...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Rio: Forças Armadas promovem Tributo Cívico-Militar ao Bicentenário

Rio: Forças Armadas promovem Tributo Cívico-Militar ao Bicentenário

Repro­dução: © Agên­cia Brasil

Copacabana é palco principal dos 200 anos da Independência do Brasil


Pub­li­ca­do em 07/09/2022 — 07:51 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Ouça a matéria:

Em con­jun­to com gov­er­no estad­ual e prefeituras do Rio de Janeiro e de Niterói, as Forças Armadas pro­moverão um Trib­u­to Cívi­co-Mil­i­tar ao Bicen­tenário da Inde­pendên­cia do Brasil, comem­o­ra­do hoje (7). A infor­mação foi divul­ga­da pela Seção de Comu­ni­cação Social do Coman­do Mil­i­tar do Leste (CML).

Sal­vas de tiros de artil­haria serão exe­cu­tadas nes­ta quar­ta-feira pelo 31º Grupo de Artil­haria de Cam­pan­ha, no Forte de Copaca­bana, de hora em hora, a par­tir das 8h. Durante toda a man­hã, ocor­rerão apre­sen­tações de ban­das de músi­ca do Exérci­to nos bair­ros do Fla­men­go, Lagoa, Madureira, Méi­er, São Cristóvão, Sula­cap e Urca. Haverá, ain­da, uma Para­da Naval com a par­tic­i­pação de navios da Mar­in­ha do Brasil e de país­es ami­gos, a par­tir das 9h, sain­do do Recreio dos Ban­deirantes, em direção à Baía de Gua­n­abara.

Cerimônia

A par­tir das 13h, será real­iza­da cer­imô­nia comem­o­ra­ti­va dos 200 anos de Inde­pendên­cia do Brasil, na Aveni­da Atlân­ti­ca, altura da Aveni­da Rain­ha Eliz­a­beth, em Copaca­bana, zona sul da cidade. A solenidade con­tará com show aéreo da Esquadrilha Ceu e apre­sen­tação de ban­das de músi­ca dos Fuzileiros Navais, do 1º Batal­hão de Guardas, da Força Aérea Brasileira e da Polí­cia Mil­i­tar do Esta­do do Rio de Janeiro.

A equipe de salto livre da Briga­da de Infan­taria Paraque­dista Os Cometas, reforça­da por inte­grantes da Equipe Fal­cão, da Força Aérea Brasileira, realizará demon­stração de salto com ater­ragem na Pra­ia de Copaca­bana, segui­da de apre­sen­tação da Esquadrilha da Fumaça nos céus do bair­ro. Às 16h, horário aprox­i­ma­do da procla­mação da Inde­pendên­cia, a fro­ta da Esquadra Brasileira e a Artil­haria esta­ciona­da no Forte de Copaca­bana exe­cu­tarão sal­vas de 21 tiros em hom­e­nagem ao Bicen­tenário da Inde­pendên­cia do Brasil.

Outras cidades

Ain­da neste dia 7 de setem­bro, no âmbito do Coman­do Mil­i­tar do Leste (CML), serão real­iza­dos des­files cívi­co-mil­itares nas cidades sedes de aquar­te­la­men­tos nos esta­dos do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espíri­to San­to. Em Niterói, o des­file cívi­co-mil­i­tar será ini­ci­a­do às 9h, na Aveni­da Ama­r­al Peixo­to. O CML tam­bém enviará rep­re­sen­tações de suas tropas Paraque­dista e de Mon­tan­ha para o des­file cívi­co-mil­i­tar na cidade de São Paulo, berço da Inde­pendên­cia do Brasil.

Aman­hã (8) e sex­ta-feira (9), o Forte de Copaca­bana e o museu históri­co do local estarão aber­tos à vis­i­tação gra­tui­ta do públi­co.

A prefeitu­ra do Rio de Janeiro dá suporte aos even­tos, com a mon­tagem de uma tri­buna e gradil. Por meio de sua asses­so­ria de impren­sa, a prefeitu­ra infor­mou ain­da que a via inter­di­ta­da para a série de ativi­dades alu­si­vas ao Bicen­tenário da Inde­pendên­cia será a que nor­mal­mente já fica fecha­da aos domin­gos e feri­ados.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d