...
domingo ,28 setembro 2025
Home / Esportes / Moradores de São Paulo decoraram rua para a Copa do Mundo

Moradores de São Paulo decoraram rua para a Copa do Mundo

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Ilustrações tem craques do futebol, mascotes e bandeiras das seleções


Pub­li­ca­do em 29/11/2022 — 16:43 Por Lud­mil­la Souza — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

Uma rua na zona norte de São Paulo está cober­ta de desen­hos alu­sivos à Copa do Mun­do do Catar. Há sete edições do mundi­al, ou seja, des­de 1998, que os viz­in­hos da Rua Capitão Siqueira Bar­bosa, na Para­da Ingle­sa, se reúnem para pin­tar o asfal­to com ilus­trações da ban­deira do Brasil, do mas­cote da Copa, e de craques do fute­bol do brasileiro.

A rua com 250 met­ros, que mais parece um grande tapete, tem ain­da a imagem do Sen­in­ha — per­son­agem que hom­e­nageia o pilo­to de Fór­mu­la 1 Ayr­ton Sen­na e do Pelez­in­ho, per­son­agem de histórias em quadrin­hos cri­a­do por Mauri­cio de Sousa basea­do no astro do fute­bol Pelé em sua infân­cia. Ain­da há pin­turas das ban­deiras dos país­es que par­tic­i­pam des­ta edição do mundi­al.

Ain­da extasi­a­do com a vitória do Brasil sobre a Suíça, na segun­da-feira (28), o autônomo Álvaro Diniz, de 58 anos, mais con­heci­do como Vea, con­ta como tudo começou. “Começou com uma ban­deira, depois peg­amos o gos­to e começamos a faz­er o tapetão”.

A ver­ba para a com­pra das tin­tas é fei­ta por arrecadação. “A tin­ta vem da viz­in­hança, aque­la tin­ta que está guarda­da no fun­do da garagem, que o pes­soal não vai usar mais, a gente tam­bém faz uma vaquin­ha, porque para pin­tar esse rua, que são 250m não tem como ter tan­ta tin­ta na garagem!”, brin­ca o orga­ni­zador da dec­o­ração, de 58 anos, que mora na rua des­de que nasceu.

Foram mais de 30 pes­soas envolvi­das na pin­tu­ra e três finais de sem­ana de tra­bal­ho. “Reuni­mos a tur­ma, são mais de 30 viz­in­hos e ami­gos que vêm de fora para aju­dar. Para a gente ficar sossega­do e assi­s­tir os jogos foram três finais de sem­ana de pin­turas: sába­do e no domin­go a gente fecha­va a rua, era o dia inteir­in­ho”.

Os desen­hos vêm de várias copas, afir­ma Vea. “Nós hom­e­nageamos os artis­tas brasileiros e os ído­los, temos o Cascão, a Môni­ca e o Pelez­in­ho, do Mau­rí­cio de Sousa, porque vem muitas cri­anças ver a rua e gostam deles. Tem as car­i­cat­uras, tem até o Tite [téc­ni­co da seleção], a cri­ança­da ado­ra. Temos os ído­los, como Pelé, o Ney­mar e ain­da o Sen­in­ha e a MacLaren do Sen­na”.

A pré-pin­tu­ra exige orga­ni­za­ção. “Min­ha sobrin­ha, a Laris­sa, escol­he os desen­hos e imprime, depois vamos quadric­u­lan­do no papel, como fos­se um tab­uleiro de jogo de dama, em segui­da traçamos os desen­hos com o ges­so, faze­mos o risco e enfim, pin­ta­mos. As pes­soas mais detal­his­tas ficam com os desen­hos mais com­plex­os, mas todos nós pin­ta­mos. Três desen­hos foram feitos por ami­gos nos­sos, que fiz­er­am dire­to na mão, são ver­dadeiros artis­tas”.

O morador mais anti­go da rua, o aposen­ta­do Reinal­do Ávi­la Queiroz, de 92 anos, aprovou a pin­tu­ra do local. “Essa dec­o­ração é lin­da. Eu fico só assistin­do a bagunça, o povo pin­tan­do aqui. Real­mente fica boni­to, para mim é uma das ruas mais boni­tas da cap­i­tal”.

Palpites

Vea acred­i­ta que o Brasil chega até as finais, mas tem mudar a escalação. “Se o Tite mudar o jogo dele, por um Ever­ton Ribeiro, para colo­car artic­u­lação igual ao Ney­mar, por o Rodri­go jun­to, se der cer­to, acho que vou con­tin­uar nos meus 3 x 0 para o próx­i­mo jogo, para a seleção deslan­char, né. O Brasil está mere­cen­do! A gente pin­ta há sete anos, a gente quer ver o Hexa!”. É mui­ta ale­gria nos jogos, ele com­ple­ta: “A gente se reúne, faz chur­ras­co para ver os jogos, é muito bacana!”.

Já o pal­pite do viz­in­ho Reinal­do Ávi­la Queiroz é de 2x0 para o Brasil. “Esse ano o Brasil chega no Hexa­cam­pe­ona­to, e o próx­i­mo jogo vai ser 2x0 em cima de Camarões!”, acred­i­ta o aposen­ta­do.

Brasil joga con­tra Camarões na próx­i­ma sex­ta-feira (2), no Está­dio Lusail às 16h (horário de Brasília). Será o últi­mo jogo pelo Grupo G.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

TV Brasil transmite, neste domingo, decisão do Brasileirão Feminino

Jogo de volta da grande decisão será entre Corinthians e Cruzeiro EBC Pub­li­ca­do em 13/09/2025 …