...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Direitos Humanos / SP tem Semana Municipal do Brincar com atividades presenciais e online

SP tem Semana Municipal do Brincar com atividades presenciais e online

Repro­dução: © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Tema deste ano é Confiar na Força do Brincar


Pub­li­ca­do em 21/05/2022 — 10:02 Por Lud­mil­la Souza – Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

A par­tir deste sába­do (21), as cri­anças da cap­i­tal paulista poderão se diver­tir com a Sem­ana Munic­i­pal do Brin­car que será real­iza­da até 28 de maio. O even­to, que é anu­al, pre­tende sen­si­bi­lizar a sociedade para o dire­ito ao brin­car e vis­i­bi­lizar a cul­tura da infân­cia, mobi­lizan­do a todos sobre a importân­cia do desen­volvi­men­to inte­gral das cri­anças. 

A Sem­ana Munic­i­pal do Brin­car está alin­ha­da com a Sem­ana Mundi­al do Brin­car, orga­ni­za­da pela Aliança pela Infân­cia, e o tema escol­hi­do para esta edição é “Con­fi­ar na Força do Brin­car”.

“O brin­car é o espaço onde a cri­ança tra­bal­ha aspec­tos da con­fi­ança. Por meio do brin­car, a cri­ança esta­b­elece vín­cu­los com as out­ras pes­soas, aprende a se rela­cionar. O brin­car livre é um mer­gul­ho da con­fi­ança da cri­ança na sua própria potên­cia. A cri­ança tem que con­fi­ar que vai con­seguir pular, que vai con­seguir empil­har aque­les blo­cos de madeira, que vai con­seguir se jog­ar nos braços da mãe. Ela vai con­qui­s­tan­do as suas potên­cias e apren­den­do os seus lim­ites aos poucos, vai crian­do con­fi­ança em si mes­ma e no mun­do a sua vol­ta”, expli­cou a coor­de­nado­ra da Sec­re­taria Exec­u­ti­va da Aliança Pela Infân­cia, Letí­cia Zero.

Por con­ta do momen­to de reaber­tu­ra grad­ual em relação à pan­demia, este ano, a sem­ana con­tará tan­to com ativi­dades pres­en­ci­ais como online. As ativi­dades são gra­tu­itas e vari­adas com o obje­ti­vo de acol­her as cri­anças e tam­bém aque­les que con­vivem com elas, que se inter­es­sam pela cul­tura do brin­car e que atu­am profis­sion­al­mente na pro­moção de políti­cas públi­cas voltadas para a infân­cia, sua pro­teção inte­gral e a garan­tia do dire­ito ao brin­car.

A pro­gra­mação online con­tará com vídeos com pro­postas de brin­cadeiras para cri­anças, pro­duzi­dos pelos Serviços de Assistên­cia Social à Família (SAS­Fs), da Sec­re­taria Munic­i­pal de Assistên­cia e Desen­volvi­men­to Social, e rodas de con­ver­sa com profis­sion­ais e espe­cial­is­tas.

A primeira roda será volta­da a todos que con­vivem com cri­anças — famílias, cuidadores/as, educadores/as e demais profis­sion­ais — para dis­cussão sobre a importân­cia do brin­car para o desen­volvi­men­to infan­til e humano. A segun­da roda será des­ti­na­da a gestores/as públicos/as e tra­ta da insti­tu­cional­iza­ção de políti­cas que favore­cem o dire­ito ao brin­car e a pro­teção inte­gral da infân­cia.

As ativi­dades para as cri­anças serão ofer­tadas de for­ma descen­tral­iza­da em espaços e equipa­men­tos públi­cos diver­sos pela cidade. A pro­gra­mação com­ple­ta da Sem­ana Munic­i­pal do Brin­car 2022 pode ser aces­sa­da pela inter­net.

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d