...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Esportes / Em jogo com quatro participações do VAR, Brasil e Equador empatam

Em jogo com quatro participações do VAR, Brasil e Equador empatam

 

Repro­dução logo Agên­cia Brasil

Em partida tumultuada, Casemiro marca no início e Torres iguala no fim


Pub­li­ca­do em 27/01/2022 — 21:38 Por Juliano Jus­to — Repórter da EBC — São Paulo

Brasil e Equador empataram em 1 a 1 no final da tarde des­ta quin­ta-feira (27) em jogo váli­do pela 15ª roda­da das Elim­i­natórias Sul-Amer­i­canas para a Copa do Mun­do do Catar. A par­ti­da foi dis­puta­da no Está­dio Casa Blan­ca em Quito. Mes­mo sem a pre­sença do craque Ney­mar, o time do téc­ni­co Tite aproveitou logo a primeira chance e abriu o placar aos cin­co min­u­tos de jogo.

Após da rebati­da da defe­sa, Coutin­ho cru­zou, Matheus Cun­ha ten­tou e a bola sobrou para o volante Casemiro abrir o placar. Depois, aos 13 min­u­tos, ocor­reu o primeiro lance com a par­tic­i­pação do árbi­tro de vídeo. O ata­cante Matheus Cun­ha foi atingi­do pelo goleiro Domínguez. Após revisão, o árbi­tro colom­biano Wilmar Roldán con­fir­mou que a fal­ta foi fora da área e expul­sou o jogador do Equador.

Mas a van­tagem do Brasil de jog­ar com um atle­ta a mais durou muito pouco. Aos 19 min­u­tos, o lat­er­al-dire­ito Emer­son, que já tin­ha cartão amare­lo, acer­tou Estra­da e foi expul­so. E, logo na sequên­cia da par­ti­da, ocor­reu out­ra par­tic­i­pação impor­tante do árbi­tro de vídeo. Aos 25, o goleiro brasileiro Alis­son havia sido expul­so depois de atin­gir Enner Valen­cia. Mas, Wilmar Roldán acabou voltan­do atrás e deu ape­nas o amare­lo para o arqueiro da seleção de Tite.

No começo da segun­da eta­pa, out­ra revisão do VAR. Aos 12 min­u­tos, Roldán viu um pisão do ata­cante Raphin­ha em Estupiñán den­tro da área e mar­cou pênalti. Só que voltou atrás depois de rev­er o lance no vídeo. O gol de empate do Equador saiu aos 29 min­u­tos da eta­pa final. Depois de um cruza­men­to, Félix Tor­res subiu jun­to com Casemiro e man­dou de cabeça para o fun­do da rede. E, por incrív­el que pareça, o juiz Wilmar Roldán ain­da con­seguiu se envolver em mais um lance com o VAR. Aos 45, ele mar­cou pênalti do goleiro Alis­son em cima de Ayr­ton Pre­ci­a­do. Mas, depois de rev­er, mudou de ideia e con­sider­ou o lance como legal.

Com esse resul­ta­do, o Brasil, que já está clas­si­fi­ca­do à Copa do Catar, con­tin­ua na lid­er­ança das Elim­i­natórias com 36 pon­tos. O Equador, em ter­ceiro, com 24 pon­tos tem a vaga bem encam­in­ha­da para o torneio do final deste ano. O Brasil vol­ta a jog­ar na terça-feira (01/02) con­tra o Paraguai no Está­dio Mineiro em Belo Hor­i­zonte. No mes­mo dia, o Equador vai até Lima para enfrentar o Peru.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

TV Brasil inicia transmissão do Campeonato Cearense nesta quarta

Programação acompanha Ceará x Maranguape a partir de 21h20 EBC Pub­li­ca­do em 14/01/2026 — 08:10 …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d