...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Ministério da Educação apresenta aplicativos para auxiliar estudantes

Ministério da Educação apresenta aplicativos para auxiliar estudantes

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Ferramenta deve ser lançada no primeiro semestre deste ano


Pub­li­ca­do em 13/05/2022 — 18:23 Por Agên­cia Brasil — São Paulo

O Min­istério da Edu­cação (MEC) fez o pré-lança­men­to do aplica­ti­vo SouTec, que pre­tende estim­u­lar estu­dantes brasileiros a escol­herem um cur­so téc­ni­co de acor­do com cada per­fil de inter­esse. O anún­cio foi feito na feira Bett Brasil em São Paulo (SP), nes­sa quin­ta-feira (12). A pre­visão de lança­men­to é para o primeiro semes­tre de 2022.

De acor­do com infor­mações da pas­ta, por meio da fer­ra­men­ta, o estu­dante dev­erá respon­der questões que avaliam suas prefer­ên­cias rela­cionadas a ativi­dades de tra­bal­ho. Quan­do ter­mi­nar, terá aces­so a um resumo e a um relatório com­ple­to expli­can­do qual é o per­fil voca­cional. O foco são os quase 12 mil­hões de estu­dantes que estão nos anos finais do ensi­no fun­da­men­tal (do 6º ao 9º ano).

“Essa deman­da surgiu da Sec­re­taria de Edu­cação Profis­sion­al e Tec­nológ­i­ca [SETEC] do Min­istério da Edu­cação, que iden­ti­fi­cou a neces­si­dade de os alunos brasileiros con­hecerem os cur­sos profis­sion­al­izantes ofer­e­ci­dos pela rede fed­er­al de ensi­no. A fer­ra­men­ta tam­bém pode ser uti­liza­da por profis­sion­ais que dese­jam se reposi­cionar na car­reira profis­sion­al, con­tribuin­do para estim­u­lar a apren­diza­gem ao lon­go da vida”, divul­gou o MEC.

No even­to, foi apre­sen­ta­do out­ro aplica­ti­vo Jor­na­da do Estu­dante, que pre­tende unificar infor­mações da tra­jetória dos estu­dantes. A ideia é que os estu­dantes pos­sam con­sul­tar os seus reg­istros edu­ca­cionais e doc­u­men­tos per­ti­nentes à sua tra­jetória, des­de o primeiro ingres­so em esta­b­elec­i­men­to de ensi­no, públi­co ou pri­va­do, até o nív­el supe­ri­or e de espe­cial­iza­ções.

Segun­do o MEC, o aplica­ti­vo servirá tam­bém como mecan­is­mo de comu­ni­cação, de modo que os estu­dantes rece­bam as novi­dades do gov­er­no fed­er­al voltadas à edu­cação. O lança­men­to deve ocor­rer tam­bém neste primeiro semes­tre.

Os aplica­tivos serão disponi­bi­liza­dos gra­tuita­mente na loja do gov.br para as platafor­mas Android e IOS.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d