...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Esportes / Camarões volta a atravessar o caminho do Brasil em uma Copa

Camarões volta a atravessar o caminho do Brasil em uma Copa

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal jr/Agência Brasil

Equipes se encontram pela terceira vez em um mundial de seleções


Pub­li­ca­do em 02/12/2022 — 08:00 Por Car­los Moli­nari — TV Brasil — Brasília

ouvir:

Os mais novos não têm como se lem­brar, mas hou­ve um ano no qual os brasileiros torce­r­am para Camarões. Na Copa da Itália (1990), após a seleção ser elim­i­na­da pela Argenti­na, todo o país tro­cou a camisa amarela pela verde e esper­ou que os Leões Indomáveis con­seguis­sem ir o mais longe pos­sív­el. A epopeia ter­mi­nou nas quar­tas de final, mas Camarões do míti­co goleiro N´Kono e do ata­cante Roger Mil­la colo­cou o país defin­i­ti­va­mente no mapa do fute­bol mundi­al.

Quis o sorteio que, na Copa seguinte, nos Esta­dos Unidos (1994) os camarone­ses cruzassem o cam­in­ho do Brasil. Na fase de gru­pos, foi mera for­mal­i­dade para Romário, Bebe­to e até para Már­cio San­tos mar­carem 3 a 0 nas redes do goleiro Bell.

Depois dis­so, as duas seleções só se reen­con­traram na Copa de 2014, no está­dio Mané Gar­rin­cha, em Brasília. Cada vez mais longe dos mel­hores dias, Camarões caiu por 4 a 1 sem ofer­e­cer a mín­i­ma resistên­cia. Ney­mar, duas vezes, Fred e Fer­nand­in­ho foram os autores dos gols naque­la tarde, clas­si­f­i­can­do a equipe para as oitavas de final.

Tite ain­da pode usar em 2022 três remanes­centes daque­la equipe: Daniel Alves, Thi­a­go Sil­va e Ney­mar. Enquan­to isso, os Leões, após a façan­ha de 1990, nun­ca mais pas­saram da primeira fase de um mundi­al de seleções, acu­mu­lan­do elim­i­nações pre­co­ces e rug­in­do cada vez mais baixo.

A seleção coman­da­da por Tite ain­da fez um amis­toso na Inglater­ra, em 2018, con­tra Camarões. A vitória foi magrin­ha: 1 a 0, gol de Richarli­son.

A úni­ca neg­a­ti­va lem­brança que a seleção africana trouxe até hoje, além de uma vitória na Copa das Con­fed­er­ações em 2003, foi a elim­i­nação nas quar­tas de final dos Jogos Olímpi­cos de Syd­ney (2000). Para muitos, a equipe olímpi­ca não pode ser equipara­da à seleção prin­ci­pal, mas o sabor amar­go da elim­i­nação, com gol de ouro na pror­ro­gação, cau­sou estra­gos para o téc­ni­co Van­der­lei Lux­em­bur­go.

Brasil joga contra Camarões no estadio nacional de Brasília, o Mané Garrincha (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Repro­dução: Brasil e Camarões se enfrentaram no está­dio Mané Gar­rin­cha pela Copa de 2014 — Mar­cel­lo Casal jr/Agência Brasil.

Foi um jogo atípi­co. Mbo­ma fez 1 a 0 no 1º tem­po. Camarões teve dois jogadores expul­sos e o Brasil só con­seguiu empatar aos 49 min­u­tos do 2º tem­po, numa cobrança de fal­ta de Ronald­in­ho Gaú­cho. Com essa dose extra de estí­mu­lo, o jogo foi para a pror­ro­gação e, mes­mo com dois home­ns a mais, a seleção lev­ou um gol de M’Bami. A medal­ha de ouro foi emb­o­ra e Camarões cam­in­hou rumo a um improváv­el e úni­co títu­lo. Elim­i­nou o Chile nas semi­fi­nais e der­rubou a Espan­ha, na final, nos pênaltis. A medal­ha que os brasileiros esper­avam foi parar no peito da ger­ação de Samuel Eto´o (famoso ata­cante camaronês com pas­sagens por equipes como Barcelona, Inter de Milão e Chelsea).

Ape­nas a títu­lo de curiosi­dade, a seleção foi elim­i­na­da com Hél­ton; Baiano, Fábio Aurélio, Athir­son (Roger) e Fábio Bil­i­ca (Lúcio); Álvaro, Mar­cos Paulo, Fabi­ano e Ronald­in­ho Gaú­cho; Alex e Lucas (Geo­van­ni).

“A táti­ca do imped­i­men­to e a dis­posição dos camarone­ses des­mas­cararam o pre­ten­so mod­er­no fute­bol brasileiro. Um fute­bol feio e muito mal joga­do den­tro e fora de cam­po. No cam­po, jogadores que não demon­straram von­tade, brio e qual­i­dade téc­ni­ca”, bradou o Jor­nal do Brasil do dia seguinte.

Em pouco tem­po, os brasileiros já tin­ham esque­ci­do o vex­ame e pas­saram a entoar pelos está­dios do país o cân­ti­co: “Obi­na é mel­hor que o Etooooo”.

Ah, sim, para os mais novos, Obi­na era um jogador do Fla­men­go que nun­ca par­ticipou de uma Copa do Mun­do, nem de uma Olimpía­da, e talvez nem fos­se mel­hor que o Eto´o.

Edição: Fábio Lis­boa

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

TV Brasil inicia transmissão do Campeonato Cearense nesta quarta

Programação acompanha Ceará x Maranguape a partir de 21h20 EBC Pub­li­ca­do em 14/01/2026 — 08:10 …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d