...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Direitos Humanos / Fórum lança manifesto para ampliar inclusão de jovens LGBT+ no mercado

Fórum lança manifesto para ampliar inclusão de jovens LGBT+ no mercado

Documento é assinado por mais de 160 grandes empresas brasileiras

Elaine Patrí­cia Cruz — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 05/04/2025 — 17:36
São Paulo
BANDEIRA LGBT
Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Para dar mais voz e for­t­ale­cer o ingres­so e o respeito da juven­tude LGBTI+ no mer­ca­do de tra­bal­ho, foi lança­do neste sába­do (5), na cap­i­tal paulista, o Man­i­festo do Grupo de Tra­bal­ho das Juven­tudes LGBTI+. O lança­men­to ocor­reu no Museu da Diver­si­dade Sex­u­al, na estação Repúbli­ca do Metrô.

Elab­o­ra­do pelo Fórum de Empre­sas e Dire­itos LGBTI+ [cri­a­do em 2014 para artic­u­lar as empre­sas na pro­moção dos dire­itos humanos no ambi­ente empre­sar­i­al] e assi­na­do por mais de 160 grandes empre­sas do país, o doc­u­men­to não ape­nas expõe as exper­iên­cias e desafios especí­fi­cos enfrenta­dos por jovens de 18 a 29 anos, mas tam­bém pre­tende con­tribuir para a con­strução de ambi­entes cor­po­ra­tivos mais diver­sos, inclu­sivos e éti­cos.

“Esta­mos há pouco mais de um ano tra­bal­han­do no Fórum, em um grupo de tra­bal­ho de juven­tudes, para real­mente levar para o mer­ca­do de tra­bal­ho, empre­sas e orga­ni­za­ções infor­mações sobre a importân­cia não só de ouvir as juven­tudes, mas de con­hecer e acol­her suas deman­das. É impor­tante pen­sar não só em como as juven­tudes podem con­tribuir para a diver­si­dade orga­ni­za­cional, mas tam­bém para o mer­ca­do, para a ino­vação e para os resul­ta­dos”, falou Bru Fer­reira, lid­er­ança de comu­ni­cação da Blend Edu e do It Gets Bet­ter Brasil, uma con­sul­to­ria de diver­si­dade e ino­vação, tam­bém respon­sáveis pelo man­i­festo.

Um dos obje­tivos desse doc­u­men­to, desta­cou Bru Fer­reira, é faz­er com que as orga­ni­za­ções “ten­ham real­mente um olhar para a diver­si­dade e para a respon­s­abil­i­dade social”.

Segun­do Reinal­do Bul­gar­el­li, secretário-exec­u­ti­vo do Fórum, o man­i­festo é um com­pro­mis­so esta­b­ele­ci­do pelas empre­sas para que se pro­mo­va a inclusão no mer­ca­do de tra­bal­ho.

“O man­i­festo é um monte de quer­eres: quer­e­mos par­tic­i­par do mun­do das empre­sas e desse proces­so de trans­for­mação e quer­e­mos acel­er­ar o apren­diza­do que a empre­sa pre­cisa ter com a sua juven­tude”, disse à reportagem da Agên­cia Brasil.

“Aban­donar a juven­tude não é um bom negó­cio, pen­san­do nesse mun­do empre­sar­i­al. Aban­donar uma juven­tude tal­en­tosa e cheia de potên­cia só por ela ser LGBTI+ não é um bom negó­cio. Essa é a men­sagem que a gente quer pas­sar”, acres­cen­tou.

Entre as dez ações pre­vis­tas pelo man­i­festo estão a pro­moção de espaços de per­tenci­men­to e diál­o­go den­tro do ambi­ente de tra­bal­ho e a solic­i­tação para que as empre­sas pro­movam o recon­hec­i­men­to de tal­en­tos de juven­tudes LGBTI+ que estão em situ­ação de vul­ner­a­bil­i­dade e exclusão. O doc­u­men­to pode ser aces­sa­do no site do fórum

“O man­i­festo já foi divul­ga­do nas redes soci­ais do Fórum e todas as empre­sas que fazem parte dele vão rece­ber um cópia para que pos­sam lê-lo, mas tam­bém opinar sobre ele e dis­cu­ti-lo inter­na­mente”, disse Bru Fer­reira.

“A ideia é que ele seja um doc­u­men­to real­mente vivo e não de gave­ta, de for­ma com que a gente con­si­ga realizar even­tos, con­ver­sar e realizar rodas de con­ver­sa sobre ele. A ideia tam­bém é que ele seja um man­i­festo que não vai só ficar restri­to às empre­sas do fórum, mas que pos­sa faz­er um barul­ho no mer­ca­do como um todo”, acres­cen­tou.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d