...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Esportes / Brasil será sede de competições pan-americanas de ginástica

Brasil será sede de competições pan-americanas de ginástica

Rio de Janeiro - Atletas da seleção brasileira de ginástica artística, categorias adulto e juvenil, treinam no Centro de Treinamento do Time Brasil, no Parque Olímpico. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
© Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil (Repro­dução)

Um dos torneios é classificatório aos Jogos Olímpicos de Tóquio


Pub­li­ca­do em 22/01/2021 — 12:38 Por Juliano Jus­to — Repórter da Tv Brasil e da Rádio Nacional — São Paulo — São Paulo

O Campe­ona­to Pan-Amer­i­cano adul­to de Ginás­ti­ca Artís­ti­ca, Rít­mi­ca e de Tram­polim e a Copa Pan-Amer­i­cana de Clubes de Ginás­ti­ca de Tram­polim serão real­iza­dos no Brasil no mês de jun­ho. A con­fir­mação acon­te­ceu nes­ta quin­ta-feira (21) através da União Pan-Amer­i­cana de Ginás­ti­ca (UPAG). A cidade-sede e as datas dos torneios ain­da não foram definidas.
Ante­ri­or­mente, o dire­ito de orga­ni­zar os even­tos era da fed­er­ação norte-amer­i­cana, a USA Gym­nas­tics. O plano era faz­er as com­petições em Birm­ing­ham, no Alaba­ma. Mas, nes­ta quin­ta-feira (21), os amer­i­canos abri­ram mão da pri­or­i­dade de sedi­ar os torneios e a pres­i­dente da Con­fed­er­ação Brasileira de Ginás­ti­ca, Luciene Resende, con­fir­mou a can­di­datu­ra brasileira, que já havia sido apre­sen­ta­da em setem­bro de 2020. “É claro que a pos­si­bil­i­dade de dis­putar em casa uma com­petição impor­tan­tís­si­ma, clas­si­fi­catória para a Olimpía­da, é um trun­fo muito valioso. Com a con­fir­mação de que poder­e­mos orga­ni­zar a com­petição, esta­mos ain­da mais con­fi­antes de que poder­e­mos asse­gu­rar vagas olímpi­cas para a Ginás­ti­ca do Brasil”, disse Luciene.

CBG Ilona Peuker, Palestras, 2018nov23 | Foto: RicardoBufolin/CBG
Luciene Resende — Pres­i­dente da Con­fed­er­ação Brasileira de Ginás­ti­ca (CBG) — Ricar­do Bufolinrbufolin@hotmail (Repro­dução)

O dire­ito de sedi­ar um even­to como o Campe­ona­to Pan-Amer­i­cano, na avali­ação de Luciene, tem um sig­nifi­ca­do que tran­scende a teóri­ca ele­vação das chances de clas­si­fi­cação olímpi­ca. “É sem­pre impor­tante realizar grandes com­petições e divul­gar ain­da mais o nos­so esporte. Isso é fun­da­men­tal para atrair­mos novos prat­i­cantes para a modal­i­dade”, acres­cen­ta a diri­gente.

Edição: Mar­cio Par­ente

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

TV Brasil inicia transmissão do Campeonato Cearense nesta quarta

Programação acompanha Ceará x Maranguape a partir de 21h20 EBC Pub­li­ca­do em 14/01/2026 — 08:10 …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d