...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Ministro anuncia parceria entre a EBC e canais públicos argentinos

Ministro anuncia parceria entre a EBC e canais públicos argentinos

Repro­dução: © Tele­visión Públi­ca Argentina/ divul­gação

Paulo Pimenta visitou instalações de emissora em Buenos Aires


Pub­li­ca­do em 20/01/2023 — 20:47 Por Pedro Rafael Vilela* — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O min­istro-chefe da Sec­re­taria de Comu­ni­cação Social da Presidên­cia da Repúbli­ca, Paulo Pimen­ta, vis­i­tou hoje (20) as insta­lações da TV Públi­ca da Argenti­na (TVP), em Buenos Aires. Ele está na cap­i­tal argenti­na para encon­tros prévios à viagem do pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, que embar­ca para a Argenti­na no próx­i­mo domin­go (22) para a primeira viagem inter­na­cional do novo manda­to.

Após a visi­ta, em entre­vista à TV Brasil, da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), e à TVP, Pimen­ta afir­mou que pre­tende assi­nar um ter­mo de coop­er­ação entre os dois canais para a tro­ca de exper­iên­cias.

“O tra­bal­ho de comu­ni­cação públi­ca da Argenti­na é  muito con­heci­do e respeita­do. Na TV públi­ca, nas rádios, na agên­cia de notí­cias”, desta­cou.

“Quer­e­mos que o primeiro con­vênio da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação, a EBC, ago­ra no gov­er­no Lula, seja fir­ma­do com a TV públi­ca da Argenti­na, com os meios de comu­ni­cação públi­cos argenti­nos”, acres­cen­tou.

A TVP é uma emis­so­ra da Rádio e Tele­visão Argenti­na (RTA), uma empre­sa públi­ca respon­sáv­el pela gestão da TV públi­ca, da Rádio Nacional, Canal 12, TV Públi­ca Region­al e do Serviço de Radiod­i­fusão Argenti­na no Exte­ri­or. Foi cri­a­da pela Lei de Serviços de Comu­ni­cação Audio­vi­su­al, de 2009.

A empre­sa tam­bém faz a gestão da agên­cia de notí­cias (Télam) e do Canal Encon­tro (Encuen­tro), que ofer­ece uma pro­gra­mação de doc­u­men­tários, pro­gra­mas de debate e pro­duções inde­pen­dentes.

Transição

O min­istro Paulo Pimen­ta tam­bém comen­tou as recentes mudanças no coman­do da EBC, com a des­ti­tu­ição da anti­ga dire­to­ria e a nomeação de um coman­do pro­visório for­ma­do por empre­ga­dos con­cur­sa­dos e rep­re­sen­tantes da sociedade civ­il e do gov­er­no.

“Con­sti­tuí­mos uma direção pro­visória, com rep­re­sen­tantes dos servi­dores, da sociedade civ­il, e vamos, ago­ra, nos próx­i­mos dias, indicar os nomes que vão com­por a nova empre­sa, que serão respon­sáveis por essa nova fase da comu­ni­cação públi­ca no Brasil”, disse.

Viagem de Lula

A ida de Lula à Argenti­na inau­gu­ra uma série de via­gens inter­na­cionais do pres­i­dente em seu ter­ceiro manda­to à frente do gov­er­no brasileiro. Além de vis­i­tar a Argenti­na, Lula ain­da irá ao Uruguai e, no mês que vem, aos Esta­dos Unidos. Tam­bém está con­fir­ma­da uma viagem à Chi­na, em março.

Além da agen­da bilat­er­al na Argenti­na, na segun­da-feira (23), Lula par­tic­i­pará da reunião de cúpu­la da Comu­nidade de Esta­dos Lati­no-Amer­i­canos e do Caribe (Celac), cole­gia­do do qual o Brasil voltou a par­tic­i­par, após ter se reti­ra­do durante o gov­er­no de Jair Bol­sonaro. Este encon­tro ocorre na terça-feira (24). No dia seguinte, o pres­i­dente faz uma visi­ta ao Uruguai e, em segui­da, retor­na ao Brasil.

Segun­do Paulo Pimen­ta, a expec­ta­ti­va da visi­ta é a assi­natu­ra de um amp­lo acor­do envol­ven­do difer­entes áreas da relação bilat­er­al. “Será o mais impor­tante acor­do de parce­rias fir­ma­do até hoje entre Brasil e Argenti­na”, enfa­ti­zou. Ele desta­cou o sim­bolis­mo do des­ti­no da primeira viagem inter­na­cional de Lula neste manda­to.

“É tam­bém uma demon­stração do respeito e do recon­hec­i­men­to do que sig­nifi­ca para nós a parce­ria com a Argenti­na, e espe­cial­mente um pro­je­to para toda a Améri­ca do Sul e Améri­ca Lati­na”, disse.

*Colaborou Vanes­sa Casali­no.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d