...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Esportes / Pandemia deixa Auckland City fora do Mundial de Clubes da Fifa

Pandemia deixa Auckland City fora do Mundial de Clubes da Fifa

auckland_city_futebol

© Pho­totek / Auck­land City (Repro­dução)

Representante da Oceania disputaria evento pela 10ª vez


Pub­li­ca­do em 15/01/2021 — 11:45 Por Lin­coln Chaves — Repórter da TV Brasil e da Rádio Nacional — São Paulo

A Fed­er­ação Inter­na­cional de Fute­bol (Fifa) anun­ciou nes­ta sex­ta-feira (15) que o Auck­land City (Nova Zelân­dia) não dis­putará a edição 2020 do Mundi­al de Clubes, que será real­iza­da entre os dias 1º e 11 de fevereiro em Doha, no Catar. Em nota, a enti­dade argu­men­ta que, em respeito às medi­das san­itárias de pre­venção ao novo coro­n­avírus (covid-19) exigi­das pelo gov­er­no neoze­landês, “não foi pos­sív­el chegar a uma solução” que via­bi­lizasse a par­tic­i­pação do clube da Ocea­nia.

“Ape­sar das con­ver­sas reg­u­lares com o clube, com a fed­er­ação de fute­bol da Nova Zelân­dia e a OFC [sigla em inglês para Con­fed­er­ação de Fute­bol da Ocea­nia], as deter­mi­nações das autori­dades do país em relação a iso­la­men­to e quar­ente­na vão além das atribuições da Fifa”, afir­ma o comu­ni­ca­do. “A Fifa, jun­ta­mente com as autori­dades do Catar, imple­men­tará um pro­to­co­lo médi­co e de segu­rança que asse­gure a saúde e a pro­teção dos envolvi­dos na com­petição”, com­ple­ta a nota.

A Nova Zelân­dia foi apon­ta­da pela con­sul­to­ria ingle­sa Brand Finance, espe­cial­iza­da em mar­cas, como a nação que mel­hor tem enfrenta­do a pan­demia da covid-19. O país com cer­ca de cin­co mil­hões de habi­tantes reg­istrou 2.246 casos e 25 mortes pelo vírus des­de o iní­cio da crise san­itária. O últi­mo óbito provo­ca­do pela doença foi em 14 de setem­bro do ano pas­sa­do.

Recordista de par­tic­i­pações no Mundi­al des­de que o torneio pas­sou a ser orga­ni­za­do pela Fifa, em 2000 e a par­tir de 2005, o Auck­land City dis­putaria a com­petição pela déci­ma vez. A Liga dos Campeões da Ocea­nia de 2020 não foi con­cluí­da, dev­i­do à pan­demia, então a OFC sele­cio­nou como rep­re­sen­tante o dono da mel­hor cam­pan­ha da primeira fase do torneio con­ti­nen­tal. O time da Nova Zelân­dia acabou levan­do a vaga por ter mel­hor sal­do de gols que o Magen­ta (Nova Caledô­nia), com quem havia empata­do em pon­tos.

Semi­fi­nal­ista do Mundi­al em 2014, o Auck­land estrearia na primeira fase con­tra o Al-Duhail, campeão nacional do Catar. Com a desistên­cia do rival da Ocea­nia, o rep­re­sen­tante do país-sede — que tem o ata­cante Dudu (ex-Palmeiras) como prin­ci­pal jogador — entra dire­to nas quar­tas de final. O sorteio dos con­fron­tos será na próx­i­ma terça-feira (19).

Além do Al-Duhail, mais qua­tro times estão garan­ti­dos na com­petição: Al-Ahly (Egi­to, campeão africano), Ulsan Hyundai (Cor­eia do Sul, campeão asiáti­co), Tigres (Méx­i­co, campeão das Améri­c­as Cen­tral e do Norte) e Bay­ern de Munique (Ale­man­ha, campeão europeu). O rep­re­sen­tante sul-amer­i­cano será con­heci­do no próx­i­mo dia 30, na decisão 100% brasileira da Lib­er­ta­dores, entre San­tos e Palmeiras, que jog­a­rão no Mara­canã, no Rio de Janeiro, às 17h (horário de Brasília).

Edição: Gus­ta­vo Faria

Agên­cia Brasil / EBC


Você pode Gostar de:

TV Brasil inicia transmissão do Campeonato Cearense nesta quarta

Programação acompanha Ceará x Maranguape a partir de 21h20 EBC Pub­li­ca­do em 14/01/2026 — 08:10 …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d