...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Política / Conheça os candidatos à Presidência da Câmara dos Deputados

Conheça os candidatos à Presidência da Câmara dos Deputados

A cúpula menor, voltada para baixo, abriga o Plenário do Senado Federal. A cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados.
© Mar­cel­lo Casal JrAgên­cia Brasil (Repro­dução)

Votação na segunda-feira será presencial e o voto é secreto


Pub­li­ca­do em 30/01/2021 — 15:55 Por Luciano Nasci­men­to — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Na segun­da-feira (1°), os 513 dep­uta­dos se reúnem para definir quem será o novo pres­i­dente da Câmara dos Dep­uta­dos para os próx­i­mos dois anos. A eleição para suced­er o atu­al pres­i­dente, Rodri­go Maia (DEM-RJ), está pre­vista para começar às 19h. O pleito será pres­en­cial e o voto é secre­to. Na ocasião, tam­bém serão escol­hi­dos os demais ocu­pantes da Mesa Dire­to­ra: dois vice-pres­i­dentes, qua­tro secretários e os respec­tivos suplentes.

Até o momen­to, nove dep­uta­dos con­cor­rem ao car­go, dois por blo­cos par­tidários, dois can­didatos de par­tidos e cin­co can­di­dat­uras avul­sas. Novas can­di­dat­uras podem ser apre­sen­tadas até o dia da eleição.

Pelo Reg­i­men­to Inter­no da Câmara, será eleito em primeiro turno o par­la­men­tar que con­seguir a maio­r­ia abso­lu­ta dos votos, isto é, 257 dos 513 dep­uta­dos.

Caso isso não ocor­ra, os dois mais vota­dos dis­putam o segun­do turno para a presidên­cia. Vence a dis­pu­ta quem obtiv­er a maio­r­ia sim­ples dos votos.

Na ocasião, tam­bém haverá a escol­ha dos car­gos da Mesa Dire­to­ra da Câmara, con­forme o critério de pro­por­cional­i­dade par­tidária. Pelo reg­i­men­to, os car­gos são dis­tribuí­dos aos par­tidos na pro­porção do número de inte­grantes dos blo­cos par­tidários.

A Mesa é com­pos­ta pelo pres­i­dente, dois vice-pres­i­dentes, qua­tro secretários e seus suplentes. Os votos para os car­gos da Mesa só são apu­ra­dos depois que for escol­hi­do o pres­i­dente.

Con­forme o Reg­i­men­to Inter­no, a eleição dos mem­bros da Mesa ocorre em votação sec­re­ta e pelo sis­tema eletrôni­co, exigin­do-se maio­r­ia abso­lu­ta de votos no primeiro turno e maio­r­ia sim­ples no segun­do turno.

As candidaturas

A dis­pu­ta está polar­iza­da entre as can­di­dat­uras dos dep­uta­dos Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP). Com o apoio de 11 (PP, PL, PSL, Pros, PSC, Repub­li­canos, Avante, Patri­o­ta, PSD, PTB e Podemos) par­tidos, Lira, foi o primeiro par­la­men­tar a se lançar na dis­pu­ta. O dep­uta­do tam­bém con­ta com o apoio do pres­i­dente da Repúbli­ca, Jair Bol­sonaro.

Já Rossi con­ta com o apoio do atu­al pres­i­dente da Casa e tam­bém de 11 leg­en­das (MDB, DEM, PSDB, PT, PDT, Sol­i­dariedade, Cidada­nia, PV, PCdoB, Rede e PSB).

Os dep­uta­dos Luiza Erun­d­i­na (PSOL-SP) e Mar­cel Van Hat­ten (Novo-RS) dis­putam a presidên­cia da Casa por indi­cação de seus respec­tivos par­tidos. Já os dep­uta­dos Alexan­dre Fro­ta (PSDB-SP), André Janones (Avante-MG), Capitão Augus­to (PL-SP), Fábio Ramal­ho (MDB-MG) e Gen­er­al Peter­nel­li (PSL-SP) dis­putam a vaga de maneira avul­sa.

Após a escol­ha da nova Mesa Dire­to­ra, no dia 3 de fevereiro, o Con­gres­so Nacional (dep­uta­dos e senadores) se reúne para a solenidade de aber­tu­ra dos tra­bal­hos leg­isla­tivos, que ocorre todo ano. Nes­sa cer­imô­nia serão apre­sen­tadas as men­sagens dos chefes dos Três Poderes falan­do sobre as pri­or­i­dades para 2021.

Confira quem são os candidatos à presidência da Câmara:

Arthur Lira (PP-AL): nat­ur­al de Maceió (AL), advo­ga­do e agropecuar­ista. Está em seu ter­ceiro manda­to como dep­uta­do Fed­er­al. Antes exerceu os car­gos de dep­uta­do estad­ual (AL) e vereador, em Maceió. Atual­mente é o líder do PP na Câmara.

Alexan­dre Fro­ta (PSDB-SP): nat­ur­al do Rio de Janeiro, ator. Está em seu primeiro manda­to como dep­uta­do fed­er­al.

André Janones (Avante-MG): nat­ur­al de Itu­iuta­ba (MG), advo­ga­do. Está em seu primeiro manda­to como dep­uta­do fed­er­al.

Baleia Rossi (MDB-SP): nat­ur­al de São Paulo (SP), empresário. Eleito vereador em Ribeiro Pre­to (SP), em 1992, ocu­pan­do o car­go por mais duas vezes. Foi dep­uta­do estad­ual em São Paulo por três mandatos e ago­ra está no segun­do manda­to como dep­uta­do fed­er­al. É o pres­i­dente nacional do MDB e tam­bém o líder do par­tido na Câmara.

Capitão Augus­to (PL-SP): nat­ur­al de Our­in­hos (SP), poli­cial mil­i­tar. Está em seu segun­do manda­to como dep­uta­do fed­er­al.

Fábio Ramal­ho (MDB-MG): nat­ur­al de Brasília, empresário. Está em seu quar­to manda­to como dep­uta­do fed­er­al.

Gen­er­al Peter­nel­li (PSL-SP): nat­ur­al de Ribeirão Pre­to (SP), mil­i­tar. Está em seu primeiro manda­to como dep­uta­do fed­er­al.

Luiza Erun­d­i­na (PSOL-SP): nat­ur­al de Uiraú­na (PB), assis­tente social. Foi a primeira mul­her a ser elei­ta prefei­ta de São Paulo e está no seu sex­to manda­to como dep­uta­da fed­er­al.

Mar­cel Van Hat­ten (Novo-RS): nat­ur­al de São Leopol­do, cien­tista políti­co. Já exerceu os car­gos de vereador no municí­pio de Dois Irmãos e tam­bém de dep­uta­do estad­ual no Rio Grande do Sul. Está em seu primeiro manda­to como dep­uta­do fed­er­al.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Médico de Bolsonaro confirma traumatismo craniano leve

Ex-presidente passou por exames após cair em cela na PF Pedro Rafael Vilela — Repórter …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d