...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Ministério registra a maior apreensão de drogas da história do país

Ministério registra a maior apreensão de drogas da história do país

caminhao_0

Repro­dução: © divulgação/Ministério da Justiça

Foram encontradas 36,5 toneladas de maconha em um caminhão


Pub­li­ca­do em 11/07/2021 — 14:17 Por Agên­cia Brasil — Brasília

A maior apreen­são de dro­gas da história do país ocor­reu neste fim de sem­ana em Deodápo­lis (MS), a 266 quilômet­ros da cap­i­tal Cam­po Grande e a 80 quilômet­ros de Doura­dos. A Polí­cia Mil­i­tar Rodoviária do esta­do inter­cep­tou um cam­in­hão com car­ga de soja que escon­dia 36,5 toneladas de macon­ha.

O motorista foi pre­so e encam­in­hado à Polí­cia Civ­il no municí­pio. Segun­do a inves­ti­gação, a dro­ga esta­va sendo trans­porta­da para o Por­to de San­tos (SP).

Coor­de­na­da pela Sec­re­taria de Oper­ações Integradas do Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca, a ação inte­gra o Pro­gra­ma Nacional de Segu­rança nas Fron­teiras e Divisas (Vigia). Segun­do a pas­ta, as apreen­sões rela­cionadas ao pro­gra­ma totalizaram 673 toneladas de dro­gas entre jun­ho de 2020 e jun­ho deste ano, aumen­to de 111% em relação aos 12 meses ante­ri­ores.

whatsapp_image_2021-07-11_at_14.33.34

Repro­dução: Divulgação/Ministério da Justiça

Segun­do o Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca, a prin­ci­pal dro­ga apreen­di­da é a macon­ha. Em dois anos de atu­ação, o Pro­gra­ma Vigia lev­ou a per­das mais de R$ 3 bil­hões aos crim­i­nosos e evi­tou pre­juí­zo de mais de R$ 500 bil­hões aos cofres públi­cos. Foram apreen­di­das mais de 870 toneladas de dro­gas, 113 mil­hões de maços de cig­a­r­ros, além de embar­cações, veícu­los e pro­du­tos con­tra­ban­dea­d­os.

O Pro­gra­ma Vigia atua em 15 esta­dos: Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ama­zonas, Acre, Rondô­nia, Tocan­tins, Goiás, Roraima, San­ta Cata­ri­na, Rio Grande do Sul, Pará, Amapá, Rio Grande do Norte e Ceará. As ações seguem as dire­trizes do Sis­tema Úni­co de Segu­rança Públi­ca (Susp), com foco na atu­ação integra­da, coor­de­na­da, con­jun­ta e sistêmi­ca entre as insti­tu­ições. O pro­gra­ma tem três eixos: oper­ações de segu­rança, capac­i­tação de agentes e com­pra de equipa­men­tos e sis­temas.

Edição: Kel­ly Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d