...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Brasil inaugura fábrica de medicamentos para diabetes e obesidade

Brasil inaugura fábrica de medicamentos para diabetes e obesidade

Entre os produtos, laboratório produzirá o insumo do Ozempic

Paula Labois­sière — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 23/08/2024 — 15:01
Brasília
Hortolândia (SP) - 23.08.2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de inauguração da fábrica da EMS, no Auditório Emiliano Manuel Sanchez da sede da EMS. Hortolândia - SP.

Foto: Ricardo Stuckert / PR
Repro­dução: © Ricar­do Stuck­ert

O pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va e a min­is­tra da Saúde, Nísia Trindade, par­tic­i­param nes­ta sex­ta-feira (23) da inau­gu­ração de fábri­ca de polipep­tídeo sin­téti­co, em Hor­tolân­dia (SP), volta­da para a pro­dução de medica­men­tos para dia­betes e obesi­dade.

Em nota, o min­istério infor­mou que a fábri­ca vai pro­duzir a liraglu­ti­da sin­téti­ca, “pro­du­to ino­vador que foi sub­meti­do para reg­istro na Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa) e está na fila pri­or­itária para avali­ação”.

Oper­a­da pela far­ma­cêu­ti­ca EMS, a fábri­ca tam­bém deve pro­duzir a semaglu­ti­da, insumo do medica­men­to Ozem­pic, cuja patente vig­o­ra até março de 2026 e cujo pedi­do de reg­istro já foi sub­meti­do à Anvisa.

“Com um inves­ti­men­to de R$ 60 mil­hões, o espaço rep­re­sen­ta um mar­co históri­co, pois é con­sid­er­a­do o primeiro do tipo no país e faz parte das ini­cia­ti­vas do gov­er­no fed­er­al rela­cionadas ao Com­plexo Econômi­co-Indus­tri­al da Saúde”, avaliou o min­istério, em nota.

Durante a inau­gu­ração, Nísia desta­cou bene­fí­cios para pacientes com dia­betes. “É o primeiro medica­men­to pro­duzi­do no país para trata­men­to de dia­betes e obesi­dade, de for­ma ino­vado­ra, uti­lizan­do pep­tídeos, a liraglu­ti­da e tam­bém a semaglu­ti­da”.

“É moti­vo de muito orgul­ho e de mui­ta expec­ta­ti­va”, disse. “A pro­dução de polipetídeos sin­téti­cos vai reduzir os efeitos colat­erais para pacientes e tam­bém o cus­to, além de garan­tir avanço na autono­mia do nos­so país”, com­ple­tou.

Em sua fala, a min­is­tra citou a importân­cia de “esforços con­ju­ga­dos” e avaliou a inau­gu­ração da nova fábri­ca como “o encon­tro da com­petên­cia e da qual­i­dade do setor pri­va­do com as políti­cas públi­cas do gov­er­no fed­er­al”.

Durante a cer­imô­nia, Lula avaliou o momen­to como “aus­pi­cioso” para a saúde no Brasil. “Muito me ale­gra voltar a esse com­plexo indus­tri­al 17 anos depois da primeira visi­ta”, disse, ao citar o poder de com­pra do Esta­do como “fator muito impor­tante para o desen­volvi­men­to da indús­tria nacional”.

“Esta­mos con­ven­ci­dos de que o poder de com­pra do SUS vai per­mi­tir que a gente ten­ha uma indús­tria far­ma­cêu­ti­ca capaz de com­pe­tir com qual­quer uma do mun­do. O Brasil can­sou de ser pequeno, de ser um país em vias de desen­volvi­men­to, de diz­er que somos o país do futuro. Não.Queremos ser grandes. Pra nós, o futuro não é aman­hã, começa ago­ra. E essa fábri­ca é o exem­p­lo de que o futuro já chegou na área da saúde.”

Entenda

A inau­gu­ração da fábri­ca atende às dire­trizes da estraté­gia nacional para o desen­volvi­men­to do Com­plexo Econômi­co-Indus­tri­al da Saúde, lança­da em setem­bro de 2023 e com pre­visão de inves­ti­men­to de R$ 57,4 bil­hões do setor públi­co e da ini­cia­ti­va pri­va­da até 2026.

A pro­pos­ta é expandir a pro­dução nacional de itens clas­si­fi­ca­dos como pri­or­itários para o Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS), além de reduzir a dependên­cia do Brasil no que diz respeito a insumos, medica­men­tos, vaci­nas e out­ros pro­du­tos estrangeiros.

Na matriz de desafios pro­du­tivos e tec­nológi­cos em saúde, o dia­betes, segun­do o min­istério, foi iden­ti­fi­ca­do como pri­or­i­dade, tor­nan­do a ino­vação e o desen­volvi­men­to tec­nológi­co de platafor­mas e pro­du­tos rela­ciona­dos a essa condição rel­e­vantes no âmbito do com­plexo.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d