos. No jor­nal­is­mo, foram real­izadas cober­turas sobre as inves­ti­gações dos atos golpis­tas e sobre os dire­itos dos povos indí­ge­nas, da pop­u­lação negra e da comu­nidade LGBTQIA+.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

“Não vamos negar aos nossos filhos o direito à vacina”, diz Padilha

Ministro da Saúde fez pronunciamento na TV e rádio sobre o dia D Luiz Clau­dio …