...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Inca ganha primeiro centro de treinamento em cirurgia robótica do SUS

Inca ganha primeiro centro de treinamento em cirurgia robótica do SUS

Instituto prevê formar 14 especialistas por ano

Tâmara Freire — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 17/11/2025 — 17:39
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 17/11/2025 – Chegada do Robô Da Vinci XI ao Instituto Nacional de Câncer (Inca). Frame INCA
Repro­dução: © Frame INCA

O primeiro cen­tro de for­mação em cirur­gia robóti­ca do Sis­tema Úni­co de Saude foi inau­gu­ra­do nes­ta segun­da-feira (17) pelo Insti­tu­to Nacional de Câncer (Inca), no Rio de Janeiro. A expec­ta­ti­va é for­mar 14 novos profis­sion­ais por ano, com dupla tit­u­lação em sua área médi­ca e em cirur­gia robóti­ca, além de impul­sion­ar novas pesquisas.

As cirur­gias robóti­cas são min­i­ma­mente inva­si­vas e per­mitem ao cirurgião realizar movi­men­tos com maior pre­cisão e ampli­ar, em até dez vezes, o seu cam­po visu­al. Por isso, reduzem o risco de com­pli­cações, a dor e o tem­po de recu­per­ação dos pacientes.

Des­de 2012, o INCA real­iza cirur­gias robóti­cas de for­ma pio­neira no SUS, com mais de 2 mil pro­ced­i­men­tos real­iza­dos nas espe­cial­i­dades de urolo­gia, gine­colo­gia, cabeça e pescoço, abdome e tórax. Ago­ra, o novo Cen­tro de Treina­men­to e Pesquisa em Robóti­ca vai ampli­ar a capaci­dade de for­mação médi­ca e pesquisa apli­ca­da do Insti­tu­to, que é a prin­ci­pal refer­ên­cia em câncer do Brasil.

Um dos prin­ci­pais usos da cirur­gia robóti­ca no trata­men­to oncológi­co é a prosta­te­c­to­mia robóti­ca, cirur­gia de remoção par­cial ou total da prós­ta­ta, após o diag­nós­ti­co de câncer. Recen­te­mente, o pro­ced­i­men­to foi incor­po­ra­do no Sis­tema Úni­co de Saúde e, de acor­do com o dire­tor-ger­al do Inca, Rober­to Gil, o novo Cen­tro de Treina­men­to e Pesquisa em Robóti­ca, vai aux­il­iar na imple­men­tação da nova tec­nolo­gia pelo país.

“Antiga­mente, você tin­ha que ir para o exte­ri­or e ten­tar essa capac­i­tação. Isso sig­nifi­ca que a gente tem capaci­dade de capi­larizar e dis­sem­i­nar esse pro­ced­i­men­to, com médi­cos cer­ti­fi­ca­dos por todo o ter­ritório brasileiro. É um proces­so grada­ti­vo”.

Um dos grandes trun­fos do novo cen­tro é o novo robô Da Vin­ci XI, equipa­men­to com três con­soles cirúr­gi­cos e um sim­u­lador de real­i­dade vir­tu­al, o que pos­si­bili­ta que os cirurgiões sejam treina­dos com segu­rança em um ambi­ente real­ista.

O Insti­tu­to pre­cisou faz­er adap­tações em seu edifí­cio para a pas­sagem do equipa­men­to, que teve que ser iça­do até o andar onde foi insta­l­a­do. O novo cen­tro tam­bém é cer­ti­fi­ca­do pela fab­ri­cante do robô, o que garante for­mação ofi­cial aos cirurgiões espe­cial­iza­dos.

Pesquisa e inovação

Durante a cer­imô­nia de inau­gu­ração do cen­tro, o Inca tam­bém apre­sen­tou dois pro­je­tos de pesquisa que bus­cam avançar na detecção pre­coce do câncer de prós­ta­ta, tipo de neo­pla­sia mais inci­dente entre os home­ns, com quase 72 mil novos casos esti­ma­dos por ano, no Brasil. As duas pesquisas estão sendo desen­volvi­das com o suporte do Pro­gra­ma Nacional de Apoio à Atenção Oncológ­i­ca (Pronon).

Uma deles é uma pesquisa genéti­ca somáti­ca, que vai anal­is­ar amostras de lesões de 980 pacientes, em bus­ca de “estru­turas que pos­sam dar um diag­nós­ti­co mais cor­re­to”, expli­ca o chefe do setor de Urolo­gia do Inca, Franz Cam­pos.

“Ess­es pacientes serão acom­pan­hados por pelo menos três anos à procu­ra de mar­cadores mol­e­c­u­lares que pos­sam influ­en­ciar no ras­trea­men­to, diag­nós­ti­co e trata­men­to do câncer de pŕós­ta­ta, pen­san­do em uma med­i­c­i­na de pre­cisão”, com­ple­men­ta.

A segun­da pesquisa vai faz­er o sequen­ci­a­men­to genéti­co com­ple­to de cer­ca de 3 mil pacientes com câncer, de baixo ou alto grau, e com hiper­pla­sia pro­tás­ti­ca, condição benigna em que há aumen­to do órgão. O obje­ti­vo é iden­ti­ficar pos­síveis mutações somáti­cas rela­cionadas ao câncer.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d