...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Pré-selecionados na 2ª chamada do Prouni têm até dia 24 para matrícula

Pré-selecionados na 2ª chamada do Prouni têm até dia 24 para matrícula

Estudantes brasilienses concluem simulado do Enem Colégio Setor Oeste, Asa Sul, Brasília, DF, Brasil 7/7/2016 Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília.
© 07.07.2016/Gabriel Jabur/Agência Brasília (Repro­dução)

O prazo começou no dia 8 de fevereiro


Pub­li­ca­do em 17/02/2021 — 09:37 Por Andreia Verdélio – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Os can­didatos pré-sele­ciona­dos na segun­da chama­da do Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (Prouni), para o primeiro semes­tre deste ano, têm até o dia 24 de fevereiro para com­pare­cer às insti­tu­ições de ensi­no para con­fir­mar as infor­mações declar­adas na inscrição e faz­er a matrícu­la. O pra­zo começou no dia 8 de fevereiro.

A lista com o nome dos sele­ciona­dos, bem como o crono­gra­ma do pro­gra­ma, pode ser aces­sa­da por meio do site do Prouni.

Para aque­les que não foram sele­ciona­dos nas chamadas reg­u­lares, o pro­gra­ma ofer­ece ain­da a opor­tu­nidade de par­tic­i­par da lista de espera. Para isso, o estu­dante deve man­i­fes­tar essa intenção pelo site nos dias 1º e 2 de março. A divul­gação do resul­ta­do da lista de espera sai em 5 de março e as matrícu­las dev­erão ser real­izadas entre 8 e 12 de março.

Neste ano, o pro­gra­ma ofer­ece bol­sas para 13.117 cur­sos em 1.031 insti­tu­ições de ensi­no, local­izadas em todos os esta­dos e no Dis­tri­to Fed­er­al. São mais de 162 mil bol­sas ofer­tadas, sendo 52.839 para cur­sos na modal­i­dade de edu­cação à dis­tân­cia.

O Prouni é o pro­gra­ma do gov­er­no fed­er­al que ofer­ece bol­sas de estu­do, inte­grais e par­ci­ais (50%), em insti­tu­ições par­tic­u­lares de edu­cação supe­ri­or. Para ter aces­so à bol­sa inte­gral, o estu­dante deve com­pro­var ren­da famil­iar bru­ta men­sal de até 1,5 salário mín­i­mo por pes­soa. Para a bol­sa par­cial, a ren­da famil­iar bru­ta men­sal deve ser de até 3 salários mín­i­mos por pes­soa.

É necessário tam­bém que o estu­dante ten­ha cur­sa­do o ensi­no médio com­ple­to em esco­la da rede públi­ca ou da rede pri­va­da, des­de que na condição de bol­sista inte­gral. Pro­fes­sores da rede públi­ca de ensi­no tam­bém podem dis­putar uma bol­sa, e, nesse caso não se apli­ca o lim­ite de ren­da exigi­do dos demais can­didatos.

É pre­ciso que o can­dida­to ten­ha feito a edição mais recente do Exame Nacional do Ensi­no Médio, ten­ha alcança­do, no mín­i­mo, 450 pon­tos de média das notas e não ten­ha tira­do zero na redação. Excep­cional­mente neste ano, os estu­dantes serão sele­ciona­dos de acor­do com as notas do Enem de 2019, uma vez que as provas do Enem 2020 foram adi­adas em razão da pan­demia da covid-19.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

MEC fará pesquisa sobre impacto da restrição de celular nas escolas

Lei que restringiu uso completa um ano de vigência nesta terça (13) Tatiana Alves — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d