...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias do Mundo / Brasil apela por resolução pacífica de conflito entre Rússia e Ucrânia

Brasil apela por resolução pacífica de conflito entre Rússia e Ucrânia

Repro­dução: © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Rússia reconheceu ontem a independência de territórios separatistas


Pub­li­ca­do em 22/02/2022 — 12:17 Por Mari­eta Cazarré — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O Min­istério das Relações Exte­ri­ores divul­gou uma nota à impren­sa hoje (22) em que reafir­ma a neces­si­dade de uma solução nego­ci­a­da e que leve em con­sid­er­ação os legí­ti­mos inter­ess­es de segu­rança da Rús­sia e da Ucrâ­nia e a neces­si­dade de se respeitar os princí­pios da Car­ta das Nações Unidas.

O MRE apela para que a nego­ci­ação ten­ha como base os Acor­dos de Min­sk, assi­na­dos em 2014 por rep­re­sen­tantes da Ucrâ­nia, da Rús­sia, da Repúbli­ca Pop­u­lar de Donet­sk (DNR) e da Repúbli­ca Pop­u­lar de Lugan­sk (LNR) para pôr fim à guer­ra no leste da Ucrâ­nia.

Na nota, o MRE afir­ma ain­da que, diante da situ­ação cri­a­da em torno do sta­tus das auto procla­madas enti­dades estatais do Donet­sk e do Luhan­sk, o Brasil “apela a todas as partes envolvi­das para que evitem uma escal­a­da de vio­lên­cia e que esta­beleçam, no mais breve pra­zo, canais de diál­o­go capazes de encam­in­har de for­ma pací­fi­ca a situ­ação no ter­reno”.

Ontem (21), o pres­i­dente da Rús­sia, Vladimir Putin, recon­heceu a inde­pendên­cia das auto procla­madas repúbli­cas de Donet­sk e Lugan­sk e anun­ciou o envio do que chamou de forças de “manutenção de paz” para solo ucra­ni­ano.

O secretário-ger­al da Orga­ni­za­ção do Trata­do do Atlân­ti­co Norte (Otan), Jens Stoltenberg, con­de­nou a decisão pres­i­dente rus­so de assi­nar um decre­to recon­hecen­do duas regiões do leste da Ucrâ­nia como inde­pen­dentes.

“Eu con­de­no a decisão da Rús­sia de recon­hecer a auto procla­ma­da ‘Repúbli­ca Pop­u­lar de Donet­sk’ e ‘Repúbli­ca Pop­u­lar de Lugan­sk’. Isso mina a sobera­nia e inte­gri­dade ter­ri­to­r­i­al ucra­ni­ana, cor­rói os esforços em prol da solução do con­fli­to e vio­la os Acor­dos de Min­sk, dos quais a Rús­sia é sig­natária”, afir­mou Stoltenberg em nota.

Conselho de Segurança

O rep­re­sen­tante per­ma­nente do Brasil jun­to à Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU), embaix­ador Ronal­do Cos­ta Fil­ho, fez ontem (21) uma declar­ação no debate do Con­sel­ho de Segu­rança da Nações Unidas sobre a questão da Ucrâ­nia. Ele aler­tou que a “ten­são den­tro e ao redor da Ucrâ­nia está se agra­van­do diari­a­mente – na ver­dade, a cada hora”.

Cos­ta Fil­ho disse ain­da que a situ­ação tornou-se críti­ca e o Brasil vem acom­pan­han­do os últi­mos acon­tec­i­men­tos com extrema pre­ocu­pação. “Nas atu­ais cir­cun­stân­cias, nós, neste con­sel­ho, em rep­re­sen­tação da comu­nidade inter­na­cional, deve­mos reit­er­ar os ape­los à ime­di­a­ta desescal­a­da e nos­so firme com­pro­mis­so de apoiar os esforços políti­cos e diplomáti­cos para cri­ar as condições para uma solução pací­fi­ca para esta crise”.

O embaix­ador reafir­mou o “ape­lo a todas as partes inter­es­sadas para que man­ten­ham o diál­o­go com espíri­to de aber­tu­ra, com­preen­são, flex­i­bil­i­dade e sen­so de urgên­cia para encon­trar cam­in­hos para uma paz duradoura na Ucrâ­nia e em toda a região. Um primeiro obje­ti­vo inescapáv­el é obter um ces­sar-fogo ime­di­a­to, com a reti­ra­da abrangente de tropas e equipa­men­tos mil­itares no ter­reno. Tal desen­ga­ja­men­to mil­i­tar será um pas­so impor­tante para con­stru­ir con­fi­ança entre as partes, for­t­ale­cer a diplo­ma­cia e bus­car uma solução sus­ten­táv­el para a crise”.

* Matéria alter­a­da às 12h43 para acres­cen­tar declar­ações do rep­re­sen­tan­do do Brasil na ONU, embaix­ador Ronal­do Cos­ta Fil­ho

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Reunião da OEA sobre Venezuela expõe divisão política no continente

Países alinhados aos EUA defenderam ataque a Caracas Rafael Car­doso — Repórter da Agên­cia Brasil …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d