...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Esportes / Itália derruba Inglaterra em casa e conquista a Eurocopa

Itália derruba Inglaterra em casa e conquista a Eurocopa

2021-07-11t221738z_1823792120_up1eh7b1pxdwq_rtrmadp_3_soccer-euro-ita-eng-report

Repro­dução: © CATHERINE IVILL

Após empate por 1 a 1, goleiro Donnarumma pega dois pênaltis


Pub­li­ca­do em 11/07/2021 — 20:09 Por Igor San­tos — Repórter da Tv Brasil — Rio de Janeiro

 Após 53 anos do seu primeiro — e até hoje úni­co — títu­lo da Euro­co­pa, a Itália voltou a sen­tir o gostin­ho de ser campeã con­ti­nen­tal de seleções. E foi com brio: jogan­do em ter­ritório adver­sário, a Azzur­ra saiu atrás da Inglater­ra logo no começo da par­ti­da, mas igualou no segun­do tem­po e venceu nos pênaltis (3 a 2), con­tan­do com duas defe­sas do goleiro Gian­lui­gi Don­narum­ma.

Jogan­do em casa, no Está­dio Wem­b­ley, em Lon­dres, diante de um públi­co de mais de 67 mil pes­soas, a Inglater­ra viu o jogo começar da mel­hor for­ma pos­sív­el. Antes de se com­pletarem dois min­u­tos de par­ti­da, Trip­pi­er cru­zou da dire­i­ta e Luke Shaw pegou de primeira, do out­ro lado do cam­po, para com­ple­tar para o gol, con­tan­do com um leve desvio na trave dire­i­ta ital­iana.

A van­tagem pre­coce no placar per­mi­tiu aos ingle­ses ado­tar uma pos­tu­ra mais cautelosa, procu­ran­do rea­gir às investi­das ital­ianas. Quan­do acon­te­ce­r­am, elas pararam no goleiro Jor­dan Pick­ford, um dos destaques da final.

Mas Pick­ford não con­seguiu con­ter um insis­tente ataque ital­iano aos 22 da segun­da eta­pa. Após cobrança de escant­eio, Ver­rat­ti cabeceou, o goleiro fez boa inter­venção, a bola resval­ou na trave e sobrou para Bonut­ti, na peque­na área, com­ple­tar para as redes.

A igual­dade no placar se esten­deu até o fim do tem­po reg­u­la­men­tar e dos 30 min­u­tos da pror­ro­gação, com os dois times preferindo não se arriscar. Tudo ficou para as penal­i­dades.

Pick­ford foi o primeiro a defend­er uma cobrança (de Belot­ti). Dois jogadores que entraram especi­fi­ca­mente para cobrar pênaltis pela Inglater­ra, Rash­ford e San­cho, des­perdiçaram as cobranças — o últi­mo sendo para­do por Don­narum­ma. O brasileiro nat­u­ral­iza­do ital­iano Jorgin­ho, que havia con­ver­tido a últi­ma cobrança na semi­fi­nal con­tra a Espan­ha, pode­ria dar a vitória à Itália, mas tam­bém foi para­do por Pick­ford. No entan­to, na cobrança seguinte, Don­narum­ma foi um muro mais uma vez, detendo o chute de Saka e dan­do o títu­lo à Itália.

O goleiro do Milan frus­trou os planos de mil­hares de ingle­ses, que esper­avam teste­munhar o primeiro títu­lo europeu da Inglater­ra na história. A Itália, campeã em 1968, chegou ao segun­do tro­feu pelas mãos de Don­narum­ma e pés de Bonuc­ci, eleito o mel­hor jogador da decisão. A seleção ital­iana ain­da man­tém uma inven­ci­bil­i­dade de 34 par­tidas, se aprox­i­man­do de um recorde mundi­al do fute­bol de seleções: entre 1993 e 1996, o Brasil ficou 36 par­tidas sem ser der­ro­ta­do.

Edição: Mar­cio Par­ente

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

TV Brasil inicia transmissão do Campeonato Cearense nesta quarta

Programação acompanha Ceará x Maranguape a partir de 21h20 EBC Pub­li­ca­do em 14/01/2026 — 08:10 …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d